quinta-feira, setembro 30, 2004

AS T-SHIRTS DO CHE

No fabuloso SEVEN, o filme de David Ficnher, a personagem de Brad Pitt, para tentar minorar o assassino psicopata insulta-o (numa das cenas finais) dizendo qualquer coisa como: "your nothing, your a t-shirt!". T-shirt, como pode isso ser um insulto? T-shirt significa aqui muitas coisas ao mesmo tempo: forma sem conteúdo, simplificação, as pequenas afirmações que as pequenas pessoas podem fazer, uma moda passageira, MacCultura... Se a famosa foto do Che não tivesse sido tirada ( e é uma foto brilhante diga-se, os olhos desafiantes, a ausência de medo, a indignação, um certo ar beato, puro, santo, a aura de herói), A maior parte dos adolescentes de hoje em dia não saberiam quem é esse senhor nem o trariam tão ao peito (perdoem o trocadilho). Mas a foto foi tirado e Che converteu-se no que nunc afoi: um herói da liberdade, um combatente da opressão, um representante da capacidade de ousar e etc. Vem aí um filme, que tem sido aplaudido por onde passa, apelidade Motorcycle diaries, do brasileiro Walter Sales, que pretende dar substância à foto, e mostrar a esta gente meio alheada que usa t-shirts do Che (e que muitos nem sabem bem quem foi ou o que fez e quando viveu), que o que aquele rosto parece mostrar é o que Che foi. Nada mais errado. Há um artigoi muito interessante onde se fala disto e de mais. O meu Pc não me permite fazer o link, mas vou colocar um excerto aqui e deixar a morada. Vale a pena:The cult of Ernesto Che Guevara is an episode in the moral callousness of our time. Che was a totalitarian. He achieved nothing but disaster. Many of the early leaders of the Cuban Revolution favored a democratic or democratic-socialist direction for the new Cuba. But Che was a mainstay of the hardline pro-Soviet faction, and his faction won. Che presided over the Cuban Revolution's first firing squads. He founded Cuba's "labor camp" system—the system that was eventually employed to incarcerate gays, dissidents, and AIDS victims. To get himself killed, and to get a lot of other people killed, was central to Che's imagination. In the famous essay in which he issued his ringing call for "two, three, many Vietnams," he also spoke about martyrdom and managed to compose a number of chilling phrases: "Hatred as an element of struggle; unbending hatred for the enemy, which pushes a human being beyond his natural limitations, making him into an effective, violent, selective, and cold-blooded killing machine. This is what our soldiers must become …"— and so on. He was killed in Bolivia in 1967, leading a guerrilla movement that had failed to enlist a single Bolivian peasant. And yet he succeeded in inspiring tens of thousands of middle class Latin-Americans to exit the universities and organize guerrilla insurgencies of their own. And these insurgencies likewise accomplished nothing, except to bring about the death of hundreds of thousands, and to set back the cause of Latin-American democracy—a tragedy on the hugest scale.

The present-day cult of Che—the T-shirts, the bars, the posters—has succeeded in obscuring this dreadful reality. And Walter Salles' movie The Motorcycle Diaries will now take its place at the heart of this cult. It has already received a standing ovation at Robert Redford's Sundance film festival (Redford is the executive producer of The Motorcycle Diaries) and glowing admiration in the press. Che was an enemy of freedom, and yet he has been erected into a symbol of freedom. He helped establish an unjust social system in Cuba and has been erected into a symbol of social justice. He stood for the ancient rigidities of Latin-American thought, in a Marxist-Leninist version, and he has been celebrated as a free-thinker and a rebel. And thus it is in Salles' Motorcycle Diaries.

Vejam o resto em http://slate.msn.com/id/2107100/

Nunes A

INDIE LISBOA

Ainda não manifestei o meu contentamento pelo Indie Lisboa. Há anos que recomendo que seja feito um festival de cinema em Lisboa (muito também por inveja do Fantasporto….). Finalmente acontece e corre bem. A malta indie vem em magotes. Os filmes não são maus, alguns até são muito bons. Contudo, o entusiasmo do público é superior à qualidade (as votações vão de 1 a 5, e a média de todos os filmes é superior a quatro!). A malta Indie é fixe. Claro que é esmagadoramente de esquerda. Mas não totalmente, felizmente (odeio estereótipos- nem toda a gente de pêra é de esquerda e nem toda a gente de mocassins é de direita). Há filas para a bilheteira, há pequenos grupos sentadas nas escadas, há gente a fumar na avenida, a esplanada está a barrotar, vêm muitas pessoas sozinhas ver os filmes, orgulhosos da sua individualidade, normalmente acompanhadas de livros que lêm em todo o lado, no café, na própria sala, nas escadas. Há, claro, muitas pêras, barbas, patilhas, rasta,uma quantidade obscena de óculos de massa, t-shirts de bandas e, claro, t-shisrts do Che (destas tratarei num próximo post). Há um público para cinema sem ser de pipoca (não que haja nada de mal no cinema sem pipoca). Espero que o Indie se faça todos os anos até atingir uma dimensão considerável e ter, quem sabe estreias internacionais ou, quem sabe hum?, actores actrizes e realizadores a desfilar na mais curta passadeira vermelha da histórias, a que vai da Avenida da Liberdade até ao cinema São Jorge. É verdade, o ar condicionado está estragado, as salas têm muita gente, por isso preparem-se para suar.
Nunes A

quarta-feira, setembro 29, 2004

BENDITA SPORTTV



ontem na minha sporttv vibrei com real e manchester. foram só 14 golos...
finalmente a despesa extra ao fim do mês é justificada. grande rooney!!!
borges A.

OH YEAH!

Há jogos assim, como o Chelsea-FCP. 22 bons jogadores de cada lado (ou 21, se o Areias jogar), dois bons treinadores, um ambiente de estádio inglês e inserido na mais importante competição da UEFA.

Mas o melhor de tudo ainda é o resultado, com uma win-win situation. Ou perde o FCP ou perde o Mourinho...
AMC

terça-feira, setembro 28, 2004

O CONSENSO DOS GALÁCTICOS

Ao que parece, os "galácticos" já escolheram um treinador. Ao contrário dos outros clubes, no Real Madrid os jogadores têm que aprovar o mister. E o nome é Scolari. Vamos ver se o brasileiro mantém a sua ética e não rompe o contrato com a Selecção para ir ganhar 3 ou 4 vezes mais.
MNM

BRINCADEIRA CATITA

Aqui
JT

segunda-feira, setembro 27, 2004

ANÁLISE MUITO SUCINTA DA CLASSIFICAÇÃO

O Benfica continua na frente, o marítimo mostra que vai ser uma boa equipa no campeonato, o porto assume-se como candidato ao título e o sporting alcançou um precioso empate na luta pela manutenção. Falta o Estoril-Belenenses.
JT

JORNADA DE SURPRESAS

Esta jornada está a ser marcada pelas surpresas.
Benfica, Leiria, Rio Ave e Setúbal ficaram aquém do espectável e exigível. Vamos ver o que o Belenenses vai fazer.
JT

PARADOXO FUTEBOLÍSTICO

O Benfica fez, a meu ver, a melhor primeira parte da época, e este foi para mim o motivo do empate. A qualidade de jogo desenvolvida teve como principais alicerces a pressão alta, a troca de bola rápida e fluída, circulação constante, jogadas à linha e óptimos centros. Esqueceram-se do essencial. É preciso marcar golos.
A óptima primeira parte desgastou o Petit e o Manuel Fernandes (melhores em campo na 1ª parte), o Simão, o João Pereira, o Miguel e o Nuno Gomes.
O efeito dos assobios fez-se sentir, não por se ouvirem mas por conduzirem a substituições erradas.
O Benfica acabou não só pelo desgaste físico, mas também pela saída do Nuno Gomes e uma substituição “defensiva” que reforçasse o meio campo teria, certamente, provocado assobios, mas também mais oportunidades de golo na segunda parte. Ainda assim, as oportunidades (poucas) da segunda parte chegariam a qualquer equipa da liga para ganhar o jogo, talvez exceptuando o Sporting sem o Liedson.
O que parece um paradoxo, afirmar que o Benfica empatou porque jogou bem na primeira parte, não o é de facto. Se o jogo tivesse sido quezilento, afunilado e sem imaginação poderia ter aparecido um golo do nada (vide golo do Simão contra o Moreirense), no entanto, quando se joga bem, se vai à linha e se fazem bons centros, aparecem menos oportunidades para remates à entrada da área do Petit, Simão ou Manuel Fernandes.
Invariavelmente, o quase melhor marcador do campeonato, Tomo Sokota, chegou atrasado à bola, marcando até 3 quase-golos em que cabeceou de raspão a 2 metros da baliza e sem oposição. Na segunda parte, Karadas evidenciou também a sua queda para quase golos secundando o Sokota nesse aspecto…
E pensar que o McCarthy nem sequer é convocado no FCP…
Nota 1: A minha opinião mudará certamente se o Sokota marcar um golo na próxima jornada…
Nota 2: A águia voou e aterrou, foi um mau presságio...
JT

HÁ COISAS QUE NÃO SÃO POR ACASO

O Expresso revelou esta semana que o PSL fez muita questão mal tomou posse de usufruir de um local para férias e fins-de-semana, no fundo para momentos de lazer. Esta notícia não foi desmentida e foi até relativamente comentada em alguns programas de televisão e rádio e ao que parece não foi para a frente devido ao estado degradado do forte em questão localizado em Cascais.
Depois de se deixar fotografar para um artigo de uma revista na residência oficial do primeiro-ministro na pose salazarenta lendo um jornal ficamos a saber que o forte escolhido servia de residência estival oficial do Salazar.
Isto tudo, não sendo muito importante, é por acaso?
JT

TAXAS MODERADORAS EM CASAS DE STRIP

Ao exemplo do que já realizou na Saúde, o governo pretende estabelecer taxas moderadoras em clubes de strip. Numa conferência de imprensa animada, que decorreu no Passerelle, foi o próprio Primeiro-Ministro a anunciar esta nova medida de justiça social. “Eu não vejo porque um milionário e um homem que recebe o ordenado mínimo hão de pagar o mesmo por uma lap dance? Esta medida, e admira-me que a esquerda reclame, pretende introduzir justiça na actividade do strip. Contudo, por uma questão e eficácia das sociedades SA que passarão a reger as casas de strip, certo tipo de especialidades serão altamente taxadas. Por exemplo, não se pode admitir que um rico venha ser “limpo”, por uma criada atrevida em lingerie preta e com um espanador de penas de avestruz, numa das casas com participação do estado. Daí também, a necessidade das taxas moderadoras, para agirem como filtro, para fazer com que esses senhores contratem as suas próprias “criadas” e que o espancamento seja realizado em privado. Devo dizer que sei de muito boa gente, alguns até amigos meus, que para não sobrecarregar as casas de strip, mantém strippers em casa. Penso que os mais ricos deviam ter isto na consciência. “. Contudo, apesar do discurso persuasivo do P.M., a oposição manifestou-se veementemente contra esta medida. “Quem paga, como sempre é a classe média.” foi o comentário do membro do PS presente. O PC emitiu um comunicado no qual sobressaía a seguinte afirmação “O proletariado também tem direito à nudez frontal”. O bloco de Esquerda viu interesses económicos nesta medida, bem como o dedo dos USA, uma vez que a maior parte das profissionais implicadas na actividade provem de paises de Leste que apoiaram a guerra no Iraque. Além das forças políticas estas novas medidas causaram choque no público presente. Um popular chegou mesmo a ter que ser retirado pela polícia, uma vez que vociferava o seu descontentamente gritando “Vamos ser roubados. Mamas só para os mamões. Mamas só para os mamões.”. O Dr. Celso Garfunkel, sexologista da universidade de Põeaquiu, em Tiraamama, Brasil, foi uma das poucas vozes a favor desta medida do governo. Apresentou um estudo com estatísticas que demonstravam ser necessário aos homens, para um funcionamento intelectual normal, visionar pelo menos três pares diversos de seios por semana.
O governo pretende brevemente aplicar as taxas moderadoras a casas de passe no que, diz-se nos corredores do poder, será apelidada “a taxa do beijinho”
Nunes A

INDIE LISBOA

O que de melhor se pode ler na blogosfera, actualmente, são as criticas (quase mini-reportagens também) do P.M. no Fora do mundo, sobre o Indie Lisboa. Tive também o prazer de assistir à estreia do festival Indie. Já há anos que defendia que era inadmíssivel (sim, também eu por vezes falo à Louçã) Lisboa não ter um festival de cinema. Já tem, e ainda por cima, na sala mítica do São Jorge (com cadeiras sem assento e tudo...). Vamos lá ver filmes, minha gente. Para já, o Before Sunrise é um filme tão simples quanto poderoso, tão romântico quanto realista e tão maravilhoso quanto triste. Por falar em cinema, mas noutras salas, " a vida é um milagre" vê-se e tal, mas dá a sensação de ser uma espécie de sequela do "gato preto, gato branco", só que com outra história e personagens. Fiz sentido? não....ainda bem.
Nunes A

BACK TO BASICS

O benfica empatou em casa. O Sporting empatou fora. O porto ganhou fora. Voltámos à normalidade.
Nunes A

domingo, setembro 26, 2004

2 MEDIDAS

Duas medidas que acho que tornariam o futebol mais interessante:

1 - Deixar de haver fora de jogo. Não só pela dificuldade que é o julgamento dessas situações, mas também porque em grande parte dos casos, geraria mais lances perigosos e golos. Assim como assim, grande parte já são mal assinalados, portanto...

2 - O jogo passar a ter 60 minutos, rigorosamente cronometrados, em vez dos actuais 90 minutos de tempo a correr, mais descontos. É que para além de ser muitas vezes injusto, se há coisa enervante é o jogador a demorar imenso a ir buscar a bola, depois finge que não vê a bola que a apanha bolas lhe atirou, e depois afinal já quer a outra bola... Ao menos com os 60 minutos rigorosamente cronometrados, já não haveria as tácticas habituais de perda de tempo (na reposição, lesões simuladas, confusões, etc.) e ainda retiraria suspeitas sobre os tempos de desconto (já agora, já repararam que sempre que o FCP está a perder ou empatado, os tempos de desconto são invulgarmente elevados? O máximo que vi até agora, curiosamente, também foi num jogo do FCP, aí há 2 ou 3 anos - 8 minutos)...

Ainda pensei em arbitragens monitorizadas por TV, com recurso a imagens (e eventualmente um júri, em vez de um só árbitro), mas isso já é mais complicado, até pela quebra do ritmo de jogo, que se tornaria quase Futebol Americano. No entanto, em lances capitais (penaltis, golos anulados, etc.), talvez não fosse mal pensado...

O que dizem? Podemos começar já a escrever à FIFA?
AMC

sábado, setembro 25, 2004

JARDEL LIVIN' LA VIDA LOCA


O jornal "A Bola" publica hoje uma investigação que fez nos últimos meses sobre a decadência do "bota de ouro". Droga, bebida, gajas, jogo, transferências falhadas, está lá tudo. Está também na edição on-line. A não perder.
MNM

sexta-feira, setembro 24, 2004

ENCONTRO COM A MORTE



tenho-me encontrado com a morte mais vezes do que desejaria.
desta vez ela apenas me piscou o olho...
borges A.

ATENÇÃO

Atenção, hoje no DN podem comprar, por apenas mais 9.50 euros, o DVD ao vivo dos SUEDE. Se não estou em erro corresponde ao que foi exibido na sic radical há cerca de um ano. É muito bom, principalmente por se tratar do período DOG MAN STAR. Na sic Radical estão a dar o Seinfeld e o Parker Lewis. Ontem, no Seinfeld, ele dizia que era impossível perceber as mulheres, que não conseguia ler os sinais. Pergunto eu: mas alguém consegue?? Acrescento que este blog anda a ficar chato, senhores, mais esforço.... Refiro também que o benfica que se ria enquanto pode, aproveitem agora.... E acrescento que estrearam grandes filmes no cinema. No São Jorge começa hoje o festival indie de cinema; antestreia hoje o tão aguardado (cá em casa) before sunset, que para quem não sabe é uma espécie de sequela do before sunrise, esse filme delicioso passado em viena. Adiciono a informação de que está muito bom tempo, mas que preferiria ter tido este bom tempo em Agosto. Ainda é necessário referir que apesar de não ter conseguido acordar hoje às sete da manhã ainda e sempre apanharei o comboio. Quanto à questão da existência ou não da alma, para já bastenho-me. Entre estilo e substância escolho mamas, sempre.
Nunes A

quinta-feira, setembro 23, 2004

NO SEGUIMENTO DO ÚLTIMO POST

Este post deve-se ao segundo comentário ao meu último post, pois reflecte um pouco o resultado de cursos de gestão em privadas que nem sequer se lembra (ou nunca soube) o que significa pagar por conta.
Este pagamento por conta refere-se a rendimentos independentes e é calculado com base nos rendimentos de há dois anos. Na prática, adianta-se ao Estado em três prestações um valor aproximado do que terei que pagar para o ano. Não há problema nenhum com isto, pelo menos a meu ver.
A razão do meu post foi a seguinte. A carta que recebi avisava-me que tinha que pagar até dia 20 e incluía a referência Multibanco que permite pagar. Chegou no dia 21.
Eu como sou precavido e estranhei não me enviarem nenhuma carta, telefonei no dia 20 para a minha repartição de finanças pois sabia que esse seria o último dia para efectuar o segundo pagamento (sabia que existiam três pagamentos de dois em dois meses porque consultei a lei e não porque alguém das finanças me tenha dito), passaram-me a chamada para outra pessoa, o telefone tocou um quarto de hora e caiu a chamada, voltei a telefonar, nunca mais ninguém atendeu. Depois chega a carta no dia 21, a ter que ser levantada nos correios (e como são rápidos os correios neste país) finalmente com as referências Multibanco que por acaso já não são válidas pois estão fora do prazo.
JT

EFICIÊNCIA DA FUNÇÃO PÚBLICA

Recebi no dia 21 uma carta registada com aviso de recepção da minha repartição de finanças a informar-me que teria que efectuar o segundo pagamento por conta até dia 20. O que dizer disto?!?!?!?
JT

PARA JÁ...

...não estou muito optimista, porque como disse o Quaresma hoje à noite "as vitórias hadem aparecer!".

Mas há que assumir que por enquanto estou contente...
AMC

terça-feira, setembro 21, 2004

GLOBALIZAÇÃO É...

- O campeão inglês de futebol jogar um único inglês a titular (Ashley Cole);

- O Chelsea de José Mourinho jogar com mais jogadores portugueses de início (Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Tiago) do que o Nacional (curioso nome, este), com 2 portugueses.

O que é que será que o Francisco onde-é-que-estão-as-televisões-para-eu-poder-dizer-mal Louçã acha disto?
AMC

segunda-feira, setembro 20, 2004

NOVO HINO?!?!?!

Faz hoje uma semana, escrevi um post intitulado “Fim-de-semana muito futebolístico” no qual falei de todos os jogos que vi (ai, e como foram muitos…) nesse fim-de-semana. Escrevi muito, mas quase tudo acessório e esqueci-me do essencial.
Minutos antes de começar o Benfica-Moreirense, o Carlos Guilherme apareceu no relvado e cantou o “novo hino” do SLB.
Primeiro: O SLB não tem (tinha) hino.
Segundo: a música “Ser benfiquista” tocava na entrada dos jogadores durante os anos sessenta e esse hábito foi retomado nos anos 90 (a meu ver, muito bem).
Terceiro: Se entrasse uma mosca na boca do Carlos Guilherme e tivessem que colocar a “ser benfiquista" aquilo tinha corrido melhor.
Quarto: Se não colocam a “Ser benfiquista” no jogo contra o Braga, juro que vou ficar chateado.
Em sinal de protesto, a Vitória não lhe apeteceu voar. Acho muito bem! Eu se tivesse uma criança com um grito esganiçado a chamar pelo nome também não me mandava do alto do Estádio para o relvado, principalmente quando o Carlos Guilherme substitui o Piçarra. Não há direito!
JT

O SOL FAZ MAL

Ainda com a cabeça esturricada do sol de Punta Cana tenho que confessar que afinal até gosto de merengue. Nunca pensei ser possível mas de facto existe pelo menos uma música que não me sai da cabeça. Esta não pode, no entanto, entrar para a lista das músicas parvas que não me saiem da cabeça porque pura e simplesmente não é uma música parva. Chama-se obsesión e é dos Aventura. Provavelmente o grupo mais pimba da América latina.
Já partilhei isto com alguns amigos e todos os que já foram a Punta Cana disseram o mesmo “Um gajo começa a olhar para estes tipos de música de uma forma diferente quando vai aos locais”. E é capaz de ser bem verdade mas no outro dia passei na Arrentela e continuo a detestar Anabela.
JT

VISAGISTA???

Na rua Fialho de Almeida, no Bairro Azul, existe um gabinete de estética que diz: Ana não-sei-quantos, Esteticista, Visagista.
A esteticista trata da estética, mas o que é que fará a visagista? Dá massagens ao cartão Visa?
JT

domingo, setembro 19, 2004

ANÚNCIO

Tinha escrito um post de respostas ao MNM no qual anunciava que não queria discutir mais política aqui. Mantenho o anúncio, mas apaguei o post porque era muito grande e eu estava com a bolha quando o escrevi. Sei que já anunciei que não ia escrever mais sobre política, mas desta é de vez......Ou não. Até lá devo dizer que há mais política, a sério, no filme o Terminal do Spielberg que em toda a ouvre do Moore.
Nunes A

FUI (FOMOS) ROUBADOS

Chamem o Sá Fernandes, ou então alguém do Juiz Decide… Estamos perante uma infâmia de canalha, literalmente. Passo a explicar. Há uns tempos publiquei aqui um post entitulado “testicles on boats”. De repetente dou comigo a ouvir tal post ser louvado. “Em que blog leste isso?” perguntei, inocente. No www.canalhada.blogspot.com. Pensei quem, naturalmente, existiria nesse tal blog um link para o polifonias. Fui lá. Não só não existe nenhum link, como o post é apresentado como sendo da autoria de um tal de LB (que suponho serem as iniciais de ladrão de blogs). Além disso foram realizadas mudanças que danificam a minha obra (não obra de obrar/cagar, mas obra de ouvre/obra artística). O título mudou para testicles on waves o que é demasiado próximo de women on waves, ao passo que o meu era testicles on boats, um pouco melhor. Depois, ainda na senda do óbvio, o senhor Lb alterou a minha referência a Suecas para Holandesas roubando toda a subtileza ao post. Sinto-me vilipendiado, roubado, violentado mesmo. Estou-me nas tintas para as obras do túnel, isto é que é importante. A equipa legal aqui do polifonias vai ser rapidamente informada e, fiquem sabendo canalhada, que acções legais serão accionadas e os tribunais vos perseguirão!
Nunes A

sábado, setembro 18, 2004

ELES SÃO O FUTURO

Programa Ídolos. O miúdo não tinha mais do que 16 anos. Camisa aos quadrados com as golas levantadas. Começa a cantar. Tony Carreira. Canta outra. Tony Carreira novamente. “Ah, é que eu trabalho com musica pimba. Tenho feito uns espectáculos. Mas sei outras coisas. Posso cantar um bocadinho de João Pedro Pais...”. Aquela arrogante mas gira do júri,”Ok, trabalhas com musica pimba. Tudo bem. Mas do que é que tu gostas mesmo?”O jovem emocionado responde,”Do que é que eu gosto? Mesmo? É de tunning de carros!!!”
JQ

COMENTÁRIO QUE TEVE QUE SER TRANFORMADO EM POST (RELATIVO AO POST ANTERIOR)

(resposta a Nunes A que não cabia no comentário)
Obviamente que esta forma mais recente de terrorismo tem a marca do fundamentalismo islâmico. No entanto estamos a cingir o terrorismo a um espectro muito pequeno. Terrorismo é para mim uma forma violenta de luta por parte de uma minoria de modo a abalar, quebrar e/ou aniquilar um sistema vigente. Os próprios não se vêem como terroristas, da mesma forma como o sistema vigente não os vê como libertadores. E como sabes a parte vencedora é a que escreve a história. O que é que achas que os Norte-Vietnamitas chamaram às acções subversivas que a CIA iniciou em 1964 (devidamente aprovadas por Lyndon Johnson)e que vieram a despoletar o conflito? Obviamente que para os americanos isso não era terrorismo. Atentados, sabotagens, censura, golpes de estado. Tudo isso são formas de terrorismo. Salazar sofreu um atentado que infelizmente falhou. Tens alguma dúvida que para o regime eles não eram terroristas? Relativamente ao argumento usado por NUNES A que :"...porque é que não há terroristas nos paises africanos não muçulmanos que são muito mais pobres que os paises árabes??". O PIB per capita desses países pode ser maior mas as assimetrias destes países, que curiosamente são todos paises com recursos petrolíferos, são brutalmente maiores e as injustiças sociais mais gritantes. O que é que achas que eram para Salazar e Caetano os movimentos independentistas das colónias africanas? Libertadores? Não me parece. Simplesmente o colonialismo e o neo-colonialismo motivado por questões económicas tem tendência a não desenvolver de uma forma integrada o país que fornece o recurso - no caso mais comum, o petróleo. A tendência que se verifica desde a II G.G.M. é que os líderes destes países são impostos por interesses superiores e que vão enriquecendo pessoalmente e a um certo nº de famílias que gravitem à volta do regime, sendo protegidos por esses mesmos interesses, ignorando o desenvolvimento do próprio país. O petróleo obviamente que não é a a causa de todos os males. A Noruega é um país riquíssimo em petróleo, a população tem um nível de vida excelente, o sistema social paga tudo e mais alguma coisa, têm constantes superavits orçamentais e dão-se ao luxo de não pertencerem à UE. Infelizmente é quase caso único. Angola teve mais de 25 anos de guerra após 1975. Venezuela, Sudão, Nigéria, Iraque estão num caos. A Arábia Saudita é um barril de pólvora. E toda esta violência aumentou nos últimos 4 anos. Desculpem, mas não acredito em coincidências destas. Não pretendo dar lições de história a ninguém, mas que olhem para certos acontecimentos numa perspectiva mais ampla e que percebam os interesses envolvidos.
MNM

sexta-feira, setembro 17, 2004

O MUNDO EM QUE VIVEMOS

Passaram 3 anos sobre o 11 de Setembro e as coisas parecem não querer melhorar. Enquanto não percebermos que a principal causa do terrorismo é a pobreza e a miséria humana as coisas não vão mudar. O que é mais fácil de manipular e comandar do que uma pessoa que tenha pouco ou nada a perder? Se nós formos a ver, existe um denominador comum nas zonas mais problemáticas - uma condição de vida muito precária para uma fatia grande da população. Ora, se juntarmos a isso, motivações religiosas, separatistas e outras mais ou menos nobres e arranjarmos alguém a que interesse financiar, voilá, temos um movimento terrorista, facimente manipulável e instrumentalizável em virtude de interesses superiores. Desde o mês de Janeiro de 2001, a economia mundial entrou em recessão, o terrorismo globalizou-se, o petróleo subiu a valores inimagináveis, a ONU não passa de um vulto do passado e a Administração Bush fez um favor ao mundo ao correr com os Taliban do Afeganistão e com Saddam do Iraque. Além de regimes sanguinários, estes países têm certas características muito particulares. O solo do Afeganistão ao que parece tem uma propensão magnifica para a cultura de enormes quantidades de papoilas, essas belas flores (Como é que acham que os guerrilheiros pagaram o armamento americano e o apoio da CIA nos anos 80). Além disso é um sítio óptimo para a passagem de um oleoduto transcontinental. O Iraque como já é sobejamente conhecido, tem um sub-solo rico em substâncias que fazem o mundo "mover-se". E o que dizer da Coreia do Norte, um país com uma atitude constantemente provocatória e com tecnologia nuclear disponível. Mas ao que parece, ou existe uma especulação incrível no preço do arroz, ou o Estados Unidos vão manter a mesma postura. Agora deixando um pouco o sarcasmo, acho que algo vai mal, quando uma notícia de um atentado no Iraque que mata dezenas de pessoas para nós já é "old news" e já criámos uma certa "imunidade" a estes acontecimentos que são praticamente diários.
O maior problema é que o mundo permanece de mãos e pés atados e assiste impávido e sereno a estas situações. A nossa maior esperança é que os 5 ou 10 % de americanos indecisos votem em consciência em Novembro. Mas depois de ver os comícios (tanto Democrata como Republicano), cheio de slogans, frases ocas e de um nacionalismo quase ridículo, as minhas esperanças são cada vez menores, pois a maior parte dos americanos não consegue perceber o que vai custar ao mundo mais 4 anos de Bush, Rumsfeld, Cheney e afins.
MNM

BENFICA CAMPEÃO?

O Benfica deu ontem uma prova cabal de que, caso disputasse o campeonato eslovaco, seria campeão indiscutivelmente. Para quem lhe restasse dúvidas, ontem os jogadores do Benfica dissiparam-nas mostrando assim que dez anos de jejum não se devem à qualidade da sua equipa de futebol ao longo dos anos, mas sim, fruto de uma localização errada deixando a nu a má gestão que o clube tem sofrido ao nível estratégico.
JT

quinta-feira, setembro 16, 2004

CHAMPIONS

Hoje o Real Madrid perdeu 3-0 com o Bayer Leverkusen. Para não variar, eu estava a torcer pela equipa que perdeu. Não há problema. Sou Benfiquista e já estou vacinado. Mas tenho ideia de que há pelo menos um português que ficou muito contente com este resultado...
AMC

quarta-feira, setembro 15, 2004

ESTE BLOG TAMBÉM É SEU


Este blog não é só nosso, este blog também é seu. O nosso leitor atento Paulo Pedro Patacas mandou-nos um mail contendo uma foto que não pode passar em branco, daí a sua publicação. Nela se pode ver Nunes a (quem mais poderia ser?) envolvido em bandeiras israelitas envergando uma sweat-shirt com a bandeira dos states. Já eram conhecidas as cores politicas do nosso companheiro de blog, o que os nossos leitores não conheciam era a sua falta de gosto em relação à roupa que veste (isso é lá merda que se vista pá).Continuamos a contar com a colaboração dos nossos leitores, pedindo no entanto as nossas desculpas por não respondermos às milhares de mensagens de apreço que nos enviam diariamente.
JQ
ps-Acabo de ouvir que o Niculae partiu o pé...lol...mais uma prá caixa...ah espera, não é grave dizem eles, é só o metatarso.

NAIPAUL

Escritores e homens como o Naipaul há muito poucos. Aqui vão algumas gemas retiradas duma entrevista:
"Hate oppression but fear the oppressed" ( e esta é a frase da semana- toca a pensar nisto...)

Sobre a Fatwa contra o Slaman Rushdie "An extreme form of literary criticism." (isto é humor....)

Sobre o multiculturalismo "'A man can't say, "I want the country, I want the laws and protection, but I want to live in my own way." It's become a kind of racket, this multiculturalism."
Nunes A

SUPOSIÇÃO

Suponho que a única equipa portuguesa que dava luta ao arsenal era o Boavista no Estádio do Bessa com o José Pratas a apitar.
JT

ASSIM E QUE É FALAR

Hoje de manhã, no Aeroporto da Portela, Luis Filipe Vieira em relação à recente onda de contestações às opções do mister Trapalhoni:"...não vale a pena aparecerem os super sumos das opiniões..."
JQ

YADA YADA YADA E TAL E COISO

Mas se eu não escrevo que o Bush é esperto este blogue quase que morre. Que se passa, está tudo ocupado? Como se eu não estivesse também. Alfa-pendular, 2ª classe. Como se não fosse urgente resolver questões como o livre arbítrio, pois vexas com certeza pensam que são do benfica ou de esquerda porque querem, não? Isso é que era bom! Já quando o big bang começou as leis da física tornariam isso uma certeza, mas não inevitável, porque o determinismo não implica inevitabilidade. Percebem? Porra, eu não e estou farto de tentar. Passe-me isso para acetatos, por favor. A gastrite é a doença das pessoas com paladar, de um certo tipo de hedonismo com tendência para inflamações da garganta. Obviamente que não escrevo isto para ser lido, muito menos entendido. Alguém viu o que aquela gaja menopáusica com pinta de pós graduação em antropologia semiótica aos sábados de manhã fez na câmara do Porto? A senhora deputada do bloco de esquerda inaugurou uma nova fase de demagogia neste pais. Ouviram-na? Ela perguntava com lágrimas nos olhos e entoação à José Hermano Saraiva: Já viram o tempo que faz, vai chover e estas famílias……..” As estatísticas dizem que em Portugal em cada dez idiotas há dois pobres. É preciso desconfiar das estatísticas, as mesmas dizem que na Suécia há um pobre em cada dez loiros. Nunca fui à Suécia, mas duvido que isso seja verdade, como duvido que seja verdade que em cada dez portugueses haja dois pobres. Depende tudo do conceito de pobre, não é. Deixo o meu critério: pobre é quem passa fome e/ou frio, é do benfica, não tem dinheiro para comprar o jornal, não tem dinheiro para fumar mais que um maço por semana, não tem dinheiro para consumir dezenas de contos de heroína (e outras) por mês, não vai às putas mais que uma vez por ano. Se me disserem que existem em Portugal dois milhões de pessoas nestas condições, emigro amanhã! Não, peço desculpa, mas nesse dia não me é de todo possível. Não me caso este ano de certeza. A falta de pudor na exploração da tragédia do Pedro Miguel Ramos é para lá do obsceno e nojento. Vem aí a quinta dos famosos. As taxas moderadoras são uma vergonha. Quer se apliquem à saúde, ao transporte, ou sej aa que for. Qualquer dia é menos dispendioso ser desempregado do que ganhar pouco e ter que pagar taxas para tudo. Este governo, que a acreditar no bloco de esquerda é de extrema-direita, começa é a parecer de extrema esquerda. E se os gajos aumentam os preços dos bilhetes para financiar o cinema português provavelmente perdem o meu voto, além de que lhes mando um mail zangado, ou até dois! A Monica Belluci é a mulher mais mulher que existe. Suspiro. Pode ser em powerpoint? Substituir o Tinga pelo Custódio com pouco mais de meia hora de jogo não é, acho eu e acho bem, um sinal de genialidade, não é também o tipo de coisa que o Mourinho fizesse (já que usam tanto essa comparação). Não se está muito melhor sem barcos a chatear-nos hem?? Digo isto e houve quem quiser, goste-se ou não, o aborto muito provavelmente estará descriminalizado em Portugal antes de 2010, mas isso não estará de forma alguma relacionado com barcos, mesmo que venha uma frota de mil lésbicas holandesas. E a Turquia e os muçulmanos e as leis de adultério e a União europeia e o Kerry e o Blair e já o Aristótelese dizia que….e isso tudo que se foda! Porra, os preservativos e as viagens de comboio estão caras!
Nunes A

terça-feira, setembro 14, 2004

FIM-DE-SEMANA MUITO FUTEBOLÍSTICO

Iniciei com o Gil Vicente – Boavista, uma vergonha, 4 expulsões e 11 amarelos e o árbitro pecou por defeito. Este foi um jogo que mostrou claramente que há jogadores que não têm nada na cabeça. Primeiro o João Pinto que faz uma agressão, depois um outro jogador do Boavista que já estava amarelado e põe a mão à bola quase sem necessidade ficando a sua equipa a jogar com 9. Depois foram os do Gil Vicente tendo mais 2 jogadores se encarregaram de igualar o jogo a esse nível. Fantástico!!!
No sábado vi o Chelsea jogar muito pouco mas é preciso ter em conta que o jogo foi em Birmingham no campo do Aston Villa onde na época passada levaram um banho de bola. Logo a seguir vi a máquina trituradora de adversários, o Arsenal. È a equipa do mundo que melhor futebol apresenta e não consigo compreender os flops que constituíram as suas duas últimas participações na champions league. Ainda no sábado, vi um pouco e ouvi o resto do Braga-Porto e, embora sendo o primeiro jogo do campeonato, confirmou as minhas expectativas para o porto desta época. Pior a defender, menos pressionante e pouco objectivo. É cedo para tirar ilações e sem dúvida que têm o melhor plantel mas as equipas não são aglomerados de jogadores. Isto no caminho para o Estádio da Luz. Exijo no mínimo 34 vitórias no campeonato. Isto porque quando se prescinde dos lirismos futebolísticos à Camacho e se dá primazia ao resultado, se pago bilhete é para ganhar. Prefiro o resultado à exibição (no que diz respeito a resultados do campeonato português) mas apenas e só porque sou fanático e porque não somos campeões há dez anos. Tenho no entanto muitas dúvidas que seja este ano mas o plantel é mais equilibrado. Pior Onze mas melhor 18. A vaia ao trapattoni foi vergonhosa. A substituição foi boa e melhorou a equipa dando consistência ao meio campo. De resto foi a primeire vez que me recorde que o zahovic tenha sido substituído e as vaias não tenham sido para ele. Dois grandes golos como muitos outros nesta jornada. Especialmente o do Maniche, Petit, Simão, Zé Pedro e um do Nacional. No Domingo vi Setúbal a mais para um Sporting que não foi assim tão menos como querem pintar. A primeira meia hora do Sporting foi péssima e o Peseiro que tem muitos tiques errou quando tirou o Tinga caso a intenção dele fosse equilibrar o jogo. Melhorou mas não o suficiente como provavelmente teria acontecido caso o substituído fosse o Pinilla, o Barbosa ou o Viana. Nos entretantos espreitei o Barcelona, a Juve, o Milan e a Lázio e vi alguns resumos do campeonato espanhol e terminei com o Rio Ave – Belenenses que foi um grande jogo mas claramente abaixo das declarações do Carvalhal que ao contrário do comentador sportv não evocou a raça, o querer e o profissionalismo mas sim a sorte em momentos do jogo. Se calhar é por isso é que o Carvalhar é um treinador emergente na cena futebolística nacional e o Vítor Manuel é comentador de jogos de segunda linha.
JT

SERÁ QUE LI BEM?

Na sequência da derrota do SCP em Setúbal, li as seguintes declarações no jornal "A Bola", atribuídas a Dias da Cunha.

Sobre o jogo:
- "O Sporting não soube reagir aos golos do adverário. Por outro lado, o Vitória de Setúbal superiorizou-se e acabou por justificar a vitória";

Sobre o lance da grande penalidade:
- "Para mim é falta porque o árbitro marcou. Do sítio onde estava a ver o jogo não deu para ver se houve ou não falta".

Eu só pergunto o seguinte: quem é este senhor e o que fizeram ao verdadeiro Dias da Cunha?
AMC

segunda-feira, setembro 13, 2004

ATITUDE TVI

Este fim de semana (e ainda hoje de manhã), sempre que fiz um zapping pela TVI e estava a dar um programa de desporto, estavam a ser discutidos os casos da jornada. A grande penalidade no jogo do Porto, a grande penalidade no jogo do Sporting, a expulsão do pintainho, etc. A partir de agora, com este contrato em que a TVI é q tens os direitos dos jogos da Superliga (acho que é isto) passamos a ver a atitude TVI no futebol. Futebol, passa a ser uma série de jogadas insignificantes antes e depois dos casos do jogo (penalties, expulsões, agressões, golos anulados, etc.), porque no fundo é isso que interessa. É como um TVI jornal, mas onde há uma bola e 22 gajos de calções. Vá lá, pelo menos não temos a Manuela Moura Guedes.
JQ

sexta-feira, setembro 10, 2004

TESTICLES ON BOATS

O barco tripulado pela organização portuguesa testicles on boats abandonou hoje a sua missão na Suécia. Tendo chegado, uma semana antes, ao limite das águas territoriais Suecas, este grupo de homens portugueses pretendia libertar as mulheres Suecas, sendo que neste pais elas engravidam muito pouco e existe um enorme número de lésbicas. O presidente da organização, Zézé Camarinha falara-nos da sua missão “Epá, eu adoro lésbicas. Foda-se, quem é que não adora?? Mas agora, desde que um gajo depois possa entrar no meio… Agora duas mulas suecas aos pinotes e estes froxos não entram na brincadeira? É uma vergonha pá, é o terceiro mundo…Isto lá na pátria não é assim”. O governo Sueco não permitiu a entrada do barco nas suas águas territoriais, alegando que havia intenção copulatória por parte dos seus tripulantes, usando como prova o elevado nível de testosterona, evidente na cobertura em pêlo do calcanhar até aos ombros de todos os tripulantes. O Ministro da Defesa enviou mesmo uma fragata para defender o direito das mulheres Suecas ao lesbianismo. Após uma semana de intensa polémica, Zézé Camarinha, bem como os restantes membros dos testicles on boats, mostravam-se conformados. “Epá, que posso fazer?” perguntava Zézé “ Já deixámos no nosso site informações sobre em que praias do Algarve as Suecas podem vir arranjar um macho latino. Temos pena que a deslesbianização seja criminalizada neste país. È o terceiro mundo, que mais posso dizer… Lá na praia da Rocha nenhuma lésbica dura mais de dez minutos….heh. Ai não não…..”
Nunes A

PAQUISTÃO E ÁLCOOL

No Paquistão a pena por beber álcool é de 80 chicotadas. Eu percebo, algumas vezes na manhã seguinte sinto-me, de facto, como se tivesse levado 80 chicotadas.
Nunes A

JÁ QUE TEVE TANTO SUCESSO

O Paíto é o Roberto Carlos moçambicano.

Nunes A

JÁ QUE TEVE TANTO SUCESSO

O Paíto é o Roberto Carlos moçambicano.

Nunes A

9/11

Até a data dos atentados foi bem escolhida. Se esta data não tivesse uma sonoridade tão apelativa (sobretudo em inglês), se calhar falava-se menos do assunto.

Imaginam o 1/23?
AMC

quinta-feira, setembro 09, 2004

A PODEROSA TECLA CTRL

Jovem
Se tens 18 anos e a 4ª classe
és um jovem ambicioso
experimenta

-->selecionar o texto com rato
-->Tocar na tecla B ao mesmo tempo que se pressiona a tecla CTRL

O resultado é espectacular

nunes a

JT

POST QUE NÃO ADMITO QUE SEJA CONSIDERADO POLÉMICO

Eu sou um grande fã do Tiago, mas o que dizer do Manuel Fernandes?
Se aqueles remates, fortes e colocados, começam a entrar, todos irão esquecer o Tiago.
Joga de primeira, faz quase sempre o melhor passe possível em todas as situações, compensa as subidas dos companheiros, remata bem, é agressivo, joga para a frente, tem personalidade e já renovou contrato até 2010.
O que é que se pode querer mais?
Que o Trapattoni não o coloque no banco contra o moreirense.
JT

AS POLÉMICAS TÊM O PROBLEMA DE SE ALONGAREM AINDA MAIS

O Nunes A tem os seus delírios e eu gosto deles, a minha admiração por ele é infinita e ele é a pessoa que melhor sabe isso. Em qualquer das nossas discussões ele tem duas vantagens, exprime-se melhor e é mais culto. Isto nota-se ainda mais se a discussão estiver por escrito porque é impossível interromper e para além disso o que eu disser fica escrito para todos se lembrarem. Adicionalmente, o Nunes A é muitíssimo eloquente enquanto discursa/escreve e por vezes diz qualquer coisa sem nexo que acaba com os comentários e muito fica por explicar. O efeito é quase demolidor, parece uma gaja muito boa que passou pelo café e que fez com que todos os assuntos terminassem e substituídos por outros.
Li o post com atenção, e o Nunes A teve razão, fi-lo com o tal sorriso. Como é que adivinhou? Facilmente, pois está completamente correcta a sua opinião acerca deste blog de amigos para amigos. Alguns posts, senão muitos, são pessoalizados e a retórica de café existe de facto, daí ele ter a certeza que eu encaro a sua resposta como uma continuação da conversa e não como um ataque e ainda mais presumindo o conhecimento da minha opinião.
E mais uma vez acertou que eu provavelmente sou o que peca mais nesse aspecto. Esqueceu-se de algo importante. Só o faço em relação a ele. E porquê?
Porque não consigo conceber que o meu amigo escreva constantemente a advogar o comportamento americano no mundo. Sei que não é isso que pensa, mas para quando um post a contestar algo. Em conversas bem anteriores ao polifonias, o Nunes A se se lembrar reconhecerá hoje que não fui contra a intervenção americana no Iraque se bem que contestando a legitimidade. Ainda hoje não sei se sou contra ou a favor e penso que alguém minimamente informado nunca estará certo de ser a favor ou contra. O que eu realmente não compreendo é como é que o Nunes A na sua pró-americanisse constante neste blog se revê em posições apresentadas ao mesmo tempo em que se diz: “Ou estão connosco, ou estão contra nós”, ou “a minha referência política é Jesus Cristo, é ele quem ilumina o meu caminho”, transformando atentados terroristas em guerras civilizacionais ou religiosas. A postura dos americanos em relação ao mundo é sobejamente conhecida
e tudo menos desinteressada. A participação na primeira guerra começa com um ataque ao paquete Lusitanea mas no fundo foi apenas quando perceberam que existindo um domínio continental na Europa a hegemonia Atlântica estaria em causa (Canal do Panamá no ínicio). Na 2ª guerra, e curiosamente com o Avô do Bush a ser uma das principais pessoas a tratar dos financiamentos nazis na América, apenas se envolvem quando Pearl Harbour é atacado e como existia o pacto do eixo (Alemanha-Itália-Japão) viram-se quase obrigados a intervir contra os Nazis. A Coreia e o Vietname estiveram relacionados com a guerra fria. E agora o Nunes A resume o comportamento americano à prosaica missão de combater o terrorismo. A verdadeira acusação que eu faço ao Nunes A é a desonestidade intelectual que está patente em grande parte dos posts políticos. É natural que todos a pratiquemos quando queremos fazer valer os nossos pontos de vista, no fundo somos todos vendedores da nossa opinião.
Mas adiante. O post parece demasiado anti-semita (verdade, mas não propositadamente). Eu não sou anti-semita. O objectivo do post era chatear (no bom sentido), o Nunes A. O resumo histórico não foi para educar os ignorantes mas para enquadrar os leitores na analogia disparatada que ia fazer a seguir, mas não foi tão disparatada como o Nunes a diz ter sido. Foi apenas abusiva (outro termo para com reservas) como tantas outras que tens feito. Quando dizes: “…não era bem uma defesa, era apenas uma pergunta…” insultas os leitores. A tua interpretação da expressão “Advogado do Diabo” foi errada. Israel não é o diabo e nem sequer sugeri que as tuas opiniões fossem eco das de outros. Advogado do Diabo é aquele senhor enviado pelo Vaticano e que vai questionar a vida de alguém que já morreu e que todos pretendem que seja santificado. São perguntas propositadas para apanhar o morto em falso. Neste contexto, como em outro qualquer, é aquele que opina contra a corrente (e ás vezes contra a sua própria opinião apenas para manter a conversa viva) e a corrente neste blog (como na maior parte dos que existem) é ser de esquerda ou quase esquerda e desconfiar dos americanos. Tu sabes disso e empolas os teus posts neste sentido, daí eu de vez em quando gostar de te provocar e a avaliar pelo tamanho da tua resposta, provoquei-te mesmo desta vez.
Para quem ler isto e não nos conhecer pode pensar que isto é mais sério do que realmente é. O post provocativo poderia ser acerca da merda de jogador que o Pedro Barbosa é e sempre foi. A resposta do Nunes A poderia ser ainda mais eloquente.
Não gostei do p.s.2 em que dizes “aquele abraço”, não sei ao que soou, mas não soou bem. Deu a impressão que pensaste que se calhar estavas a ser duro demais comigo…não gosto de paternalismos. Mas só de imaginar que ficaste indignado, aliás, extremamente indignado, já ganhei o dia.
P.S. O que é que se poderia esperar de uma pessoa que não assina a bold??!?!?!?
JT

OS POMBOS

Há pessoas que não gostam de pombos. Há mesmo quem os odeie. Dizem que os pombos são porcos e mal cheirosos, que transmitem muitas doenças e lhes cagam na cabeça. Há pessoas que não gostam de pombos. Eu não gosto de pombos.
JQ

AS POLÉMICAS TÊM O PROBLEMA DE SE PROLONGAREM

Estou parvo. Acabo de ler o post mais fascista que surgiu neste blog. Ao contrário do que os exmos leitores poderiam pensar, não foi escrito por mim, mas sim pelo meu grande amigo JT. Depois de um resumo histórico para educar os ignorantes JT veio fazer algo que já nem sequer Yasser Arafat e a maior parte dos dirigentes Árabes faz hoje em dia: negar a Israel o direito à existência. É inacreditável, deixa-me absolutamente siderado. Depois, fazer analogias não é tão simples como parece. Ao contrário da minha analogia (feita com reservas, devo salientá-lo) entre os Russos e os Israelitas, que pode ser criticada em muitas coisas, mas que , na minha opinião não é totalmente descabida e serve para debater vários pontos, a analogia feita por JT entre os Indios e os Palestinianos, é, perdoa-me meu amigo, de bradar aos céus. O porquê disso não me apetece explicar pormenorizadamente e ofereço-me para tomar um café com o visado e aí, se for um dia bom, apontar extensamente a absoluta ignomínia de uma analogia dessas. Para já digo que não se mistura Indios e Cowboys com israelitas e palestinianos. Para qualquer um o motivo devia ser óbvio. Depois, devo fazer uma ressalva. Já aconteceu várias vezes neste blog um certo tipo de argumentação, mas o exmo JT, meu grande amigo, é talvez a pessoa que o faz mais frequentemente. Por este ser um blog de amigos para amigos cai-se por vezes na retórica de café. Pessoaliza-se as coisas, adivinha-se a opinião do outro antes mesmo dele a proferir. Faz-se o pior que se pode fazer numa discussão que é em vez de debater argumentos, debater o porquê o outro usa esses argumentos ou, pior ainda, debater o outro. Há várias referências que considero desagradáveis (esta última palavra pronunciada com sotaque aristocrático), e que a mescla com elogios não lhe diminui o efeito. Apelo ao fair-play do JT (que sei que o possui em abundância), sabendo que ele escutará a critica com um sorriso. Devo confessar que não sou americano, nem sequer republicano, portanto o “o bom americano é o bom republicano” não se aplica a mim. Depois, considerar-se que a minha defesa de Israel (atenção, não era bem uma defesa, era mais uma pergunta, mas ok….) é apenas para cumprir um projecto programático de um partido ao qual nem sequer pertenço é no mínimo insultuoso, já que me torna num papagaio das opiniões dos outros, como se a mim não coubesse o direito a defender seja o que for. É como se achasses que certas opiniões exprimem a minha verdadeira pessoa (culto e inteligente thank you) e outras fossem eco de outras vozes (advogando o diabo). Meu caro, quer as com que tu concordas quer as com que tu discordas são todas as minhas opiniões. Não nego que sou influenciável que tenho fontes aqui e ali, mas procuro pensar pela minha cabeça.
Já agora, Israel, além de não ter o direito à existência, não pode sequer ser justificada, e além disso é o diabo??? Atenção às palavras meu caro, pois no teu post disseste exactamente o anterior. Acredito que não fosse isso que desejasses dizer, mas se foi, então tem cuidado porque entre o teu discurso e qualquer sermão neo-nazi não há grandes diferenças.
Há ainda outro ponto, que alguma gente na esquerda e na direita tem dificuldade em perceber: a história não anda para trás. Os erros que se cometem ficam. Mesmo que se discorde com a criação de Israel, ela está lá. Agora o que interessa é fazer a região funcionar sem derramamento de sangue todos os dias. Ou sugeres que se atirem os judeus pró mar como gritam as inocentes multidões de palestinianos?
É como no Iraque, onde os idiotas exigem uma retirada imediata sem perceber as consequências que tal teria. ((( Já agora, se tanta gente é contra o que aconteceu no Iraque e concorda que se devia deixar a situação como estava dantes, então, tendo em conta que Saddam e muitos dos seus homens estão vivos (e capturados) porque é que ninguém sugere que se reponha o regime?????))))
Depois, caso levássemos a sério a tua analogia dos indios. Se os “americanos” matassem indíos civis indiscriminadamente com fins políticos, seria terrorismo, obviamente. E , outra coisa, os palestinianos nunca poderão estar a praticar terrorismo preventivo. Parece que não ouviste o que disse sobre civis. Se o Hamas rebentar um tanque do exército israelita direi que nãos e trata de um atentado terrorista mas de um acto de guerra (que, por muito horrível que seja tem regras). Se o Hamas rebentar com uma creche como pode isso ser visto como preventivo? Mesmo se fossemos loucos e usássemos argumentos como “eles vão crescer”, não faria sentido, já que sendo Isreal um pais livre as crianças da cresce podem crescer e tonar-se mesmo ateus de esquerda pro-palestinianos e continuar a votar em eleições em Israel. Ou seja, estariam a eliminar futuros aliados políticos. Mas os terroristas não pensam nisto, pois não? Para eles interessa o body bount, mais nada. Quando é que o exército israelita matou palestinianos e depois disse “matámo-los porque eram palestinianos?”. Não estou a dizer que o exército israelita seja perfeito; infelizmente está longe longe longe disso. Já morreram também muitos civis palestinianos. Só que enquanto em Israel se lamenta a morte de civis palestinianos, na palestina celebra-se a morte de civis israelitas. A diferença entre civis e militares é das mais importantes que existe. Numa guerra é a mais importante. Na segunda guerra mundial não existia. Hoje em dia é uma preocupação constante dos exércitos civilizados (se é que algum exército pode ser civilizado, parece-me uma proposição paradoxal). Os terroristas negam essa diferença. O inimigo é o outro (o que não acredita em A, B ou C , o que tem aquela raça ou côr ou fala aquela língua), e o outro deve morrer.
Devo ressalvar, para que não haja confusões que não defendo tudo o que os EUA fazem (deixo isso para o Luis Delgado), nem tudo o que o governo de Israel faz. Não acredito em anjos e demónios em política. Tu , pelos vistos, acreditas no diabo.
Não me leves a mal.
Just for the record. Sou bastante ignorante da questão israelo-palestiniana. Este post é dedicado apenas ao JT. Falei de muitas coisas diferentes e provavelmente disse bastantes disparates. Contudo foi para combater um post ainda mais disparatado, que não creio ter sido propositado (no sentido em que Jt não quereria que parecesse tão anti-semita como pareceu). Para discussões a sério sobre o “problema da palestina/israel” vejam o blog crónicas matinais.

Ps)-Atenção, não proferi uma só palavra sobre o muro, por isso não partam do principio que eu acho isto ou aquilo.
Ps2) Jt, aquele abraço....

Nunes A

quarta-feira, setembro 08, 2004

POR FALAR EM HUMOR NA TV...

... alguém ainda se lembra do Parker Lewis? Por acaso, era uma série de que gostava.. Quando é que será que a Sic Radical a mete no ar?

Isto porque para já, só vai dando para rir quando o Gabriel Alves comenta jogos. E até vos digo mais: para um senhor com a idade e peso dele, o homem tem uns golpes de rins fantásticos... É com cada mudança nos comentários que faz dos jogadores e dos comportamentos da equipa ao longo do jogo, que até impressiona.

Reparo ainda que o Cristiano deu o salto do jogador que joga bem à bola para o jogador que joga bem futebol... E ainda bem!
AMC

ESTE SIM É CAPAZ DE SER UM POST POLÉMICO (TÍTULO À POSTERIORI)

O local do nascimento do povo Judeu é na terra de Israel. Aí, uma parte da longa história do país foi intocável e em que os seus primeiros milhares de anos estão descritos na bíblia. Foi lá que a sua identidade, cultura e região foi formada até que por diversas razões o seu povo foi obrigado a exilar-se. Durante os muitos anos de dispersão, o povo judeu nunca subestimou ou perdeu a ligação com a sua terra. Com o estabelecimento do Estado de Israel em 1948, a independência judaica, perdida duzentos anos antes foi renovada.
Agora pensem nesta situação. Se o Reino Unido e a Irlanda, principais países fornecedores de soldados americanos de há duzentos anos atrás, recolhesse todos os sobreviventes índios americanos espalhados pelo mundo (se é que os há) e a ONU fizesse uma resolução em que dividia os EE.UU em duas partes assimétricas e colocasse americanos de um lado, índios do outro e em que Nova York fosse partilhada por ambos os povos e que passados uns anos por causa de uma guerra entre os índios e o México, os americanos fossem todos empurrados para a costa leste dos EE.UU mas tendo em atenção que não poderiam ir de Miami para Philadelfia e que Boston seria apenas dos índios e que a estrada de Boston para Chicago impedisse que os americanos que vivessem acima de Boston fossem para Nova York, achavam bem? Se os americanos fizessem atentados contra os índios seria terrorismo, represália, ataque, defesa, o quê?
Postar a enaltecer o comportamento de Israel não é por acaso, faz parte da cartilha de “Um bom americano é um bom Republicano”. Ou então faz parte da outra mais difundida por estas bandas “Eu gosto de ser do contra, mas tenho uma costela conservadora, o que é que eu faço?”
Independentemente de se concordar ou não com a guerra preventiva no Iraque, etc. é inútil justificar o comportamento de Israel. Será que os palestinianos não estarão a praticar terrorismo preventivo?
Já sei que o Nunes A vai comentar com qualquer coisa do género:”Mas o que é isto?!?! Shame on you JT” mas com posts em que os americanos são anjinhos e os israelitas tratados como cordeirinhos e se fazem comparações entre o caso da Rússia e os de Israel estamos perante um caso claro de falta de honestidade intelectual principalmente vindo de quem vem, cuja cultura e inteligência em muito ultrapassam a sua advocacia do diabo praticada constantemente neste blog.
JT

VEIO MESMO A CALHAR

Já depois de ter escrito o post anterior, dei de caras com isto: www.danielpipes.org/article/2066 Cito uma parte:

The origins of this unwillingness to name terrorists seems to lie in the Arab-Israeli conflict, prompted by an odd combination of sympathy in the press for the Palestinian Arabs and intimidation by them. The sympathy is well known; the intimidation less so. Reuters' Nidal al-Mughrabi made the latter explicit in advice for fellow reporters in Gaza to avoid trouble on the Web site www.newssafety.com, where one tip reads: "Never use the word terrorist or terrorism in describing Palestinian gunmen and militants; people consider them heroes of the conflict."



VENHA A POLÉMICA- BRING IT ON

Nos comentários ao meu post sobre o terrorismo, só o Mcgyver se apercebeu de que trazia água no bico, ressalvando que apesar de concordar com a acção preventiva (sem danos colaterais….) se eu quisesse ligar isso à “causa” palestiniana, a coisa seria diferente. Porquê? Outro dia o terrível e fascista (na opinião do senhor Saramago) governo/exército Israelita atacou um campo de treino do Hamas matando 14 terroristas e ferindo 40 e tal pessoas, muitas delas civis. Os media indignaram-se como de costume. Frases como “mais uma acha para a fogueira” ou regar o fogo com gasolina” ou “continuar a espiral de ódio” fizeram-se ouvir (se não estas, outras do mesmo género). Contudo, o Hamas não é um partido ou um movimento cívico ou seja o que for, é, pura e simplesmente, uma organização terrorista cujo único fim é matar judeus (consegue ser terrorista e racista ao mesmo tempo; aliás, estas duas vêm muita svezes juntas). Quantos mais melhor. Sabendo de que estavam reunidos um número de terroristas planeando ataques contra civis israelitas (e judeus) o exército agiu em legítima defesa de Israel matando antes que os assassinos matassem. A não ser que se considere que 14 terroristas juntos não estão a planear ataques, talvez estejam só a jogar trivial pursuit ou a fazer bolos de noz…. Muitas vezes o exército israelita é criticado por atacar alvos inocentes e acusado de terrorismo por isso mesmo. (parece que a definição implicita de terrorismo é matar civis de propósito….). Mas desta vez nem sequer esse tipo de alegações foi realizado, admitindo o Hamas tranquilamente de que todos os mortos eram membros. Logo, todos os mortos eram terroristas. Qaul é a diferença entre este caso e o Russo (tirando o contexto histórico e cultural, que não é tão diferente assim), alguém me explica? Se o governo russo estaria correcto em fazer o ataque preventivo, como muitos de vós tinham concordado, então porque está o governo israelita errado em tal fazer (como pressuponho que muitos de vós achareis que ele está)????? Qual a diferença? Se é pelo que os “terríveis” israelitas fazem aos pobres dos palestinianos, que dizer do que os russos fizeram aos tchétchenos? A questão é que enquanto a sociedade ocidental, e em especial a Europa continuar a fazer o pino retórico e acrobacias argumentativas para chamar terroristas a uns, independentistas a outros, guerreiros da liberdades e etc… o terrorismo continuará a proliferar. É engraçado quando fica tudo escandalizado com as crianças mortas russas mas ninguém tem uma palavra de piedade das famílias israelitas, ou para o pai de três meninas, todas abatidas a tiro enquanto viajavam de carro com a sua mãe (também abatida a tiro, e para adicionar à tragédia). O homem, o viúvo que deixou de ser pai de três e, com o tempo, de quatro meninas (todas com menos de 13 anos, acho eu) disse “fiquei sozinho”. As famílias da Ossétia não ficaram sozinhas, pelos menos não já. A dor do mundo está com elas, o sue sofrimento é, embora de forma ténue e insuficiente, partilhado por milhões em todo o mundo. Agora com o pai judeu ninguém se preocupa. Dizem que a culpa é do Sharon, mas o que tem ele a ver com isso? O terrorismo é isso, a matança de inocentes com fins políticos. Mas parece que para muitos, uns são mais inocentes que outros….e os judeus (para não variar, no mundo ocidental) são os menos inocentes de todos.
Nunes A

CONVERSAS

Carreira 58. Portas de Benfica-Cais do sodré. Idosa sentada nos bancos da frente,"Pois, eu já faz 15 anos que fui a uma consulta ao Júlio de Matos por causa da menopausa, e não sou maluca, vou lá 3 vezes por anos e não sou maluca. É nervos. Eu até digo à doutora, ó doutora isto dá-me para ficar parada, não tenho vontade de fazer nada, não me apetece limpar a casa, não me apetece passar a ferro, não me apetece lavar a roupa. Nada. É da medicação, diz ela. E dá-me para dormir, por tudo e por nada, adormeço. Ontem até estava com o meu marido a ver o Minipreço....não, o Preço Certo, e adormeci. Tive que perguntar ao meu marido, então ele ganhou? Não. " Uma jovem castanha entra na conversa, "É, é. Isto agora é assim. As pessoas antigamente viviam mais anos, viviam cento e tal anos. Agora não, uma pessoa já compra tudo estragado. Um frango, 15 dias, dois Kilos. Comem comprimidos. E o mundo está todo polido. Pois, antigamente é q se vivia mais anos."
JQ

REBELDES?

Nota introdutória: Este post é despretensioso, surge apenas porque me parece que não é muito preciso chamar rebeldes aos bombistas no Iraque e não me interessa aqui discutir a legitimidade nem sequer a percentagem de rebeldes entre os mortos.
Hoje ouvi uma notícia que dava conta da morte de 76 pessoas no Iraque em consequência de um ataque norte-americano a um local onde presumivelmente estariam rebeldes.
Partindo do pressuposto que um rebelde é alguém que é e/ou actua contra o regime ou sistema surgem duas questões.
O regime caiu. Os anti-americanos (ou anti-civilização ocidental) não necessariamente anti-ditadura do Saddam passam a ser os rebeldes. Mas porquê? O Iraque tem algum regime? Mesmo considerando que sim, será que existe de facto?
Estas são perguntas sinceras e não de retórica pelo que gostaria que dessem a vossa opinião em especial o Nunes A (e de ti espero uma resposta séria e não um manifesto pró-americano ou anti-muçulmano).
JT

POIS É...

Foram precisos 27 anos de vida, escola primária e secundária, 1 licenciatura, 2 pós-graduações, 6 anos de trabalho, viagens pelo mundo fora, uma enormidade de livros, de discussões, de conversas, de amigos, de namoradas e de mais tanta coisa para chegar a uma conclusão:

Eu gosto é de mamas, pá!
AMC

terça-feira, setembro 07, 2004

LINKADELA

Acabadinho de ser introduzido na coluna dos links está o blog fora do mundo, onde se pode encontrar bons escritos de PL, PM e FJV. Assim, o Nunes a. escusa de se desdobrar em grandes derivações argumentativas quando falar sobre o Michael Moore, bastando para isso dar uma linkadela para aqui, que vai dar ao mesmo. Gosto muito dos textos do PM, partilho de algumas das suas opiniões, como esta, por exemplo. Os tipos são bons, mas deviam era vir cá ler o post dos soluços do JT para verem o que é bom para a tosse.
JQ

QUESTÃO 1 (TERORISMO)

Se o governo Russo soubesse, uma semana antes, que o atentado terrorista (contra a escola) estava a ser preparado num casarão da Tchetchénia, e tivesse conhecimento da altura em que os terrorista e futuros genocidas estariam todos reunidos debaixo do mesmo tecto, poderia rebentar com esse casarão, mesmo correndo o risco de morrerem alguns civis? Alguém tem alguma dúvida que caso esta situação fosse real eles rebentariam sem hesitar com o casarão e seu recheio de terroristas? Mas o que quero saber é, é certo ou errado rebentarem com o casarão? Que alternativas sugerem? Vá escrevam meninos, comentem…..
Nunes A

HUMOR, OU NÃO!

Ontem ouvi uma edição repetida do “Homem que mordeu o cão” em que o Markl construiu uma piada que durou 5 minutos. A piada consistia no contraste entre a alegria de uma música e a tristeza da sua letra. O cantor, autor do álbum “Ash Minhash Canssons”, invasor do Algarve e canastrão até à medula, Richard Chamberlain e a sua canção cujo refrão é “Oh, it’s so funny, oh, we don’t talk anymore” foram alvos do escárnio do Markl. Até aqui tudo bem. Mas como entender que parte da piada seja precisamente por causa do refrão em que, e segundo o Humorista da rádio (em TV sucks), a sua tradução é: Oh, é tão giro, já não nos falamos para sempre. Isto não tem importância alguma, mas a tradução não deveria ser “Oh, é tão estranho…” Parece-me que sim mas assim já não se podia fazer bom humor, né AMC? Estou contigo…Entretanto soube que o programa da manhã terminou porque as suas audiências desceram 20% entre Março e Junho. Não admira. Quem é que iria ouvir um programa de rádio feito pelos protagonistas do pior programa de sempre de humor a seguir ao do João Melo? Fica na rádio, escreve textos mas desaparece da televisão sff!!!
JT

O REGRESSO DE NUNO GOMES

O Nuno Gomes que na minha opinião é um grande jogador e que tem feito muita falta ao Benfica regressou hoje aos treinos após uma lesão no joelho. Este regresso peca por tardio. É incompreensível que um jogador que se lesiona nos quartos de final do campeonato da Europa, esconda a lesão, jogue mais dois jogos e vá de ferias sem dar cavaco ao clube. Ao invés do Simão há duas épocas em que levou consigo para férias o fisioterapeuta António Gaspar e assim recuperou a tempo da época iniciar, o Nuno Gomes preferiu seguir o exemplo do Mantorras em que nada fez para que o seu joelho recuperasse e piorou durante as férias a lesão de que padecia. Foi há mais de dois anos!!! Assim e com uma grande lata, acrescente-se, o Nuno Gomes apresentou-se no início da época lesionado, perdendo assim a preparação, a liga dos campeões e pelo menos duas jornadas do campeonato para além da chamada à selecção para estes dois jogos. Falta de profissionalismo de um grande jogador e que muita falta faz ao seu clube.
JT

SOLUÇOS

Os soluços são os enfants terribles do nosso corpo. Aparecem aparentemente do nada, não têm um padrão de comportamento e vão-se embora quando lhes apetece. Por vezes simulam até um adeus que rapidamente se verifica que era apenas um até já e voltam de rompante como que dizendo ainda estou aqui meu grande palhaço.
Já agora não deixa de ser interessante que qualquer um dos meus colegas postadores poderia postar utilizando os soluços.
O Nunes A tentaria implicar a esquerda anti-Bush numa megaconspiração contra as acções anti-terrorismo americanas afirmando que teria sido um soluço do Louçã que havia despoletado tal movimento e acrescentaria, o Brett Anderson não soluça.(Assinatura sem bold claro)
O Borges A, contaria uma história da sua aldeia em que um soluço alheio teria provocado uma confusão tal que a bicla do Zé Peixoto teria servido de arma de arremesso contra o Arnaldo do café.
O AMC insinuaria que nenhum vizinho seu soluçou nos últimos meses com medo que o túnel do marquês soçobre a seus pés.
O JT escrevia o que escreveu no primeiro parágrafo deambulando entre tentativas de piada e tentativas de afirmações contundentes.
O MNM diria que os soluços não são obra do acaso e desvendaria todas as suas manobras técnico–tácticas que lhes permite chegar ao golo.
O JQ diria que o soluço já havia sido cantado pelos mashive (banda-muito-cool-que-nunca-ninguém-ouviu-falar-mas-que-já-foi-mencionada-num-programa-alternativo-de-rádio-e-que-o-vocalista-dos-prsyvo-diz-ser-uma-referência-sua) e que um dia ainda há-de fotografar um soluço.
Por fim viriam os comentários:
O DrMilhones perante uma alusão a um qualquer soluço, defenderia o PSL até à morte.
O Coroneu diria: “O Coroneu também soluçou inesperadamente uma vez quando despertava nos Andes…”
O Borges A diria:”dasse lolooolol”
O Gonçalo Loureiro ficaria indignado com o que o JQ havia escrito e diria que os prefosonic são muito melhores e acusava-o de estar desactualizado, ao que JQ retorquiria com uma piada/acusação que terminaria com os comentários a menos que o GL comentasse e pedisse desculpa pela confusão
Etc.etc.etc.
JT

segunda-feira, setembro 06, 2004

COUPLING- HOJE À NOITE NA SIC MULHER

O coupling (em idioma nacional: ligações) é a série mais engraçada e inteligente a passar na televisão portuguesa. É também, a mais bem escrita, e, de certa forma, a mais britânica das séries. São três homens e três mulheres e os diálogos mais fabulosos que se imaginar possa, versando, naturalmente, as diferenças entre homens e mulheres (como por exemplo a apetência para a pornografia nos primeiros e o entusiasmo pela existência de tipos diversos de gel de banho nas segundas), o sexo, o sexo, casais, sexo, diferenças entre homens e mulheres, o amor, o sexo e mmm já mencionei as diferenças entre homens e mulheres?? Dá aos sábados e domingos na Sic mulher (não deixem que o canal em que passa vos assuste) às 11 da noite, mas às segundas (logo, hoje!!) passa às dez (ou dez e meia, não me lembro) no mesmo canal. É imperdível. Como sou entusiasta de muita coisa talvez vexas pensem “epá lá tá o gajo a exagerar, não me vou dar ao trabalho de ver isso”. Para vos convencer deixo algumas citações das personagens para poderem apreciar o humor inteligente que por ali se faz. Por outro lado, se são o tipo de pessoa que comprou o DVD do Fernando Rocha, epá deixem estar e não se preocupem mais com essa coisa de um gajo ter que ler pelo menos um livro completo durante toda a sua vida; ler é sobrevalorizado, a sério…

“A woman’s breasts are a journey. Her feet are the destination. “ Sally

“I really quite like being single. Except for the bit about not having a man. “ Jane

“I need breasts with brains. I don’t mean individual brains, obviously... I mean, not a brain each. You know, I like intelligent women, but you’ve got to draw the line somewhere... I think breast brains would be over-egging the woman pudding. “ Jeff

“You’ve never understood about bottoms, Jane. Having a bottom is like living with the enemy. Not only do they spend their lives slowly inflating, they flirt with men while we’re looking the other way. “ Sally

“I like films with lesbians in them because it’s nice to think there are attractive women out there who can’t find a boyfriend. “ Patrick

Sally: What do you call people you go out with but you don’t try to sleep with?
Patrick: Men.


Nunes A

COMUNICADO

Venho por este meio informar V. Exas. de que após nove longos anos de trabalho árduo conclui a minha licenciatura.
DR. JT

domingo, setembro 05, 2004

É PRECISO TER CALMA

Festa do avante. Noite de Sábado. Abrunhosa canta para a esquerdalha. Abrunhosa fala para um público comuna, manda bitaites políticos contra o governo. Abrunhosa rei e senhor. Assim também eu era artista e dava concertos de sucesso...ou então não. Quer dizer, é o mesmo que cantar para um público de benfiquistas com a camisola do slb vestida e a meio cantar o slbêêê, glorioso slbêêê. É meio caminho andado para os ter na mão. Abrunhosa é bom compositor, eu gosto. Às vezes gosto até do homem e da postura. Mas aquele discurso politizado tem limites, ou pelo menos devia ter. Abrunhosa em entrevista à RTP, repete esse discurso, fala bem, mas fala demais. Chega a dizer alarvidades do género”este governo não foi eleito por sufrágio” ou “o Portas manda mais que o Santana”. Enfim…No fim da entrevista a jornalista pergunta: “Posso-lhe fazer uma pergunta indiscreta?”, “Sim diga”, “É de esquerda?”. O homem responde”O que é que acha?”. Eu digo: Daah!!
JQ

GREAT NEWS!

Confirmadíssimo. Seinfeld a partir de 23 de Setembro na Sic Radical.
MNM

sexta-feira, setembro 03, 2004

MÁ FÉ, NÓS???

Árabes e Tchetchennos numa coligação-dos-selvagens mantêm uma escola refém e são responsáveis por dezenas (talvez centenas) de mortos. Alguns idiotas conseguem atribuir parte da culpa aos Estados Unidos. Volto a insistir, o atraso mental devia pagar imposto!
Nunes A

SERÁ QUE ALGUÉM...

... pediu um estudo de impacto ambiental antes de deixar o Francisco-não-sei-o-que-é-mas-em-princípio-estou-contra-Louçã entrar para a política? É que pelo menos a nível de poluição sonora e visual acho que não tinha sido mal pensado...
AMC

quinta-feira, setembro 02, 2004

UMA SALVA DE PALMAS PARA O DITADOR

Gosto muito deste template!
JT

MÚSICA

Fugindo à linha elitista do Polifonias no que diz respeito a música, aproveito para referir que a música estúpida da semana que não me sai da cabeça chama-se dragostea din tei. Caso a queiram cantar na banheira aqui fica a letra...
JT

POST MUITO POBRE E QUE NÃO VALE A PENA LER SOBRE O BENFICA

Não vi os últimos dois jogos do Benfica, mas pelo que tenho lido (incluindo aqui), pelo que tenho ouvido e pelo que vi nos jogos anteriores não percebo a razão de tanta indignação. É alguma surpresa? Estavam à espera do futebol romântico do Camacho incapaz de ganhar um campeonato? Na minha opinião só temos hipóteses na taça de Portugal principalmente devido à especificidade da prova. Quanto ao campeonato temos hipóteses apenas e só se embalarmos com vitórias e ganharmos assim uma dinâmica imparável de conquista!!! Lembram-se do Boavista? Lembram-se do Sporting Inacês? Ou seja, é possível sermos campeões…mas com o Trapattoni nunca será com futebol bonito, embora haja esperança de que os 3-0 na Bélgica corram com o Argel para sempre e que a opção pelo Manuel Fernandes seja para durar…lá estarei dia 12 (ou 11, ou 13, quando for) para sofrer contra o moreirense.
JT

IDA AO CENTRO DE SAÚDE

Iniciei as férias com uma ida ao centro regional de saúde da minha área de residência. Afinal nem tudo na saúde funciona mal neste país e isto merece ser realçado. Tirei a senha que me mandaram tirar, sentei-me 5 minutos, levantei-me para ir à máquina de chocolates, comprei um kit kat, comi o kit kat, deu-me vontade de cagar, fui a casa a pé, pelo caminho cumprimentei e troquei algumas palavras de circunstância com o Sr. Álvaro e o Sr. Barbosa, vi o correio, esperei pelo elevador, disse olá à minha mulher que entretanto acordara, fui cagar(de certeza que o kit kat e algo mais), terminei e depois de limpar o cú e lavar as mãos fui para a sala, conversei um pouco com a minha mulher, despedi-me dela pois foi para a ginástica, sentei-me no sofá e fiz algum zapping, li o caderno principal do expresso por inteiro, comi qualquer coisa, voltei para o centro de saúde a pé e quando me volto a sentar na sala de espera com a exactidão de um relógio suíço chamam pela minha senha. Isto é que é eficiência!!! Claro que nem tudo correu bem porque disseram-me para tirar a senha errada mas isso é apenas um pormenor…
JT

TAMBÉM ABANDONO A SELECÇÃO

Apesar de me encontrar no auge da minha forma futebolística, raramente fui opção. O provincianismo que impera neste país impediu-me de jogar com regularidade junto de Figo e Rui Costa apenas pelo facto de eu não ser profissional, de nenhum treinador ter consciência da minha existência e de apenas por meia dúzia de vezes ter jogado futebol de onze. Estes pequenos pormenores, num país a sério, não seriam obstáculo a uma fabulosa carreira da parte de um jogador tão desprovido de qualquer qualidade excepcional para a prática do desporto rei como eu próprio. Nunca recebi qualquer proposta de qualquer clube para jogar, mas o facto de o Estoril não realizar propostas ao Zidane não significa que não o desejasse no seu plantel. A minha forma física pode não ser a melhor, à qual uma tendência natural para a hipocondria não ajuda, mas, garanto que estou em melhor forma que o Maradona, e não é ele um grande jogador? Culpo a minha ausência do Euro e do último Mundial por uma falta de visão. Posso preencher qualquer posição com igual ineficácia, sou capaz de ir sair à noite em Macau e não sofro do tipo de problemas que Secretário sofria. Porque não posso eu ser um jogador de selecção?? Sei que entristeço algumas pessoas com esta decisão, nomeadamente quem aprecia as entrevistas de fim de jogo. Penso que seria aí que faria sentir a mais valia citando Hegel e Nietchze para justificar uma derrota de 3-0.
Sinto-me feliz de poder anunciar a minha decisão poucos minutos após o meu colega AMC. Ainda nos podem ver a jogar no asfalto no campeonato de veteranos. Relembro com agrado desta minha ausência eterna da Selecção Nacional, os estágios a que não fui, as casas de putas onde não parti a mobília, os triunfos para os quais não participei, os desafios decisivos em que não joguei e as festas em cuecas no balenário onde não reguei ninguém com champanhe. Gostava de agradecer à minha família e amigos o apoio que não me deram, e dedicar, à esposa que não tenho, todo o amor que não sinto por uma vida a dois que nunca existiu. (começo a chorar e a tentar conter as lágrimas, o discurso torna-se quase imperceptível). Acima de tudo queria agradecer ao Sporting, pois foi este clube que me fez sentir, muitas e repetidas vezes que, entre ser o otário cansado molhado derrotado e assobiado no relvado e o gajo seco e indignado na bancada eu me sentia mais confortável com o segundo. Um bem-haja a todos os meus ex-companheiros de selecção. Paula... temos conversa para por em dia...telefona-me!
Nunes A

RENÚNCIA

Pretendo anunciar publicamente que atingi uma fase da minha vida em que chegou a altura de abraçar novos projectos e de deixar espaço a outros, pelo que renuncio à Selecção Nacional de Futebol, não contando por isso ser convocado na campanha do Mundial 2006.

Quero ainda agradecer a todos aqueles que me acompanharam ao longo destes anos e deixar um abraço de apoio ao seleccionador Nacional, desejando-lhe a eles e à nossa equipa todo o sucesso do mundo.

Força Portugal!!
AMC