sexta-feira, abril 30, 2004

FAZ HOJE UM DIA QUE......

O pedestal onde a Uma Thurman está colocada "subiu acima" da estratosfera.......
Nunes A

quinta-feira, abril 29, 2004

FOI HOJE: KILL BILL VOL.2

Comentário: Epá, foda-se..........
Nunes A

TCHAN TCHAN TCHAN TCHAN

É hoje.....
Nunes A

Comentadores de Futebol

Os grandes dogma dos comentadores de futebol:

- Se uma coisa for repetida muitas vezes, é verdade;
- São um mundo de ideias feitas;
- As análises variam não consoante o que acontece, mas consoante o resultado;

Estão sempre a dizer que a defesa do Benfica é um Buraco, que o Luisão não devia ter vindo, que o Heldér não mexe, que o Argel não sei quê, que não temos lateral esquerdo, que o Moreira não sei que mais.

Mas, vai-se a ver e o Benfica tem a 2ª melhor defesa do campeonato (e o melhor ataque).

E da defesa do Sporting, com mais 4 golos sofridos, o que é que se diz? Que o Polga é o maior, que o Beto é muita bom, que o Ricardo é titular da selecção (bom golo o de hoje, diga-se de passagem), que o Rui Jorge é mta bom (também não foi um mau golo), que o lateral direito está a fazer uma grande época, etc...
AMC

quarta-feira, abril 28, 2004

TENHAM VERGONHA E DEIXEM LÁ FICAR O "R"

e já agora, usem cravos...
O DN mostrou-nos na sua revista o que a newsweek disse na sua edição de 6 de Maio de 1974 sobre a revolução de 25 de Abril em Portugal e sob o título "Um golpe de cavalheiros em Portugal" escreveram:
"Os portugueses sempre tiveram a sua maneira muito própria de fazer as coisas. Até aquele sinistro espectáculo ibérico, as touradas, tem um toque cavalheiresco em Portugal, onde o touro nunca é morto. Na semana passada, um bando muito unido de oficiais do exército aplicou essa tradição civilizada ao que tantas vezes é um acontecimento violento - um golpe de Estado militar. Praticamente nem um tiro foi disparado em ira, e pouco mais de uma mão cheia de vidas se perderam, enquanto os rebeldes atacantes conseguiram - em apenas 13 horas - resgatar o país a um regime arquiconservador que tinha mantido Portugal estagnado nas águas feudais."
JT

AHHH, É VERDADE

Falta um dia....
Nunes A

SANTANA

Santana poderia ter vários cognomes, o megalómano, o incipiente, o inconsequente, o populista, enfim, uma panóplia de adjectivos que pecariam por defeito na caracterização de tão leviana personalidade. Olhando para o trajecto político recente de Pedro Santana Lopes, pode-se constatar que onde mais se notabilizou, foi no papel de comentador político no telejornal do canal 1 ficando semana sim, semana sim, muito “aborrecido” com um assunto qualquer. Na Figueira da Foz, pouco fez e o que foi feito está a ser pago neste mandato sufocando as já fracas disponibilidades financeiras do Município. Como vice-presidente do PSD, já entrou várias vezes em rota de colisão com o Governo e o caminho prosseguido pelo seu partido mesmo tendo em conta que é um fervoroso adepto da coligação, o que contrasta ainda mais com algumas posições tomadas. Assumiu a pasta da revisão constitucional propondo uma revisão ampla e simbolizadora de um “novo ciclo” redundando numa proposta minimalista sem sequer participar nas negociações finais do documento. Quanto ao Parque Mayer, saltita de promessa vã em promessa vã, tendo inclusive respondido da seguinte forma a uma pergunta na entrevista de fundo dada ao Expresso há cerca de dois meses: “Não me fale do Parque Mayer. É um caso complicadíssimo”. Mais tarde, e após um período de afastamento da comunicação social, (e todos nós sabemos o quanto lhe deve ter custado), afirmou ser ainda cedo anunciar quem seria o cabeça de lista às Europeias. Pois era. O dia seguinte já era o ideal. Demonstrando uma clara falta de sintonia com as gentes do seu partido. Continua como vice-presidente do seu partido a demonstrar solidariedade com o governo, criticando ministros e apontando-os como remodeláveis. Finalmente, anuncia uma vitória porque o tribunal apenas o obriga a efectuar um estudo de impacte ambiental relativamente à construção do túnel das Amoreiras, ou seja, regozija-se por apenas ter que fazer um estudo de impacte ambiental embora não tenha feito um sobre as vantagens para o trânsito nas principais artérias da cidade, de segurança, etc. Se o tribunal não ordena, para quê gastar o dinheiro suado dos contribuintes, perguntar-se-á certamente… Santana o mediático ou Santana, o político inconsistente, venha o diabo e escolha.
JT

LEIS

Eu acho que já disse qualquer coisa sobre isto nalgum comentário, mas realmente é uma coisa que eu não percebo. Qual é que é o interesse de ter tantas leis, se depois ninguém faz nada quando alguém não as cumpre.

Basta ver a prostituição, por exemplo. Não é ilegal? Há alguém aqui que, se fosse caso disso, não soubesse onde ir? E acham que a Polícia sabe menos que vocês?

E a polémica toda à volta da legalização das drogas leves? Quantas pessoas é que vocês conhecem que já as tenham usado, comprado ou vendido? E quantas é que conhecem que foram presas ou tiveram algum problema com a lei?
AMC

Estão a ver o que eu estou a dizer?

terça-feira, abril 27, 2004

SEGUNDO NÍVEL DO INFERNO----FIXE

Se forem aqui têm um teste sobre em que nível do inferno vós pecadores, vos encontrareis no futuro (fui lá parar graças à Bomba). Fiz o teste e fui parar ao nível 2, o dos lustful. Dizem que passarei a eternidade na companhia de Cleopatra e de Helena de Troia. Devo estar a fazer algo muito bem....quase que me apetece ir já para o inferno. Além disso dizem: "Here, sinners are blown around endlessly by the unforgiving winds of unquenchable desire as punishment for their transgressions", como se, com a temperatura como está e andando por Lisboa perto donde as adolescentes saltitam, isso já não me acontecesse todos os dias!
Nunes A

PISTAS

Uma espada especial, uns olhos enormes, uma loira alta e um Bill ( que não o Bill Gates).
Nunes A

DIAS E DIAS

Já só faltam dois dias....
Nunes A

Dias

Agora é que reparei que para seguir a linha editorial, deveria ter referido que faltava um dia para qualquer coisa... Eh pá, falta um dia para o Scolari levar mais porrada...
AMC

Túnel do Amor(eiras)

Tal como já referi em várias ocasiões, e para além de alguma eventual perturbação pessoal pela proximidade, fui e sou contra a construção do chamado Túnel das Amoreiras.

Isto porque em vez de se facilitar ainda mais o acesso dos veículos automóveis ao centro da cidade, se deveria sobretudo criar condições propícias ao desenvolvimento dos transportes públicos e solucionar os problemas já existentes de tráfego e estacionamento no centro.

Não vi quaisquer estudos que justificassem a construção (ou não construção, para ser sincero) do Túnel, mas realmente não me pareceu a solução adequada às questões em causa.

Claro que agora que se pararam as obras, parece que de uma ou de outra forma, isto ainda vai demorar mais tempo, numa situação que não é positiva nem por um lado, nem pelo outro.

O problema aqui é que o Santana Lopes tratou do assunto do Túnel como dos assuntos de mulheres ao longo da vida: o importante primeiro era tratar do buraco. O resto depois logo se vê...
AMC

TOU NA MERDA

faltam 2 dias para eu ir às empresas testar as metodologias de RH, de combinar com o finlandês de origem nigeriana a logística de sua vinda aos seminários de produtividade, rever a acta da reunião de frankfurt, de enviar o press release, de preparar a apresentação da fase 2 do equal na reunião de observatório, para enviar os questionários de validação da formação outdoor, programar sessão de encerramento acção 2, socorro!!! socorro!!! chega cheeeefe, misericórdia!!!
borges A.

segunda-feira, abril 26, 2004

FALTAM 3 DIAS

Faltam 3 dias.....
Nunes A

PIOR A EMENDA QUE O SONETO

“A Câmara Municipal Lisboa foi obrigada a suspender a construção do Túnel do Marquês até à elaboração de um estudo de impacte ambiental, decidiu o Tribunal Administrativo de Lisboa. O Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa começou a julgar a 25 de Março a acção popular movida pelo advogado José Sá Fernandes contra a autarquia lisboeta pela construção do Túnel do Marquês.”
Muito bem. Quem anda aqui pelo Polifonias, já percebeu que me oponho totalmente à construção do maldito Túnel do Marques, portanto é de esperar que esteja contente por esta decisão do Tribunal. Mas uma vez que “a autarquia tem agora dez dias para desencadear o procedimento para a elaboração do estudo de impacto ambiental, que deverá demorar alguns meses” , eu pergunto: E o trânsito infernal? Agora pára tudo? Anda aquela macacada há meses, tudo metido na poeira, 500 horas para chegar a casa, e agora de repente vêm estes fadistas e mandam parar as obras? E fica tudo como está, claro. Os desgraçados que não têm alternativas e têm que passar ali todos os dias que se aguentem, e os que ali moram também. Claro, já estou a imaginar esta malta: “Estás a ver ó JQ, não eras contra? Então, pararam as obras, não era isso que querias? Não querias estudos de impacte ambiental? Agora Aguenta-te!!” Já sei que vão dizer que a culpa é do Sá Fernandes, mas com essa não me convencem, porque o Sá Fernandes nem sequer tinha entrado em cena se o tio Santana tivesse feito tudo tim-tim por tim-tim, como manda a lei, e com a legitimidade que seria esperada. Mas não, o artista tinha que mandar avançar com aquilo ”Siga com o Túnel”. E como será se os estudos de impacto ambiental e trânsito apontarem para resultados que desfavorecem a construção do túnel como vai ser? Tapa-se o buraco? Mais não sei quantos meses de obras a fazer uma obra que não existiria se a obra que lhe deu origem não tivesse existido? (Confuso…) Vai ser bonito vai.
JQ

IMAGEM DA SEMANA

Paulinho "das feiras" Portas, nas comemorações do 25 de abril, a ser vaiado e a mascar pastilha elástica.
JQ

VERGONHA

A jogar como nunca se tinha visto esta época, o Belenenses venceu ontem o Rio Ave por 3-0, dando um passo fundamental para a manutenção na Superliga. No final do jogo e enquanto se esperava pelas entrevistas de jogadores e treinadores, o bronco do comentador da Sport TV, de seu nome Miguel Prates, pensando estar em off começou a falar com um colega sobre o jogo. O diálogo foi mais ou menos este:

O porco sujo do colega: Como é que ficou o Rio Ave?
O camelo do Prates: Perdeu 3-0 com o Belenenses…
A cavalgadura do colega: Eeeehhhhh, quantos euros pagaram?
A besta do Prates: É, foi um caso de amizade entre o Carlos Brito e o Inácio…
O boi do colega: Não foi o Carlos Brito que enterrou o Inácio no Guimarães?
Interrupção.

Onde é que está o respeito por essa instituição chamada Clube de Futebol os Belenenses? Hein? Seus palhaços! A dar a entender que o Belenenses ganhou o jogo de forma ilícita? Tenham vergonha! Espero que os senhores da Sport TV tenham noção da gravidade desta situação e ponham esses borregos no olho da rua!
JQ

domingo, abril 25, 2004

ZECA AFONSO

Grândola Vila Morena

Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade

Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena

Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade

Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
O povo é quem mais ordena

À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola a tua vontade

Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
JQ

sábado, abril 24, 2004

ANDO DOPADO E NÃO SABIA

Pois é caros colegas, parece que o Rui Jorge sofre de sinusite ou algo do género como eu que aliado a um alergia aos ácaros torna-se algo bastante incómodo. Temos algo em comum portanto, ambos temos de tomar sazonalmente “pulmicort”, ou seja, uma porcaria que se enfia pelo nariz acima e se dá umas esguichadelas que supostamente nos faria desobstruir as fossas nasais. Convém portanto, antes de esguichar o “pulmicort”, esguichar “vasomar” ou “rhinomer” de preferência o força 2, e sentir o gosto agradável da água salgada vindo das narinas. Aí sim, podemo-nos assoar, e esguichar então o “pulmicort” (no meu caso é snifar pois uso o pó ao invés da solução aquosa) aumentando a sua eficácia de actuação. Com isto tudo, já me estava a desviar do objectivo inicial do post.
Segundo o médico gomes pereira do sporting, o “pulmicort” contém uma substância dopante permitida, desde que o CNAD seja avisado previamente do seu uso.
Está assim explicado o meu fabuloso desempenho sexual. Durante anos, ingenuamente, julguei-me possuidor de um dom, algo divino com que me tinham abençoado mas não! Enganei-me…
Apesar de desiludido, levanto a cabeça e tentarei lutar contra os abusos que certamente serão cometidos a partir de agora. Já estou a ver o pessoal que não sofre do nariz, influenciar médicos a passar receitas do “pulmicort” para melhorar o seu desempenho na cama. Pessoal, vamos dizer não às fraudes! Sim à verdade desportiva!
borges A.

sexta-feira, abril 23, 2004

ESTAMOS NUMA DE

Posts , ou postas, curtos.
Nunes A

ESTAMOS ASSUSTADOS COM

A entrevista dum teórico da Al Qaeda residente em Londres, publicada na pública no último Domingo e que todos deviam ler.
Nunes A

ESTAMOS EM PULGAS PARA

Aliás, estamos a contar os dias, as horas, os segundos, não pensamos noutra coisa, evitamos ler sobre o assunto para o momento ser ainda mais grandioso, roemos as unhas, suspiramos pela lenta passagem do tempo, roemos os dedos os braços os ombros os dentes, andamos dum lado para o outro a fazer tempo, não ouvimso as pessoas quando nos falam, deixamos o trabalho acumular-se, olhamos para o tecto para o chão para as árvores fora da janela, contamso carneiros, tentamos telefonar ao super-homem para que o tempo passe mais depressa. Sim, estamos em pulgas para o KILL BILL 2.
Nunes A

FRASE DA SEMANA

"... que a felicidade não é hereditária". Caetano Veloso em entrevista à Sic Notícias.
Nunes A

GENTLEMAN

Aqui há alguns anos, numa entrevista (acho que ao Expresso), quando lhe perguntaram "O que é para si ser um gentleman?", o Jorge Palma respondeu qualquer coisa assim:

"Para mim, um Gentleman é alguém que sai do duche a meio para ir mijar...".

Dá que pensar, não? Já não me lembro é se o jornalista ainda lhe chegou a perguntar se era um gentleman...
AMC

quinta-feira, abril 22, 2004

E AGORA PARA ALGO MESMO IMPORTANTE...

BRETT'S BACK!

Ex-SUEDE frontman BRETT ANDERSON will play a solo gig in May.

The vocalist will play solo material as well as Suede numbers at the Rock 'N' Royal event in Copenhagen on May 7.

Black Rebel Motorcycle Club will also take part in the event, celebrating the Royal Wedding, which was suggested by HRH Crown Prince Frederik as a way for the younger people to enjoy the festivities.

As previously reported by NME.COM, Anderson began writing solo material with former bandmate Bernard Butler earlier in the year. Suede split in 2003, but Anderson hinted at the band's final live show that the split was not permanent.


Nunes A

CITAÇÃO

"Podemos ter a certeza de que os americanos descobrirão sempre a melhor solução de um problema - depois de terem experimentado todas as outras." - Winston Churchill

Não sei ao que é que ele se estava a referir, mas podia ser perfeitamente política externa, género agora põe-se um sunita, agora um xiita, depois logo se vê...
JT

ASSIM NÃO

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa:

Não aprovo a construção do Túnel do Marquês, discordo da transferência do Hipódromo do Campo Grande e da Feira Popular para os terrenos do Monsanto e quanto à questão das torres junto ao Tejo ainda não tenho uma opinião formada, contudo, não é nenhum destes assuntos que me leva a escrever-lhe esta carta.
Alfacinha de gema, vivo em Lisboa e acima de tudo, vivo Lisboa. Percorro a cidade a pé quase diariamente a caminho da Universidade onde estudo. A sua localização ribeirinha leva-me a cruzar a Rua Augusta com bastante frequência, o que faço com bastante agrado. A arquitectura, as esplanadas, os turistas, os artistas, tudo contribui para que me sinta como peixe na água naquele que considero ser um dos locais mais bonitos e mágicos da cidade.
No entanto, há já algum tempo que reparei num fenómeno que, sinceramente, me incomoda. Falo dos indivíduos que se encontram no início da rua, junto à Praça do Comércio e que passam o dia todo num vai e vem desmesurado, numa abordagem incessante aos possíveis clientes – portugueses e estrangeiros – do seu negócio de venda de haxixe. Ora, só falta mesmo a Câmara lhes fornecer uma banca porque aquilo, só não vê quem não quer.
Não tenho nada contra quem consome haxixe, sou mesmo um defensor da despenalização das drogas leves, mas confesso que não suporto traficantes. São gente reles, oportunista que coloco abaixo de cão (que me perdoem os cães). Estou, claro, a ser simpático. Esta situação assume particular relevância e gravidade quando vejo a menos de 50 metros destes indivíduos que insistentemente abordam quem passa, dois agentes da PSP a “guardar” uma esquina, e nada fazem quanto a isto. Pior, estes agentes que permitem o tráfico de droga debaixo do seu nariz e em plena luz do dia (e como é bonita a luz na Rua Augusta…) são os mesmos que volta e meia expulsam artistas de rua por não terem uma licença da Câmara para actuar na via pública. Assumindo o ridículo eu pergunto: e os traficantes têm?
Acredito profundamente que o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa não quer que os turistas que tanto faz por trazer para a capital – e muito bem, a meu ver – levem de Lisboa a imagem de uma cidade onde as autoridades permitem a venda de droga num local com presença obrigatória nos roteiros turísticos de Portugal. Não quer o Exmo. Sr. Presidente da Câmara, nem quero eu.
JQ

quarta-feira, abril 21, 2004

MAIS VALE NÃO ARRISCAR

Recentemente, numa assembleia geral de um clube de um bairro popular de Lisboa, o Presidente da mesa teve a seguinte tirada: "É costume fazermos um minuto de silêncio em cada assembleia pelo falecimento de associados nossos, mas desta vez não me chegou qualquer informação da morte de alguém. No entanto, acho que mais vale não arriscarmos pelo que sugiro que o façamos à mesma."
E assim os 10 elementos dos orgãos sociais e os 9 associados presentes respeitaram um minuto de silêncio por quem possa ter morrido mas não avisado os serviços do clube.
JT

PARABÉNS DANI

No passado sábado, o Expresso publicou uma entrevista ao ex-futebolista Dani que mereceu fotografia de capa da sua revista. Uma boa entrevista em que não se fez a apologia do coitadinho e onde o entrevistado assume os seus actos não responsabilizando outros pelo seu insucesso. Há que lhe dar os parabéns. Ele explica porque é que a sua carreira foi curta tanto em tempo como em qualidade. Diz que para ele o futebol sempre foi algo que adora praticar, mas apenas como um hobbie e não como uma profissão, que preferia gajas, álcool e charros que descansar. Reitera que é amigo do seu amigo e que quando perdia ficava chateado e que nesse caso preferiria ir para uma festa do que ficar em casa a remoer-se por um golo ou passe falhados.
Eu nunca gostei particularmente dele, mas reconhecia-lhe, como todos, que tinha um potencial enorme como jogador. Não foi mais longe porque não quis ou não aguentou a pressão do mediatismo, das actividades controladas e dos descansos impostos.
Vejamos se daqui a uns anos não dá uma entrevista a culpabilizar este e aquele do seu insucesso profissional, mas até ver fica-lhe o mérito de alguma inovação em entrevistas pós carreiras mal sucedidas e precocemente terminadas.
JT

IMPAGÁVEL O RAPAZ BUSH

Pergunta: Qual o maior erro que cometeu desde o 11 de Setembro?
Resposta: “Teria preferido que me colocasse essa pergunta por escrito com antecedência para me poder preparar”…longa pausa…”Não quero dar a impressão que não cometi nenhum erro, porque na verdade cometi. Mas não sou suficientemente rápido para o encontrar”
JT

VERDADES

O verdadeiro argumento da intervenção / invasão do Iraque foi a existência de armas de destruição maciça. Onde é que elas estão? Com a intervenção no Iraque, o terrorismo sofreria um grande abalo. Não só aumentou na região, como fora dela. A Al-Qaeda seria eliminada ou teria os seus recursos enormemente reduzidos. O chefe da CIA confessou recentemente que só por daqui a 5 anos, a sua instituição estará pronta a enfrentar a rede terrorista. Depois de Saddam, o povo Iraquiano seria livre e existiria paz. Os iraquianos estão hoje mais divididos do que nunca e estão unidos apenas pelo ódio ao invasor. Um ano depois da queda do regime de Saddam teriam lugar eleições livres. Alguém acredita em eleições democráticas em Junho?
JT

terça-feira, abril 20, 2004

HAJA CORAGEM

Recentemente o Ministério da Saúde propôs uma avaliação rigorosa da capacidade de condução dos idosos. Muito bem, de facto ninguém discordará da necessidade de aferição de problemas de visão, audição, reacção, etc.. Mas o facto desta notícia ser encarada com tanta pertinência evidencia grave miopia e desprezo pela lógica e pelas prioridades.
Se o Estado inibisse todos os cidadãos com mais de 70 anos de conduzir, provavelmente haveria uma redução de 5% no número de acidentes. Então porquê dar prioridade à avaliação psicofísica dos idosos? Parece uma perseguição daqueles que não pensam vir a sê-lo.
Por outro lado, temos a inflação descabida nas multas... Será que valores tão avultados não propiciam a corrupção? Com multas de 600€, a questão que se coloca é quem será o primeiro atrasado mental a dar um tiro num polícia? Certamente que acontecerá... e já agora, alguém consegue prever o número de fugitivos? penso que não.
Porque é que os responsáveis políticos não implementam um sistema de prestação de serviço cívico ao invés de multas exageradas, castração da mobilidade dos velhotes ou inibição de condução?
Se alguém ficar sem carta durante 3 meses, deixa de conduzir? Penso que não, a menos que não necessite do automóvel, mas enfim...
Claro que não advogo uma cultura de desresponsabilização dos infractores mas parece-me que o serviço cívico seria muito mais interessante do que multas ultra-pesadas, caça aos idosos ou inibições infindáveis de condução.
JT

AFINAL NÃO SOU SÓ EU

A operação "apito dourado" investiga corrupção no futebol e já deteve para prestar declarações o Valentim Loureiro, o Pinto de Sousa, o vice-presidente da Câmara de Gondomar e presidente do SC Gondomar e um antigo árbitro internacional, entre outros.
Entretanto o Vale e Azevedo já deverá ter pedido uma audiência ao juiz para numa toada ilibatória certamente afirmar: "Estão a ver, afinal não sou só eu!".
JT

ZAPATERO BATE RECORDE

É oficial, o júri do Guiness Book of Records já declarou que Zapatero bateu o recorde do mundo para a mais rápida execução de todo um programa eleitoral. Aliás, diga-se de passagem, que nunca nenhum governo cumpriu o seu programa eleitoral até ao fim, quanto mais fazê-lo num dia. Agora pode descansar, descalçar os sapatos, ler o novo romance do Saramago, fazer, como já anunciou ser seu desejo, um photo-edit da fotografia dos Açores (é só pegar no cartaz do bloco de esquerda e apagar a parte a preto e branco), falar sobre a ONU, ou quem sabe, talvez tentar uma política de full employement num país com 11 milhões de desempregados… Seja como for a reeleição deve estar garantida. O homem cumpriu o que prometeu. É um político a sério, talvez o único do mundo. O comentário de um dos júris do Guiness é significativo, Parkad Parkvari Sousa comentou “Mesmo que ele só retirasse as tropas em Junho já contávamos com um recorde. Agora logo assim, na primeira conferência de imprensa depois da tomada de posse! Epá nem sequer tínhamos os cronómetros ligados (risos). Foi fantástico. Ainda passamos uma noite inteira a tentar descobrir mais alguma coisa para que ele tivesse sido eleito tipo governar o pais ou qualquer coisa assim, mas, chegamos mesmo à conclusão de que o homem foi mesmo eleito para retirar, e retirou. Daí o prémio….”

segunda-feira, abril 19, 2004

SERVIÇO PÚBLICO

Isto de ter um blog não é só mandar umas larachas para o ar o já está, não. Assumindo a sua responsabilidade social o polifonias deixa aqui alguns conselhos desse guru da bruxaria internacional, o respeitadíssimo e carismático Sô Zé, esperando naturalmente que os nossos caros leitores os sigam à risca.

Pão:Nunca pouse o pão de pernas para o ar porque traz infelicidade. Não partir a côdea do pão com faca, deixe que outros o façam.
Vassouras:Nunca varra o lixo para fora de casa, pois assim estará a varrer a sorte. A vassoura de casa nunca deve ser usada no exterior. A vassoura deve descansar no mesmo sitio e na mesma posição. Nunca coloque uma vassoura de cabeça para baixo, exceptuando para expulsar visitas indesejáveis.
Casamento:Nunca deve casar às sextas-feiras, ou no mês de Maio! O mês mais favorável para o casamento é o mês de Junho. Aconselho que não case entre a lua Cheia e a lua Nova, nem na data do seu aniversário ou do outro nubente. o melhor dia para casar é Quarta-Feira.
Cemitérios:Os cemitérios, como sabem, são sempre lugares maléficos. Nunca passe por cima de uma campa.
Dinheiro:Não deixe dinheiro em cima das camas. Se encontrar uma nota na rua, guarde-a como um poderosíssimo talismã. Nunca use dinheiro em várias algibeiras.
Facas:Nunca ofereça facas a ninguém sem receber uma moeda em troca, pois estará a dar a sua força e felicidade.
Tesouras:Não deixar nunca uma tesoura aberta. Se, por acaso, deixar cair uma tesoura e as pontas se espetarem no chão é um mau presságio.
Gatos:Fazer mal aos gatos é o mais forte dos enguiços. Os gatos de casa detectam os locais maléficos. Cruzar-se com um gato preto só é mau pressagio se acontecer numa encruzilhada. Os gatos pretos são poderosíssimos protectores que absorvem em si todos os malefícios.
Guarda-Chuva:Nunca deve abrir guarda-chuva em casa porque atraí a má sorte. Quando o seu chapéu cair ao chão, nunca o apanhe, peça sempre a alguém que o faça.

JQ

ROCK N ROLL SEX ROCK N ROLL SEX

Ninguém com mais de 30 anos faz rock & roll, ninguém! Lamento, mas é assim. Podem fazer música, podem fazer canções quase iguais às que faziam até aos trinta, mas ninguém faz rock & roll depois dos trinta. Por isso é que todo o hype é sempre à volta de uns gajos muito cool, ainda a sair da adolescência, com roupas de cabedal, cortes de cabelo que custaram mais que ainda que os casacos e riffs contagiantes mas que pera-lá-acho-que-já-ouvi-isto-antes… Aliás, pergunto eu, alguém já ouviu hype sobre uma banda de trintões (ou ainda acima disso) e cujo “tipo” de música fosse rock & roll?????? O silêncio é arrepiante…..E porque é assim, perguntam vocês, meninos e meninas? Porque rock & roll é sexo. Mái nada! Após os concertos dos Beatles tinham que limpar as poças de urina e deitar fora as cuecas rasgadas que as adolescentes histéricas produziam no meio dos seus gritos ensurdecedores (quem achar que elas estavam lá para ouvir a música….enfim quem achar isso…..). Muitas jovens tiveram nessa altura orgasmos só por estarem a assistir aos Beatles ou ao Elvis. Mas não é uma coisa só feminina, a adoração dos adolescentes homens por certas bandas roça a homossexualidade. Veja-se o Elvis!!! Já não me lembro em que filme era, mas a personagem principal, que era muito muito macho e um fã do Elvis, disse a certa altura “Claro que não sou maricas, mas claro que ia para a cama com o Elvis”, ou qualquer coisa do género. Aliás se pensarmos bem, no Rock & Roll só há três tipos de canções. As canções “I can´t get laid” que expressam toda a incompreensão depressão tristeza melancolia do mundo vivida de forma exarcebada por qualquer adolescente que se preze e cuja causa é essa “can´t get laid”. As “canções I am getting laid” que são celebratórias hedonistas alegres esfusiantes e que gingam dum lado para o outro em frenética euforia. E, finalmente, as canções “I got laid last night” que são cool e relaxantes, que têm aquele aura do cigarro-depois-de, que se olham ao espelho com orgulho, que se sentam na cantina do liceu junto aos outros e fingem que nem vão falar nisso, que são muito adultos e getting laid é a coisa mais banal do mundo. Obviamente, todas estas canções vêm em versão de adulto. O “can´t get laid” passa para “I used to get laid” e então impera a nostalgia das noites tardes dias passados na cama……O I am getting laid mantém-se mais ao menos na mesma, talvez acrescentando-se “e ainda por cima ganho X por mês”. O “I got laid last night” passa para “I have been getting laid so much for so long…….” , reticências incluidas. Noutros posts darei exemplos………até lá, como diz o meu colega AMC, vamos pensar um pouco nisto.
Nunes A

sábado, abril 17, 2004

ISTO É QUE É BONITO
ou (o somatório continua...)

Contra a posição de Saramago sobre a o voto em branco, um direito constitucional reconhecido pelo primeiro-ministro, Alberto João Jardim revelou que não tenciona ler o último livro do Nobel, Ensaio sobre a lucidez."Não leio essas merdas", afirmou ao "Jornal da Madeira".

Numa entrevista, José Saramago acusou Jardim de dar "um triste espectáculo a quem olha para a vida madeirense", mas o governante reagiu "com profundo desprezo" por não lhe reconhecer "idoneidade para criticar o líder político democrático e eleito sucessivamente", ele próprio, Alberto João Jardim.


É para rir ou para chorar?
JQ

SARAMAGO, DURÃO E A CONSPIRAÇÃO

Para quem viu tal como eu, Saramago e Durão à saída de um almoço em São Bento, entre cumprimentos cordiais para a fotografia, não pode imaginar o que realmente se passou. Aparentemente, foi acordado que, dado o consenso entre ambos que existem possibilidades do PS conseguir uma maioria absoluta em 2006, há que tentar evitá-lo a todo o custo. Deste modo, ficou estabelecido que na véspera das eleições legislativas de 2006, Saramago irá lançar o livro "Ensaio sobre um estado de lucidez metafísica", onde os leitores serão indiciados a votar por telepatia. O livro irá ser principalmente publicitado ( e oferecido) nos principais concelhos onde o PS tradicionalmente tem mais votos . Durão e Saramago prevêm que os patos pseudo-intelectualóides que forem na cantiga e não votarem na realidade, serão suficientes para evitar uma maioria absoluta (um prefácio de Manuel Maria Carrilho - que tão orgulhoso de si próprio nem se apercebe que faz parte da conspiração- está já previsto e é considerado como fundamental para o sucesso da operação). O PS teria então que realizar uma coligação pós-eleitoral com o PCP. Foi previsto igualmente que, dado ser extremamente provável uma filiação de Paulo Portas no PCP, na meia-hora seguinte ao anúncio da coligação, este irá ser "acidentalmente" trancado num dos novos submarinos a 200 metros de profundidade ao largo da ilha de Lanzarote, de modo a que seja impossível que tal caricata e populista figura volte a integrar um governo.
MNM

sexta-feira, abril 16, 2004

HÁ QUE CONCORDAR...

Estava eu aqui a pensar em escrever qualquer coisa sobre o Túnel das Amoreiras, mas passei por aqui e achei que era importante fazer passar esta mensagem...

"Será que alguém consegue compreender os tristes dirigentes da pseudo-instituição das Antas?? Passam a puta da vida a exigir que o Baia vá a selecção, não percebem como é que o Maniche não é convocado, ficam insatisfeitos por o Ricardo Carvalho só ter jogado 15 minutos e depois não gostam quando um joga os 90 minutos?
(...) Se joga, é porque joga, se não joga é porque não joga"

É que não há mesmo paciência...
AMC

quinta-feira, abril 15, 2004

EGOCÊNTRICO???- O QUE PENSO ENQUANTO TOMO CAFÉ

Que o Brown Bunny é fixe, mas não é o Buffallo 66, apesar de ter uma mota 77 (preparem-se para no próximo filme aparecer um 88), que tem momentos muito bons, momentos muito chatos, uma banda sonora depressiva e um…bem vocês sabem o quê, se não vejam a crítica aqui e aqui (chefe tou a linkar bem ou quê??). Que a fantasia para dois coronéis e uma piscina do Mário de Carvalho é dos livros mais hilariantes que já li, e nele falarei noutra altura, que ainda bem que o Mexia já posta outra vez, e que este rapaz se está a tornar na mais improvável pop-star das pessoas cultas e de gosto cá do burgo- as mulheres começam a admirá-lo e os homens a invejá-lo, que isto de o Nyman, os Tindersticks, os Múm virem a Lx tocar, além da festa de música e para nem falar dos festivais, quando um gajo não tem cheta é muito desagradável, que isto de se ter que trabalhar seja no que for quando estão estes dias com a praia tão perto e tão tentadora é no mínimo desolador, que a primavera nos veste as mulheres de forma bem apetecível (mini-saias, manga à cava, decotes , tops………) e que se em vez do euro tivéssemos um evento menos másculo e que atraísse mulheres em vez de homens é que era ( e não me digam rock in rio que uma gaja que viaje de propósito para ver aquilo não interessa!). Penso também que isto de sempre que se fala no Iraque começar tudo a discutir já cansa, e que a porra de café que me serviram que está todo queimado, que tenho que deixar de fazer posts a imitar o Saramago porque me está a deixar a escrever como sei lá o quê, com pouca pontuação e um encarrilamento de ideias sem nexo que até assusta, e já agora, chefe, o copo-de-água que já lhe tinha pedido quando pedi o café……
Nunes A

PERGUNTAS RODOVIÁRIAS

- Se o limite máximo de velocidade nas estradas portuguesas varia entre 50 e 120 km/h, não deveria ser proibido vender carros que ultrapassem esta velocidade? Não devíamos andar todos de Aixam?

- Se mais de 80% do preço da gasolina são impostos, porque é que dão tanta importância às variações no preço do petróleo?

- Porque é que mal cai uma chuvinha, o trânsito em Lisboa fica logo caótico?

- Porque é que os táxis são privilegiados face aos outros carros?

Vamos lá a pensar um bocadinho nisto...
AMC

quarta-feira, abril 14, 2004

É DE MAIS

Sem querer tirar o mérito reconhecido à equipa do Nacional da Madeira por estar a fazer um belíssimo campeonato, há porém que reconhecer a razão que está na base das dificuldades sentidas pela generalidade das equipas adversárias em ganhar no seu terreno: o facto de possuírem a claque mais irritante da Superliga de Futebol.

Desde os habituais tambores e megafones eu juro que neste Nacional-F.C. Porto até ferrinhos, reco-reco, oboé, chocalhos de gado, flauta de pan, e sirene dos bombeiros ouvi. Já para não falar dos cânticos do costume entoados com sotaque abrasileirado: “Nacionáu, Nacionáu…!” E tudo isto durante 90 minutos non stop… é de levar qualquer equipa ao desespero!
JQ

terça-feira, abril 13, 2004

O OUTRO LADO

Retirado de Asianews.it
An exclusive interview with Wael Al Rukadi, vice-secretary general of the Council of Iraqi Tribes

The media are talking about a "Shiite revolt". Does such unity exist among Shiites in support of Imam Muqtada Al-Sadr?
-Absolutely not. Sayyed (the imam's honorary title) Muqtada Al-Sadr does not enjoy the total support of all Shiites. On the contrary, many Shiites are against him. Most Shiites are do not support him and thus keep their distance.

What makes him capable of threatening Iraq's internal stability?
-Weapons. He supporters resort to force and weapons. This explains why the whole press is talking about him.

(...) As a Shiite how do you view the presence of foreign troops in Iraq?
-Any withdrawal of foreign troops from Iraq at this time before a transition of power, elections and return to stability would only lead to chaos and all-out civil war in Iraq.

But Italian carabinieri troops were attacked in Nassiriyah…
-The Italian soldiers are much loved by the people of Nassiriyah.(...)


Is there support for Al Sadr from within the country?
-A minority of hot-headed youth between the ages of 20-25 stand behind him. In terms of Shiite support, there are made up of faithful followers of his father, Imam Mohamed Sadek Al-Sadr. Yet no political party or Iraqi Shiite organization supports him. Sayyed Al-Sadr gathers support from the old system, the BAATH party oligarchy, which remains outside positions of government power, like him.

Nunes A


FALAM FALAM FALAM.......O PORTUGUÊS

O Português é o mestre da fala. Por todo este pais o português fala fala fala. Fala sobre tudo e nada. Opina, explica, esclarece. Sobre quê? Sobre tudo. Ora para se falar tanto e de tanta coisa, o português com toda a certeza lê, vai, verifica, pergunta, investiga, cultiva-se?? Não necessariamente, porque é o mestre do improviso. A arte narrativa dos portugueses, que até já nos deu um nóbéle, é tal que, sobre meia dúzia de palavras, são capazes de ficar dias inteiros a falar. O português fala sobre livros que não leu, critica filmes que não viu, discorda de políticas que não compreende, condena gestos que o ultrapassam, abomina países que nunca visitou, e tudo isto sem nunca, mas mesmo nunca, se sentir embaraçado. Porque o português (e Portugal ) faz-se, como já dizia o poema, mas faz-se falando, e não fazendo. O português é oral por natureza. Fala, logo existe. Fala sobre o Real Madrid como se fosse companheiro de quarto do Valdano, fala do Iraque como se conhecesse o Saddam do jardim escola, fala do Brasil como se tivesse vivido toda a vida no rio de Janeiro, fala sobre Israel e os Judeus como se fosse um sobrevivente do holocausto, fala sobre o mundo como se fosse Deus e fala sobre futebol….Meu Deus, como o português fala sobre futebol…..Nenhum assunto é demasiado espinhoso, nenhum tema estranho.. o português sabe tudo, e anuncia-o para que todos oiçam. O português é que sabe como deviam votar os americanos, os israelitas, os espanhóis. O português é que sabe como se resolve o médio oriente e a fome em África, o português percebe da Índia (até tem um primo que viveu lá, vejam lá!!), percebe da China (atão não jantou não sei quantas vezes num chinês??), percebe da Rússia (tem uma mulher-a-dias ucraniana, a natasha..). O português sabe bem quem é culpado e inocente no caso casa pia. O português exibe as suas opiniões por todos os cafés e tascas do país, por todas as associações de estudantes e grupos recreativos, por todas as sessões de bingo e festas da junta, telefona para a televisão a explicar como é que é, pede para dar só uma palavrinha que são sempre três horas de discurso. Também há portugueses que fazem, mas os portugueses que falam não gostam destes. Talvez porque quem faz tem que concretizar e o que se concretiza nunca é perfeito. O português que fala é um perfeccionista, não comete erros, não tem duvidas e o seu falajar tem o selo da verdade. O português que fala não gosta do português que faz, acha que ele só faz merda e diz, fala, como ele devia fazer. Mas não faz em vez do outro, diz só como é que se faz. Os portugueses são peritos em dizer como é que se faz. São peritos em tudo aliás. Falam mal dos condutores e ultrapassam numa ponte, falam mal da cunha e telefonam à prima do tio que trabalha não sei onde, falam mal dos políticos em quem votaram e falarão mal dos outros em quem agora vão votar. O português não pergunta, só responde. O português fala mais mal que bem. Só não fala mal de quem não faz mais nada senão falar. Desses é que a malta gosta, dos gajos que escrevem crónicas, têm blogs, aparecem na televisão e que, se coçarmos muito a cabeça, se procurarmos bem na memória, não nos lembramos de terem feito outra coisa senão falar. Os portugueses deviam fazer uma estátua ao falador anónimo. Depois entretinham-se a falar sobre a beleza, ou falta dela, da estátua, sobre com que dinheiro foi paga, sobre as cunhas que se meteram, sobre o construtor civil que ganhou o projecto e como o ganhou, sobre a vida privada da ex-modelo-agora-apresentadora-de-tv que inaugurou a estátua, sobre……….falam falam falam….e eu? ora não sou português? Então que faço? Falo falo falo…
Nunes A

ESTE JESUS CRISTO QUE VOS TELEFONA I

O Polifonias mantém a sua rubrica das ante-estreias literárias. Desta feita apresentamos um excerto do próximo “Este Jesus Cristo que vos telefona Volume 4” de Alexandra Enganado, com prefácio enviado por e-mail por Buda e posfácio ditado por Maomé. O “livro” estará nas livrarias, aeroportos e bombas de gasolina em Maio, mas aqui vai uma curiosa passagem para abrir o apetite:

“Terça Feira dia 15, depois da novela
(Ouve-se um toque polifónico com a música dos morangos com açúcar)
Alx: Tá lá?
JC- Estou….
Alx- Tá lá…?
JC- Cabrita, sou Eu…estou-te a ouvir mal…..tenta ir para onde haja mais rede
Alx- E agora, está-me a ouvir melhor?
JC- Um pouco, mas procura mais…
Alx- E agora?
JC- Só mais um pouco…
Alx- E agora?
JC- Agora tá bom, não te mexas…..Olha Telefonei-te por causa da promoção do livro, perdão, da mensagem.
Alx- Pois, acho que estou a falhar a minha missão…
JC- Não estás nada, 6 edições em quatro meses é muito bom. Mas Quero-te falar na televisão cabrita…
Alx- Que tem???
JC- Não vás à entrevista do canal 2, eles são cépticos não acreditam. Aceita só a TVI, faz um exclusivo com eles e exige um especial sobre os seminários…
Alx- Ok meu salvador….
JC- Quero-te falar também da guerra…
Alx- Pois, ando preocupada…
JC- O que aconteceu foi um desequilíbrio no Yin e no Yang….As pessoas têm que deixar de comer carne…
Alx- Todo o tipo de carne?
JC- Mmmmm, quase….às terças e quintas poderão comer rosbife…
Alx- Sim, mestre…
JC- Também te quero falar do site…..A internet foi uma ideia do Arcanjo Gabriel….e quero colocá-la ao Meu serviço…
Alx. É a Fernanda que trata do site…
JC- Eu sei…não te esqueças que Eu sei tudo. Mas diz-lhe para pôr uma opção no site em que as pessoas podem comprar o livro por ele…
Alx- Ahh, boa ideia!
JC- Claro que é. Não te esqueças de com Quem estás a falar…Hem cabrita!
Alx- Sim J……”
Nunes A

segunda-feira, abril 12, 2004

MAIS AZUL

Pois é meus caros, o nosso Belém derrotou esta noite o Beira-Mar por 1-0 dando um importante passo na luta pela manutenção na Superliga. Num jogo mais do que pobrezinho o clube do Restelo brindou os seus adeptos com uma exibição tão deprimente que se tornou capaz de levar qualquer pastel ao suicídio. Não fosse o facto de não ter nenhuma faca por perto e o meu avô se ter antecipado a chegar ao pacote de 605 Forte, e a esta hora já estava a falar com os anjinhos. Um Belenenses sofre (não, lagartos e lampiões, não são só vocês que sofrem).
Assim, na próxima jornada fazemos uma visitinha a casa do Alverca, nosso adversário directo na fuga à despromoção, num jogo em que uma vitória é meio caminho andado para a permanência. Força Belém!
JQ

GRANDE ISALTINO

Parabéns Isaltino!!!
Um ano depois reconheceste em entrevista ao Independente que "omitiste algumas coisas" na declaração de património feita ao Tribunal Constitucional. Afirmas também que estás de consciência tranquila, mas não dizes quantos xanaxs lhe deste para tal estado de tranquilidade. Tens lata nesta situação hoje como tiveste há um ano atrás e como a sempre tiveste durante o teu "reinado" no Município de Oeiras e em particular nas freguesias de Oeiras, Algés e Carnaxide (porque o resto não te dava muitos votos). Nunca me hei-de esquecer da tua pose serena perante uns festejos de uma coisa qualquer em Algés em que surgia magnânime a figura do Marquês de Pombal com a tua focinheira. És lindo e talvez voltes a ser uma figura proeminente do espectro político local mas não tens vergonha nenhuma.
JT

SERÁ DESTA, QUEIROZ?

Vou dedicar o meu primeiro post a um tema que muito me agrada: o futebol. Depois de ter sido eliminado pelo Mónaco de Morientes e Cª da Liga dos Campeões e de ter levado "3 secos" em casa frente ao Osasuna, a situação de Carlos Queiroz é pouco mais que precária. Já se sabe que no mundo cão do futebol o elo mais fraco é o treinador, então se este for um português a treinar o maior clube do mundo e ter entrado pela porta pequena face à saída contestadíssima de Del Bosque, então está quase tudo dito. Neste caso, CQ é o menor dos culpados. Quando se têm 14/15 jogadores para fazer uma época de 60 ou mais jogos, defesas centrais pouco mais que medianos, um meio campo que simplesmente deixa jogar e as suas principais unidades ofensivas em claro sub-rendimento, então o cocktail está completo. Se juntarmos a isso os escândalos sexuais de Beckham e Ronaldo... Os nomes não ganham jogos, e este mito criado denominado "galácticos" já teve melhores dias. Zidane já não produz grandes exibições de dois em dois jogos como antes. O "gordo" Ronaldo, embora tenha ganho alguma eficácia em frente à baliza, deixa-nos cheios de saudades daqueles épicos jogos da já distante época de 96/97 em Barcelona, em que nos fazia suster a respiração a cada sprint e era aplaudido de pé pelos adeptos das equipas adversárias. Beckham embora seja um bom jogador, foi claramente um erro de casting (pelo menos do ponto de vista futebolístico, pois comercialmente, foi um excelente negócio) , depois de terem cometido o erro fatal de deixar escapar aquele que é para mim o melhor jogador do mundo neste momento para o eterno rival Barcelona: Ronaldinho Gaúcho. As saídas de Makelele e Morientes foram quase anedóticas, dado terem sido considerados dispensáveis. Ora claro que o Figo, o sempre grande Roberto Carlos e o Casillas não podem andar sempre com a equipa às costas e os desaires vão-se sucedendo, para desgraça dos nossos compatriotas Queiroz e Peseiro. Qulquer que seja o futuro, boa sorte Queiroz.
MNM

domingo, abril 11, 2004

ZAPPING

Já não há paciência para ouvir o maior humorista português a cantar...onde é que está o comando?
JQ

sábado, abril 10, 2004

MAU GOSTO

Andam por aí uns cartazes a promover um “suposto evento musical”. Parece uma coisa muito cool e na moda. O cartaz anuncia “Hip-hop” “Two step” e outros estilos de vanguarda e, por acaso, altamente “globalizados”. A questão é que, por um motivo que me ultrapassa, estão desenhados aviões Boeing 747 nos cartazes. Estas mesma apalavra “Boeing 747” está lá escrita. Pode ser que seja a empresa organizadora, pode ser que seja o meio de transporte dos “músicos”…Pode…mas o título do evento leva-nos a pensar um pouco: “music 4 terrorists”. Traduzido à letra “Música 4 terroristas”; é por isso que não se deve traduzir à letra, pois como toda a geração dos sms sabe 4 significa for que significa para, ou seja: “Música para terroristas”. Chamem-me doidinho da conspiração, mas juntamente com este título (no mínimo infeliz…) os aviões ganham uma conotação algo assustadora. Talvez eu seja doido mas parece uma espécie de mini-celebração do 11 de Setembro. Mas, claro, sou eu que sou maluquinho. Porque a maior parte das pessoas passa por lá e nem nota, claro, e até parece que o evento é patrocinado pela câmara de Lisboa….. Pergunto-me, se uns engraçadinhos fizessem um evento musical chamado “Music 4 nazis” e no topo dos cartazes estivesse “Auschwitz”, continuaria toda a gente indiferente?????
Nunes A

sexta-feira, abril 09, 2004

PATOS

Sem querer ser particularmente chato, será que alguém me consegue dizer qual é que é esperança de vida de um pato? É que não se consegue descobrir isso em lado nenhum...

Até já fui parar ao site do Partido Socialista Brasileiro do Ceará, a um artigo chamado "Pagando o Pato"...
AMC

quinta-feira, abril 08, 2004

SUGESTÕES PARA A TVI

Tendo em conta a reportagem da TVI intitulada "papagaios tarados" o Polifonias gostava de contribuir para a melhoria do audiovisual português deixando as suas sugestões para futuras reportagens:
"Tartarugas disléxicas"
"Cangurus pederastas"
" Leões agorofóbicos"
"Baleias transsexuais"
"Elefantes constipados"
"Lesmas cocainómanas"
"Batráquios adeptos da revista portuguesa"
"Ursos do BE" (não resisti, perdoem-me)
Nunes A

FICÇÃO INFORMATIVA E INFORMAÇÃO FICCIONADA- TVI, CLARO!

O “”””telejornal””””” da TVI é um dos programas de entretenimento mais vistos deste país. O facto de ter a Manuela M.G. como apresentadora e dar destaque a reportagens intituladas “Papagaios tarados” (não fui eu que inventei, aconteceu mesmo!!) só ajuda à festa. Agora, a TVI conseguiu mesmo assim surpreender-me na sua patológica confusão entre ficção e informação. Não é que em plenos Morangos com Açúcar (foi o zapping, prometo…) aparece o “jornalista” Pedro Pinto. “Os jornalistas também têm direito a ser actores, principalmente na TVI, onde o MST faz de arrumador!” -dizem vocês. Claro, claro…mas a questão é que ele não estava a representar, estava lá como Pedro Pinto lui même, a falar de jornalismo. Qualquer dia entrevistam o Max, o cão polícia, no telejornal, e de preferência antes do Marcelo para lhe encher a cadeira de pêlos.
Nunes A

quarta-feira, abril 07, 2004

FUI À SEDE TOMAR CAFÉ

Tomado o café vim cá fora ver o que se passava neste domingo solarengo. Tava o pessoal todo a admirar a virago 5 e meio do jaquim zé.
- opá essa merda tá cheia da ferrugem.
- e os piscas? Ainda te fodes com essa merda!
- espelhos também é mentira tou a ver!
- ainda por cima anda com a matrícula à mostra. és muita esperto!
Jaquim zé ouvia impávido e sereno os comentários até que disse alto e em bom som:
- eu quero é que vocês sa fodam todos ó caralho! Vou levar a minha menina a dar uma volta...
Ligou o bicho e arrancou em grande estilo no meio do burburinho que entretanto se levantava entre o pessoal. Afinal de contas, já tinham assunto para mais meia hora de conversa...
borges A.

ESTRANHEZA

Kimu Nakata é um amigo coreano que esta semana está de visita a Lisboa. Como sei que é apreciador de futebol, convidei-o para assistir em minha casa ao jogo entre o Porto e o Lyon, a contar para a Liga dos Campeões. O diálogo que reproduzo nas próximas linhas passou-se a meio desse mesmo jogo:
- Gosto muito desse jogador do Porto, quem é?
- Ah, é o Maniche…já foi do Benfica.
- É muito bom, dava-nos jeito lá na Coreia!
- Actualmente deve ser um dos jogadores portugueses em melhor forma.
- Se estiver assim no Euro, é um bom trunfo para a vossa selecção!
- Pois, só que ele não está na selecção….
- Então mas…
Nesse momento o telefone tocou e eu levantei-me para ir atender. Quando regressei à sala não voltámos a tocar no assunto.
JQ

terça-feira, abril 06, 2004

BY THE WAY……..

Lembram-se da manifestação “espontânea” que ocorreu na véspera das famigeradas eleições espanholas, e que , alegadamente, representava a verdadeira “vontade” do “povo”? Da manifestação de milhares e milhares (entre 3 a 5) de pessoas que teve larga cobertura em todos os nosso meios de comunicação social, comovidos até às lágrimas por tão nobre (apesar de ilegal) demonstração de cidadania? Pois é, o presidente do partido comunista espanhol admitiu, com orgulho, que foi o PC espanhol a organizar a manifestação. Aparentemente este novo facto não foi (que eu saiba) digno de aparecer em nenhum telejornal português, não teve grandes destaques nos jornais e suponho que nas rádios também não, apesar de ser bastante ignorante ao que se passa nestas, nem deu, obvimante, azo a pedidos de desculpas por parte dos jornalistas que haviam jurado a pés juntos e de terço na mão que era “espontânea”. Eu faço o que eles não fizeram: admito que me enganei. Na altura disse que era organizado pelo BE lá do sítio, afinal foi pelo PC lá do sítio. Mea culpa…….
Nunes A

TALVEZ VOTE BE

E ainda dizem mal das eleições europeias….. não é que este ano temos hipótese de nos vermos livres (mandando, de preferência com um bilhete só de ida, para Bruxelas) da Ana Gomes do PS, da Odete Santos do PCP e do Miguel Portas do partido do bebé revolucionário. Em quem votar ??? tantas opções e só um voto!!! Se o Alberto João Jardim fosse candidato pelo PSD aí é que a minha decisão seria mesmo impossível. Mas deixem-me sonhar……
Nunes A

NAS COLUNAS

Hoje dança-se à parva ao som do disco sound dos Scissor Sisters. Roupas brilhantes, cabelo à 70’s, saltos altos, coreografia bem treinada e cá está o disquinho que deveria inundar as pistas de dança no próximo Verão. Isto dito por mim, que sou um bailarino incorrigível, não está mal não senhor…enfim, danças à parte, fica a música. Falsetes, Elton John, David Bowie, Village People, glam rock, disco sound e uma surpreendente cover de “Comfortably Numb” dos Pink Floyd. Vale a pena pedir ao pássaro azul. Crítica aqui.
JQ

HÁ GENTE COM PIADA

O Sporting ganhou e bem a meu ver, com algum sofrimento à mistura. No entanto, já uma série de pessoas me vieram dizer que o Sporting foi beneficiado e eu pergunto porquê? Por ter sido assinalado um penalti claríssimo sobre o silva? Pela expulsão do barroso e do maurício por palavras menos próprias? Ou seja, passamos a vida a queixar-nos da atitude dos jogadores do porto (e outros clubes) no que toca a pressões sobre o árbtiro e queixamo-nos dessa falta de respeito que o árbitro admite sistematicamente. Quando o árbitro faz cumprir as regras, qual não é o meu espanto na reacção das pessoas: “o sporting foi beneficiado” quando esperava eu ouvir “ finalmente um árbitro com coragem para fazer cumprir as regras e pôr os jogadores na linha”.
Pois bem caros leitores deixem-me dar-vos uma novidade. As regras mandam que falta por trás dá amarelo e se estas mesmas entradas puserem em risco a integridade fisíca do jogador, deverá ser dada ordem de expulsão ao infractor. Ou seja, o barroso deveria ter sido expulso aos primeiros minutos de jogo por aquela falta gravissíma sobre custódio com os efeitos que já conhecemos… continuam a achar que o Sporting foi beneficiado? Ou foi o braga, por ter-se dado ao luxo de jogar com 11 grande parte do jogo?
borges A

TADINHOS...

Ainda na sequência deste último jogo da selecção, o FCP insurgiu-se novamente contra o seleccionador nacional, por ter deixado Costinha jogar os 90 minutos, cansando o seu jogador, deixando outros jogadores do SLB e do SCP no banco.

Ou muito me engano, ou ainda alguém do staff do FCP vai reclamar pelo facto de no anúncio do Sumol ser o Deco a carregar a grade de Sumol, enquanto o Tiago e Ricardo ficam só a olhar...
AMC

segunda-feira, abril 05, 2004

KURT COBAIN- 10 ANOS

Não preciso de dizer a ninguém que escreve ou lê este blog quem foi este senhor e qual a sua importância. Passam hoje dez anos desde a sua infeliz tentativa de engolir uma bala. Podia falar sobre quão importante foi o nevermind, podia fazer uma mini-história do grunge só para mostrar o quão verdadeiramente distantes os nivrvana estavam dele e de bandas como Pearl Jam (que na altura eram quase considerada o irmão gêmeo....), podia limitar-me a transcrever o bilhete de suicídio dele....mas não. Vou só dizer que acho que ele era demasiado sincero e íntegro para o meio, que era demasiado escrupuloso, que era também demasiado adolescente (tipo: são todos falsos e eu sou a única pessoa verdadeira do mundo!). Mas era um gajo com imenso sentido de humor, apesar não ter o suficiente para o proteger do seu destino. Deixo uma citação cómica (mas também magoada) dos diários dele:

"1 We´ve made a way better commercial record than poison 2 there are quadrapule the amount of bad rock journalists than there are bade rock bands" - Kurt Cobain

Exacto Kurt, e nas duas afirmações!!
Nunes A

OS CADERNOS DE LAÇAROTE I

O Polifonias tem a honra de apresentar um excerto exclusivo do nonagésimo terceiro volume dos Cadernos de Laçarote. Em breve outras ante-estreias literárias se seguirão, nomeadamente bocados reveladores do sexto volume de “Este Jesus Cristo que vos telefona” por Alexandra Enganado. Para já o texto do nóbéle:

“Acordei para mais um dia neste mundo de merda mais um dia de exílio seguido a uma noite de insónia e escuridão onde sonhei que ficava preso no Colombo essa caverda de deboche e consumismo, com todos os membros do governo fascista que agora gere Portugal, o sol matinal a entrar pela janela de vidro levantou-me um pouco o ânimo e o ter conseguido cagar sem clister também, agora tomo o pequeno almoço perto de Pilar que ainda não fez o buço e penso num novo romance em que o povo elege apenas pastores e lenhadores para a assembleia da republica, o que sem dúvida revela o carácter ultrapassado da democracia, sendo que depois de tão inusitado acto existe grande caos e perturbação junto das forças económicas que gerem o mundo ao que se segue uma cena de sexo descrita com grande mestria, hoje tenho que arranjar a cerca senão estaline o meu bode de estimação ainda foge e salta para cima das cabritas que para aí andam. A Odete mulher de fibra e força actriz de nervo mas com pouco talento poético telefonou-me a chatear pedindo-me mais campanha para o PC e eu lembrei-me não sei porquê dos bons tempos do PREC e fiquei com saudades dos dias infinitos em que podíamos ter mudado um pouco esse pais triste e a cheirar a batina de padre que é portugal, o podíamos ter feito mais uma espécie de cuba continental e ao mesmo tempo sem querer arroto e lembro-me do que sou humano apesar do génio e peço à Pilar para não comer mais feijoada porque durante a noite houve resultados e por mais que eu estime a dimensão física do homem, existem certas coisas que os esposos não deviam partilhar…..”
Nunes A

FUTEBOL

Depois de mais um fim de semana futebolístico em que o SCP foi assustadoramente beneficiado (não vou entrar em detalhes, mas podem sempre vê-los aqui), há um facto relevante a salientar (o benefício do Sporting, de tão habitual, já deixou de ser relevante).

Depois de tanta polémica à volta do facto de Vitor Baía não ser convocado para a selecção nacional, o próprio guarda-redes do FCP fez questão de esclarecer os motivos da não convocatória:

- aos 20 minutos, deveria ter sido expulso por defender fora da área (bem fora) um remate que daria golo;
- na 2ª parte, não consegue deter uma bola, dado que, num salto meio amaricado, desvia apenas ligeiramente para o lado um remate que (apesar de executado a curta distância) parecia defensável.
- Pouco depois, sofre um golo tão indescritível que naturalmente não o irei descrever.

Portanto, por aí, estamos conversados. Por outro lado, os 2 potenciais candidatos a guarda-redes da selecção nacional no Euro 2004 sofreram 5 golos só nesta jornada. Isto promete...
AMC

domingo, abril 04, 2004

É O SISTEMA

Pela segunda semana consecutiva o Dr. Dias da Cunha lança o alerta: "Investiguem a arbitragem!"
JQ

E SÓ AGORA É QUE EU PERCEBI

Ao longo dos tempos, o ministério dos negócios estrangeiros britânico, o famoso Foreign Office, sempre foi acusado de ser pró-árabe, no conflito israelo palestiniano, tendo tal facto gerado vários embates diplomáticos.

Mas, apesar de tudo, faz algum sentido. Enquanto os palestinianos (ou outros) forem anti-semitas, pelo menos não se lembram de ser anti-smiths, o que era capaz de ser bem mais perigoso para os súbditos de Sua Majestade.

Aliás, deve ser por isso que nos filmes da trilogia Matrix (que vai beber muita do seu argumento ao imaginário religioso), um dos grandes oponentes (e o derradeiro inimigo) do Neo, é o Agente Smith, o que faz de Neo, the ultimate anti-smith. E ainda se vêm queixar que o filme do Mel Gibson é anti-smith...
AMC

TERRORISMO

Aparentemente, na sequência de investigação e intervenção das autoridades espanholas, o Cérebro do 11-M morreu no ataque de sábado.

Parece que se vai ter de arranjar uma nova definição para morte cerebral.
AMC

FINALMENTE, LOST IN TRANSLATION

Oportunamente, já quase tudo foi dito na blogosfera – e fora dela – sobre este filme. Eu confesso que o subestimei, e só agora o vi. Os ingredientes delico-doces – um homem e uma mulher na fossa, encontram-se numa cidade estrangeira e vivem uma história romântica e blá, blá, blá… – não deixavam antever mais do que uma comediazita romântica posta nos píncaros pela crítica de forma a promover uma realizadora a dar os primeiros passos nas lides da 7ª arte. Enganei-me redondamente.

Em vez disso vi um grande filme. Uma história filmada de forma brilhante, com inteligência e sensibilidade, nos diálogos, nas piadas (a subtileza das várias referências à altura dos nipónicos), no requinte estético de algumas cenas (Bill Murray a chegar à cidade). Sofia Coppola apresenta-nos Tokio como uma cidade americanizada, absolutamente dominada pelos produtos vindos da terra do Tio Sam, mas ao mesmo tempo como um lugar estranho (até a adaptação do título em português me faz sentido) que encontra a língua e a cultura como principais barreiras. São sublimes os vários planos, que se repetem ao longo do filme, em que se pode ver a lindíssima Scarlett Johansson e o (aqui) fantástico Bill Murray, na janela do quarto de hotel onde estão hospedados, com a gigantesca cidade de Tokio no fundo, reduzindo-os a nada, a eles e a nós.

Mas Lost in Translation não era metade do que é se não fosse a música. A música certa, no local certo, no tempo certo. Desde a cantora jazz do bar de hotel que em cada cena dava voz a um clássico americano diferente – “The Thrill Is Gone” entre outros –, passando pela versão Karaoke de “God Save the Queen” dos Pistols, pela magnífica “Alone in Kyoto” dos Air (na minha opinião, um dos melhores momentos do filme) e terminado com "Just Like Honey" dos Jesus and Mary Chain, tudo serve para tentar alcançar a simbiose perfeita entre o cinema e a música. Um filme a não perder

PS- A isto, junte-se o facto de o Porto ter perdido 2-0 com o Gil Vicente, e pode-se dizer que foi uma noite em cheio.
JQ ex-Quintela J. (por causa das coisas...)

sábado, abril 03, 2004

ESTE POST NÃO TEM VÍRGULAS

Numa das duzentas e trinta entrevistas que o Saramago deu esta semana para promover o seu novo panfleto político perdão livro houve uma frase que não me saiu da cabeça e em relação à qual só hoje percebi o sentido: "NADA NUNCA QUER SEMPRE DIZER QUALQUER COISA" diz o nóbéle pois eu pensei e repensei e acho que mais uma vez o senhor está enganado pois: "CERTAS COISAS QUEREM SEMPRE DIZER QUALQUER COISA" mas é só a minha opinião.....
Nunes A

ADOLESCENTES ANTI-SEMITAS

uma par de posts abaixo, tá um texto qualquer a falar de andolescentes violentamente anti-semitas que desfilam em manifestações "pacifistas". ora, se há gente que não acredita na existência destes, é porque nunca viram televisão na vida. são aqueles que partem os vidros do macdonalds nos encontros da OMC...
borges A.

ISRAELITAS EM BUDAPESTE

no verão de 2001, dei um pulo a viena, bratislava e budapeste. ora nesta última cidade, estava eu numa disco ao ar livre quando travei conhecimento com uma hungara muito tesuda, daquelas que parecem saídas do canal 18 tão a ver? conversa puxa conversa, e ela aparece-me à frente com um amigo israelita. logo vi que o caso tava mal parado, mas que se lixe, aproveitei para falar com o gajo, pois era a primeira vez que podia trocar ideias com um israelita. a certa altura disse-lhe:
- ó pá. eu chamo-me david e sou circunsizado. será que tambem sou judeu?
- claro. há 5000 anos erámos todos!
fiquei sem resposta. não tava à espera! podia-lhe ter dito que há 500 anos isto era tudo nosso, que há 1000000 anos erámos todos macacos, ou ainda que encontraram pinturas rupestres na china de chinocas com aqueles caracóis ridículos... mas não disse! fiquei calado!
fiquei com curiosidade em saber o que ensinam na escola aquela gente...
borges A.

sexta-feira, abril 02, 2004

OUTSOURCING- DAS CRÓNICAS MATINAIS

Eu podia transcrever uma parte do texto e pedir para irem lá espreitar, mas sei que isso não vai acontecer, por isso, transcrevo tudo. O motivo porque o faço é óbvio...estou farto de dizer que este tipo de pessoas existem (adolescentes violentamente anti-semitas que desfilam em manifestações "pacifistas"), mas ninguém acredita. O seguinte texto provém do blog cronicasmatinais:

"Porque é que eu espero que o futuro não esteja só nos jovens


Fui tomar um chá com uma colega francesa ,há bocado, ali ao café da esquina. Nisto chega a filha adolescente da minha colega,que tinha bombardeado a mãe com telefonemas até a senhora , vencida pelo cansaço, lhe dizer onde estava.
Chega a mocita,que conheço há quatro anos, andrajosa,cabelo sem ver champô pelos menos desde o Natal, lenço à Arafat; enfim, o costume na "juventude rebelde e inconformada " de hoje.
Sem mesmo dizer boa tarde, a miúda estende a mão à mãe: quer porque quer 50 euros. A mãe bem insiste em saber para que é que ela quer o dinheiro , mas ela estende a mão e não quer conversa. Como sempre fui uma apaixonada pela antropologia , decidi meter a colher e convidei a miúda para se sentar e tomar qualquer coisa connosco. Provavelmente por estar esganada de fome ( a mãe diz que ela , tirando os charros, não se alimenta de nada; acha as refeições , pelo menos em casa, burguesas ) diz que sim, que come uma sanduíche de queijo e bebe uma cerveja. Era o bebes! Mandou-se vir a sanduíche e um sumo de laranja.
A Carol tem 16 anos. É rebelde, mal-cheirosa por opção e é também altermundialista ou lá como se chama essa merda.
Sem que eu abra a boca, a miúda começa a meter-se comigo por causa da minha estrela de David ; da que tenho no colar que uso desde que me conheço por gente.
Como a mãe estava presente, achei melhor respirar fundo e não lhe assentar duas valentes bofetadas no trombil...( sim, sim, eu também sei falar à "jovem"...)
Mas puxei pela língua da criatura, em sentido figurado, claro! Tortura, para mim, só como último recurso...
A miúda, qual robot programado , desata a vociferar contra os judeus; que matam os inocentes e tal; que só querem é dominar o mundo e o diabo a quatro. Eu deixo-a falar, enquanto a mãe retorce as mãos e pensa « onde foi que eu errei! onde foi que eu errei!».
Engulo em seco, desvio a conversa. Pergunto-lhe o que ela pensa dos métodos dos radicais, numa palavra: do terrorismo.
Diz que acha muito bem. Que « os oprimidos têm de se defender como podem» e que há «gente que merece morrer».
Quem por exemplo, pergunto eu , temendo já o pior.
Ela responde olhando-me nos olhos e sem vacilar : « os judeus e os americanos e todos os que os defendem».
Mantendo-me calma , relembro-lhe que sou judia. E pergunto-lhe se ela também acha que eu devo morrer.
E ela responde-me de forma enigmática: « Se tiver de ser...».
E eu, apesar de já o ter ouvido opiniões semelhantes tantas vezes, na boca de tantos loucos, fiquei gelada. Uma miúda, de 16 anos; filha de uma colega minha.
A mãe, coitada, berrou com ela e ameaçou bater-lhe. Não deixei, para quê?
Antes de entrar para esses movimentos que dizem não à guerra , mas pilham, queimam, batem e destroem, a miúda era normal. lembro-me dela com 13 anos, a comer Kosher na minha casa e a achar original e engraçado.

Agora é um ser humano deplorável e do qual eu tenho medo.
Por mim e por ela."


Ps) Não conheço sufiente protoblog (ainda não li "o blogamente correcto " da bobone) para saber se posso citar desta forma todo um post......espero que a exma Ana me perdoe a ousadia.
Nunes A

ESTA SEMANA ESTAMOS A CELEBRAR: O REGRESSO DOS DIVINE COMEDY

…e desta vez não se esqueceram da orquestra. O álbum chama-se Absent Friends e, para quem conhece a banda, é uma mistura do Fin de Siécle com o Regeneration. Agora uma one-man-band, o excelente Neil Hannon (mais os oito gaziliões de músicos que entram neste álbum) fazem canções sobre os mais peculiares e bizarros temas. Como exemplo temos o single-com-um-refrão-orelhudo-mas-não-bem-a-mesma-coisa-que-o-national-express “Come home billy bird” que é a epopeia (devidamente orquestrada) de um empresário procurando regressar de uma viagem de negócios a tempo de assistir ao jogo de futebol do filho. Outros temas das cançãos são amigos imaginários, góticos felizes, naufrágios históricos....tsktsk, de facto as bandas escrevem sempre as mesmas canções sobre as mesmas coisas..…. By the way, o refrão do single é “Come “home billy bird international business traveller”, pelo que podem já constatar que é uma das poucas canções dos últimso anos a não rimar body com everybody ou fly com high com sky com why. O problema deste excelente álbum é que agradará, infelizmente e por falta de gosto, a muita gente. A malta alternativa vai perguntar onde ficaram as guitarras e duvidar das melodias demasiado imediatas, o mainstream vai achar tudo muito rebuscado, a malta da música clássica vai achar as orquestrações demasiado “clássicas”, a malta do pimba nem sequer saberá que este álbum ou esta banda alguma vez existiram….. esperemos que não. Porquê? Porque é música entre o muito sério e o muito cómico, que conta histórias e faz mover as ancas, que nos faz sorrir , que apetece cantarolar no duche ou dirigir uma orquestra imaginária no meio da rua…… Dêm-lhe uma hipótese…usem o pássaro azul para sacar o single e, por exemplo, “our mutual friend”. Depois oiçam vezes suficientes, fiquem contagiados e depois gastem lá os 17 euros (eu sei que é um roubo, mas em relação a certas bandas temos mesmo que comprar o álbum).
Nunes A

quinta-feira, abril 01, 2004

31 DE MARÇO - DIA COMPLICADO

Sendo hoje o dia das mentiras, torna-se relativamente notória a dificuldade nas redacções de alguns jornais.
Exemplos:
RECORD - Seguindo a sua habitual linha editorial, a dificuldade reside na invenção de uma notícia verosímel e falsa mas que os seus leitores possam fácilmente identificá-la.
24 Horas - Invenção de um escândalo em que, ao contrário do costume, pelo menos alguns factos sejam verdadeiros.
EXPRESSO - Tem a vantagem de ser um semanário, pelo que este problema apenas se coloca de vez em quando. O problema será dizer aos leitores que as outras notícias são todas verdadeiras e que aquela é que é a falsa.
JT

AFINAL.........

Afinal o Saramago não apelou ao voto em branco, afinal o Soares não disse para se negociar com a Al Qaeda, afinal a selecção portuguesa não é a melhor do mundo, afinal havia outra, afinal o dom Sebastião morreu mesmo, afinal a culpa morreu solteira (depois de ter sido abusada em criança), afinal o Khadafi é dos bons (e afinal escreve-se Gadhafi), afinal o Mourinho é mesmo bom, afinal fumar faz mal, afinal ela é um ele, afinal o Fernando Rosas nunca defendeu a ETA, afinal escrever tou em vez de estou não é sinal de preguiça mas de reformulação da língua, afinal sem mim a equipa joga pior, afinal o Mac serve comida saudável, afinal o António Variações é um génio e as Doce artistas do comentário pós-moderno, afinal os blogs são mesmo inúteis, afinal…………pois, claro, foi tudo um problema de INTERPRETAÇÃO!!!- nós é que percebemos mal. ( a propósito da interpretação e dos blogs ler o que a greco-latina Bomba-Inteligente escreveu sobre o assunto) .
Nunes A

PARTIDINHA

O borges A escreve de uma forma que até me arrepia os cabelos do orelho, o AMC tem as piadas mais secas do universo e ainda tem a coragem de criticar o Markl, o JT faz copy paste de assuntos que não lembra nem ao Menino Jesus, o Nunes A toma "coisas" e por isso é que é excessivamente arrogante na forma como escreve sobre determinados assuntos, e eu além de ser o ditador do blog ainda tenho a mania que sou engraçado.

Mentira, é tudo falso! Hoje é dia 1 de Abril!!!
Quintela J.

EPÁ, NÃO TENHO A TUA VIDA 2

Ainda na sequência do post anterior, acho que melhor seria mesmo ser futebolista. E porque não o Figo ou o João Pinto? Vejamos:
1) A vida dele é jogar futebol;
2) Ainda se diverte e ganha uns € a fazer uns anúncios;
3) Em consequência da 1) e 2), é rico
4) É casado com a Helen qualquer coisa (bem mais gira que a GP, diga-se de passagem) ou anda com a Marisa Cruz (ok, o JVP só entrou na conversa mesmo por causa disto);
5) Se for preciso, ainda se pode converter em cantor (veja-se o menos ais bem afinado...);
6) Para além de ser casado com a Helen, ainda tem os estágios da selecção;

Há melhor?
AMC