sexta-feira, dezembro 31, 2004

UM GRANDE 2005

(Para todos os "colegas" deste blog e para os nossos milhões de fiéis leitores)
MNM

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

26/12/03 - Terramoto em Bam, no Irão (um país muçulmano do eixo do mal), causando mais de 50.000 mortos;

26/12/04 - Terramoto com Epicentro na Indonésia (maior país muçulmano do mundo);

a) Coincidência?
b) Testes de nova arma orgânica dos americanos?
c) Castigo Divino, escolhendo o dia a seguir ao Natal para se manifestar?
d) Tentativa de reconciliar o mundo através da solidariedade? (o que não invalidaria a opção b))
AMC

quarta-feira, dezembro 29, 2004

TRAGÉDIA IMENSA

Os últimos números projectam que podem existir mais de 100.000 mortos. Uma tragédia imensa, brutal e que não é só da zona onde ocorreu o maremoto. Trata-se sim, de uma tragédia à escala planetária. A maior parte dos países afectados têm recursos bastante limitados e é fundamental uma acção conjunta dos países mais desenvolvidos para tentar minorar ao máximo as consequências de uma catástrofe deste género, principalmente ao nível da propagação de doenças e apoio aos que perderam tudo num espaço de segundos. Tenho esperança que a exemplo do que aconteceu no âmbito comercial, a globalização também se mostre ao nível da solidariedade e ajuda humanitária.
MNM

terça-feira, dezembro 28, 2004

LÁ VAI OUTRA

Aqui fica a segunda parte da listinha dos melhores de 2004.

Interpol - Antics
A Naifa - Canções Subterrâneas
Pluto - Bom Dia
Pj Harvey - Uh Huh Her
Humanos - Humanos
Kings of Convenience - Riot on an Empty Street

Não estou com muita paciência para seleccionar as minhas preferidas de cada disco, mas não posso deixar de referir a Evil dos Interpol. Digo mais: o Antics é talvez, logo a seguir ao 1972 do Josh Rouse o álbum que mais gostei este ano. É como o Nunes diz. Muita coisa de 2004 ainda não nos chegou aos ouvidos e só lá para o meio do ano é que temos a listinha completa. Mesmo assim, arrisca-se. E mai nada!
JQ

ATENÇÃO A UMA COISA

O single do ano é mesmo a Dry Your Eyes dos Streets. Quanto a isso não há qualquer dúvida.
JQ

domingo, dezembro 26, 2004

FICA A PERGUNTA...

O que é que falhou para que as populações costeiras não tenham sido evacuadas?
Depois de um violento terramoto de 8.9 situado do meio do mar e tendo em conta que na costa da Índia, por exemplo estava situada a 1600 Km do epicentro, aparentemente, e tendo em conta a velocidade de deslocação das ondas, existia algum tempo para proceder a uma evacuação. O que é que falhou? A protecção civil lá do sítio? Os satélites? Os institutos sismológicos? As comunicações? Não sou nenhum especialista, mas tendo em conta a violência do sismo e ainda por cima no mar, penso que teria de se pôr a possibilidade de se gerar um marmoto. Mas pronto, depois desta tragédia, quem sou eu para por em causa o que quer que seja.
MNM

FIGURAS DO ANO

Não obstante já não haver paciência para tantas resenhas do ano - preparem-se para a semana que agora se inicia, vão ser catrefadas - ficam aqui registadOs para a posteridade alguns dos que marcaram de forma indelével o ano que se apresta a findar:

* José Mourinho
* Pedro Santana Lopes
* Carlos Cruz
* Luís Filipe Scolari
* José Barroso
* Marcelo Rebelo de Sousa


Todavia, parece-me de todo justo destacar o papel de José Mourinho durante 2004. Não pela importância (e peso excessivo) que o futebol tem em Portugal, mas sobretudo pelo que representa para Portugal ser um lusitano o Homem mais bem sucedido numa das maiores indústrias do Mundo.

Ainda que os seus tiques de vedeta sejam criticáveis, é absolutamente extraordinário o trabalho que vem efectuando ao nível da gestão. Atrevo-me mesmo a arriscar dizer que este Homem será recordado por muitos e bons anos em diversas àreas que em muito extravassam o capítulo desportivo.

Orgulho-me de ser português desde que me conheço. Anseio ser um grande gestor desde que me conheço. Mourinho é um paradigma para todos os que almejam o sucesso nestes campos.

Parabéns José! Obrigado José!

SUPER POP



LIGAÇÕES

Milhares de assíduos leitores deste blog têm reclamado pela restituição de um painél de links que outrora existiu. Consegue-se fazer alguma coisa para satisfazer estes paineleiros saudosistas?

SUPER POP

LÁ VAI UMA

O que se segue são os álbuns que mais gostei de ouvir este ano. Se são ou não os melhores editados em 2004, não sei. São os que mais gostei de ouvir, isso é certo. Aconteça o que acontecer, o 1972 do Josh Rouse foi o campeão da minha aparelhagem. Hoje vão seis, a meio da semana vão outros seis. A ordem é aleatória.

(acima de qualquer lista: Josh Rouse - 1972)

The Rapture - Echoes
Franz Ferdinand - Franz Ferdinand
The Streets -A Grand Don't Come for Free
NERD - Fly or Die
Devendra Banhart - Rejoicing in the Hands
Quinteto Tati - Exílio

Destes discos, músicas a reter:
Echoes - I Need Your Love, Olio, Open Up Your Heart
Franz Ferdinand - Take me Out, Michael...Todas?!?
A Grand Don't Come for Free - Dry Your Eyes
Fly or Die - Maybe, She Wants to Move
Rejoicing in the Hands -A Sight to Behold
Exílio - Rumba dos Inadaptados, Vai já Passar

JQ

TOP ALBUNS E SINGLES 2004- FIRST TRY

Uma lista de álbuns, feita no próprio ano, nunca vale o mesmo que uma lista de filmes. Porquê? porque é muito difícil ter ouvido já bem todos os álbuns importantes de 2004 (ao contrário do que o que sucede com os filmes- vi tudo o que havia pra ver de importante!). Anyway, vou arriscar já uma lista. É claro que, por causa do que já referi, os álbuns que mais ouvi em 2004 não são de 2004, mas de outros anos (para satisfazer a vossa curiosidade digo que foram o YANKEE HOTEL FOXTROT dos WILCO e o THE EARTH IS NOT A COLD DEAD PLACE dos EXPLOSIONS IN THE SKY- que recomendo vivavemente, claro). Aqui vai, sem ser ordenada, a lista dos 5 melhores de 2004, segundo eu e tendo em conta que ainda não ouvi muita coisa que dizem boa, como o novo do Waits ou Nina Nastasia:

INTERPOL- ANTICS
THE ARCADE FIRE- FUNERAL
BJÖRK- MEDÚLLA
FRANZ FERDINAND- FRANZ FERDINAND
THE DEARS- NO CITIES LEFT

Ouvir também o novo álbum dos streets e o de xiu xiu.

Os cinco melhores singles, agora já por ordem:

1- The streets- Dry your eyes
2- Franz Ferdinand- Take me out
3- Ryan Adams- So Alive
4-Interpol- Slow Hands
5- Snow Patrol- Run

Foi um ano fraquito, há que reconhecer. Mas, há muita coisa não ouvida no circuito indie. O mais correcto é fazer a lista dos melhores de 2004 a meio de 2005.
Vou ali e já venho.
Quando voltar, já em Janeiro, os filmes, que é o que é importante. Bonnes entrés a tutti.
Nunes A

É 26

Musiquinha pós-natal.
Somebody told me
, The Killers.
Disco em lista de espera.
JQ

sexta-feira, dezembro 24, 2004

BOM NATAL E YADAYADA YADA

Atenção às filhozes....
Nunes A

SÓ PRA CHATEAR O MEU COLEGA DAQUI...

Engraçado como se fazem erros mesmo sem pensar, inconscientemente. MNM utiliza no seu post "estou farto" a expressão défice e défice real- porque ele sabe que nós sabemos que são coisas diferentes. Mas, depois confunde. Ou seja, o défice que ele nos apresenta como o legado por Guterres é de 4.1, ao passo que o de Santana é de 5 (não sei onde foi MNM buscar este número, provavelemente a um economista/cronista completamente isento). A questão é que MNM faz uma comparação entre o défice (apresentado à união europeia, ou sjea, sujeito a cosmética) e o défice real. O défice real do Guterres não era 4.1% era muito mais, acima dos 7 se bem me lembro. Tal como o défice( que ficará) do Santana é 3%. Portanto ou se compara 3% com 4.1% ou s ecompara os 5 com os 7 (ou mais). In either case, Guterres fica a perder. Além disso esquecer todas as inúmeras despesas do Euro é fazer jogo sujo. Atenção, não me preocupa que digam mal do governo do Santana (isso já é desporto nacional). O que me preocupa muito é que digam bem do governo do Guterres, isso é que já acho que é partidarismo cego. Mais que Durão Barroso Ferro Sampaio, o verdadeiro e eterno culpado da nossa situação actual é o Guterres (e se quisermos ir mais longe no tempo, Salazar). Mas os culpados são também os Portugueses que esquecem e branqueiam coisas demasiado rápido, demasiado levianamente. Epá, mas tudo oq ue eu escrevi não devia interessar a ninguém nesta altura, e se o leram tenho pena de vós.....Aquele abraço.
Nunes A

É 24

Dia 24 não se trabalha. Acordo tarde. Hoje apeteceu-me Ouvir música. Apetece-me sempre ouvir música, mas Ouvir é só às vezes. É o melhor, Ouvir. Tiro uma calças lavadas do roupeiro, calças de ganga. Não gosto nada do primeiro dia de calças de ganga lavadas. Parece que ficam dois números mais pequenas, mas depois passa. É a maravilha da ganga. Ponho o “Elephant” no discman e lá vou eu. Gosto de andar na rua e Ouvir (ou ouvir, aqui tanto faz) música, aliás, é das coisas que mais gosto de fazer. Quem me dera que fosse profissão. Daqui do poli iam pelo menos dois. Que raio de tipo é que se levanta da cama e vai para o frio de Lx só para ouvir música? Era bem mais confortável ficar por casa, no sofazinho, não? Não. Passear e Ouvir música. Já tenho o método: começo a ouvir o disco, e quando chega exactamente a meio, volto para trás. Roça o genial, o meu método. Estou a pensar em registar a patente. Adiante. Lá naquele sítio onde não está ninguém a não ser que esteja a passear o cão, aparece alguém conhecido, “Bom dia”, “Bom dia…”, “Então, por aqui?”. “Pois...”Aqui, é suposto eu dizer o que estou ali a fazer, longe de casa, sem cão e a andar devagarinho completamente alheado do que me rodeia. Como é que eu explico àquele tipo que estou só a Ouvir música? Nem sequer tento. Acho que não ia entender.”O quê? Estas louco pá?” Naaa. Regresso. Apenas desvio a minha atenção dos Stripes para ler os sms de Natal que me vão chegando. Não respondo a nenhum. Não gosto muito disso, nem de escrever nem dos próprios sms. Sms de Natal? Mas porque é que as pessoas não ligam? Se têm algo assim tão importante a dizer. Sms de Natal? Imagino as pessoas sentadas em casa com o telemóvel na mão, uma mensagem standardizada e a correr a lista telefónica de uma ponta à outra. Não obrigado. Invariavelmente vou ter que responder a algumas…é aquela história das impressões, etc e tal. As razões ficam para mim. Chego à porta da rua. Porta nova. As ranhuras da chave para cima, para cima, para cima. Parece estúpido, mas sinto uma enorme frustração se chegar à porta e colocar a chave com as ranhuras para baixo. Idiota! Ranhuras para cima.
JQ

MENSAGEM DE NATAL

Se Natal é quando um Homem quiser, que o seja hoje.

Bom Natal a todos os postadores polifónicos, qualquer que seja o seu credo, raça, religião ou sexo.

P.S. - Já começo a ficar farto dos gajos que não páram de escrever mensagens a desejar Bom Natal...

SUPER POP

quinta-feira, dezembro 23, 2004

ESTOU FARTO!

Embora me identifique bastante com o PS, não tinha uma especial simpatia por António Guterres, principalmente depois do episódio do referendo do aborto, em que o considero o principal culpado pelo resultado. No entanto já começo a ficar farto de que, depois de mais de 2 anos e meio de governação PSD/PP, estes mesmos partidos continuem a imputar o desastre da sua governação à herança socialista. O défice real é neste momento de mais de 5 %. O défice em 2001 foi de 4,1 % com o IVA a 17%, Scuts, Rendimento Mínimo Garantido, Juros Bonificados, sem congelamento de salários, propinas muito mais acessíveis, com compensações às petrolíferas para manter os preços dos combustíveis baixos (é óbvio que prefiro o sistema liberalizado, dou este exemplo para justificar a óptica da despesa), com taxas historicamente baixas de desemprego e taxas de crescimento económico superiores à média da UE, ou seja, em convergência. PORRA, ABRAM OS OLHOS!!! O país está extremamente descontente e não foi com a governação do PS.
O que me mete mais impressão é o congratulamento do Governo em conseguir cumprir o défice dos 3%. O mérito em terem conseguido esses feitos foi absolutamente nulo!!! Portanto mais valia ficarem calados e não promover esse feito aparentemente heroico de vender créditos fiscais, numa operação de factoring do CitiGroup e de roubar grande parte de Fundo Autónomo de Pensões da Caixa Geral de Depósitos e totalidade dos fundos da ANA, NAV e Casa Da Moeda.
Consigo compreender que em função do interesse nacional se tomem medidas difíceis, mas não consigo admitir a hipocrisia de se ficar com os louros por conseguir por o défice abaixo dos 3% com puras manobras contabilísticas, dizendo-se ainda que a austeridade acabou e anunciando com pompa, circunstância e uma TREMENDA IRRESPONSABILIDADE E DEMAGOGIA uma descida do IRS. Já não há paciência!!
MNM

ESTUPEFACÇÃO

"Madaíl diz que a Federação está estupefacta com a notificação para pagar impostos em atraso".

Depois do Direito à Indignação, finalmente surge um novo direito: o "Direito à Estupefacção".

Obrigado, Gilberto. És Grande e Iluminado.

Pró ano vou tentar seguir os teus conselhos e "estupefactar-me" perante as notificações que receber. Qualquer dia aindam obrigam um gajo a pagar o deve... Fosga-se!

SUPER POP

quarta-feira, dezembro 22, 2004

O QUE ESTÁ OUT

Não saber usar a palavra contundente.
JQ

O QUE ESTÁ IN

Acabar todas as frases sobre bola com um contundente:
"É uma vergonha para o futebol português!!"
JQ

PARA O NATAL, O MEU PRESENTE, EU QUERO QUE SEJA...

Sai um penaltizinho pra mesa do canto fáxabore!
JQ

terça-feira, dezembro 21, 2004

SEMPRE SEM TEMPO PARA...

Apresentar as minhas listas de melhores e piores do ano. Comentar o campeonato português e a indiscutível superioridade futebolística do Sporting (que mesmo assim poderá não lhe dar o campeonato), falar sobre os doces de natal as decorações de natal, os filmes de natal. Defender o consumismo de natal, afinal que outra civilização nos dá mais um mês de ordenado só para gastarmos em presentes para oferecer a OUTRAS pessoas. Não é maravilhoso?!?! Já agora nos dá o caraças que eu não tenho direito a 13 mês e mesmo assim algumas pessoas esperam que eu gaste dinheiro nelas. Muitas esperarão sentadas. Mas, não tenho tempo para falar de literatura, e se calhar devia, porque nunca falo disso aqui, e é importante que se leiam umas coisas em vez de outras (já desisti de acreditar que as pessoas podem ler Rebelo Pinto e Tolstoi- porque "as pessoas" também não têm tempo, como eu, e logo, só podem ler uma coisa, adivnhem qual?). Philip Roth by the way, Roth, Roth e Roth. Pena o Liedson não jogar, pena. E este tempo? E continuo a repetir que é um escândalo que se chumbe, por motivos eleitorais, o orçamento da Câmara de Lisboa. Qualquer lisboeta com meia testa coberta de rugas devia não votar nesta oposição irresponsável como castigo para esse chumbo inqualificável. Parece que não vamos cumprir o défice, as responsabilidades são multiplas, desde o Santana ao Sampaio, passando, sempre sempre sempre, pelo Guterres. É ele quem está na origem disto tudo, e não nos vamos esquecer disso, hem? Fnac. Chiado. Nat King Cole, Natal dos hospitais. A maior árvore do mundo a maior concentração de pais natal/idiotas do mundo. O maior pão de milho do mundo. Povo triste, megalomano da sua idiotia. Dos piores media da Europa. Tvi. Apito Dourado. Carlos Martins que se está fazer um grande jogador, talvez o último dos ambidestros. Ronaldinho Gaucho e a Bola de Ouro. Jim Carrey- o génio! The tears and the dears. Top 100 do ano. Sucralfato merck- gastrite, consulta logo à tarde. The big train- melhor que o gato fedorento, completamente ignorado pelo público- parece que não sabem ler legendas. Inimigo público, muito engraçado. Livros para falar com anjos, muito triste. Politica portuguesa, indiferente. Divisão esquerda/direita, obsoleta. Lux, na mesma. Ciência como religião, ridículo. Teoria da evolução, em grande. Estilo de escrita, sobrevalorizado. Pontuação, o último reduto dos obsessivos. Gramática- a destruir. Bom natal e isso.
Nunes A

PORTAGENS

Haverá alguma alma caridosa que me explique porque é que quando se perde o talão da portagem, se paga o DOBRO do máximo que se pode pagar? Não é já penalização suficiente o ter de se pagar o máximo? E não haverá ninguém que conteste isto e proteja os consumidores?
AMC

PS: Não é que me tenha acontecido isso alguma vez, mas lá que acho que é um roubo...

quinta-feira, dezembro 16, 2004

NÃO TENHO TEMPO

Não tenho tempo. Mas posso dizer que a oposição de squerda ao chumbar o orçamento da Cãmara de Lisboa, tomou um atitude eleitoralista e irreponsável que nos vai prejudicar a todos. Vamos lá pensar nisto. Posso também dizer que estamos quase na altura dos melhores do ano, dos top 10 e etc. A minha altura preferida para ler jornais, revistas, suplementos. Tenho tantas listas na cabeça que talvez faça um blog próprio só para as poder publicar a todas. Não tenho tempo. Este post é totalmente improvisado enquanto descanso a cabeça de coisas tenebrosas que invadem os meus dias, como CFA´s e se há bipolaridade ou não (como se isso tivesse interesse!). Não tenho tempo, mas posso acrescentar que o Philip Roth é um dos melhores escritores vivos. A esquerdalha devia ler os seus romances, talvez aprendesse qualquer coisa. A direitalha também. E aos centridotas não lhes faria mal. Porque Lisboa tem mais luz que eu sei lá o quê. Chove muito muito pouco este Outono. Compensação do Verão surreal? Talvez, talvez.... E o quanto havia para dizer dos enfeites de Natal, e das reportagens ridiculas a criticar o consumismo. Sempre que nesta época oiço alguém a queixar-se do consumismo dá-me uma volta ao estômago. Se arrabjar algum tmepo explico o ridículo absoluto do discurso piegas do consumismo (não necessariamente de cariz marxista) que todos ouvimos nesta altura. Mas, não tenho tempo. Claro que arranjarei tempo para ver o Sporting, embora ache que sem Carlos Martins e Hugo Viana será muito dificil ganhar me Newcastle. Se jogarmos com três centrais, então.... Mas, confiemos no Peseiro. Graças a ele não anda a imprensa histérica a especular sobre os reforços, as saídas e as dispensas. Não tenho tempo.....
Nunes A

CLIX

Não pretendo fazer publicidade, mas este é um assunto que interessa a todos nós.
A Clix está a lançar um produto que vai arrasar com a concorrência, principalmente Netcabo: O Clix Turbo ADSL. Por 22,5 €/mês temos uma largura de banda de 2048 Kbps, ou seja mais 3,2 vezes que o Netcabo Speed On (640 Kbps) e a um custo 12,5 € inferior. Para quem quiser voos mais altos tem 4096 Kbps a 39 € ou 8192 Kbps a 55 €!!!! Simplesmente revolucionário. Isto para não falar da caixa de mail com 50 Mb em comparação dos 15 Mb da Netcabo. Eles ainda estão em processo de implementação em Lisboa, mas Campolide, o Campo Pequeno e Telheiras, por exemplo, sei que já estão cobertas. Se quiserem saber se a vossa zona já está coberta vejam no site do clix e metam o vosso nº telefone que dão-vos logo a resposta. O produto realmente é muito bom e tenho pena que a minha zona ainda não esteja operacional senão era já amanhã que mandava a Netcabo às urtigas.
MNM

terça-feira, dezembro 14, 2004

SLB

Claro que não gosto como o Benfica joga. Não gosto da forma como temos perdido pontos. Não gosto da forma como o Benfica falha clamorosamente nos encontros mais importantes. Não gosto do Paulo Almeida, detesto o Argel e acho que o Zahovic não merece os 20 e tal mil contos que ganha por mês. Agora vamos analisar por uma outra vertente. Os onze ideais e os onze alternativos. O onze ideal do Benfica: Moreira, Miguel, R. Rocha, Luisão, Fyssas, M. Fernandes, Petit, Simão, Geovanni, Nuno Gomes e Sokota é bastante razoável e por si só tem qualidade para disputar o título. Mas, quer seja por via das lesões ou cansaço acumulado é necessário a uma equipa competitiva fazer uma certa rotatividade. E é aqui que a porca torce o rabo. Se formos a avaliar os onze alternativos dos 3 Grandes (ou seja, imaginado o cenário caótico de ter de se jogar sem os onze ideais), chegamos a algumas conclusões interessantes:
O 11 alternativo do Porto tem qualidade para ficar em 2º ou 3º lugar no campeonato, o do Sporting para lutar pela Europa e o do Benfica para lutar pela manutenção. E isto faz toda a diferença. Basta recordar as consequências para o Carlos Queirós de ter só 14 ou 15 jogadores para fazer 60 ou 70 jogos da época passada no Real Madrid. A equipa a partir do certa altura caiu a pique. Voltando ao Benfica, a realidade é que muitos dos jogadores do "11 alternativo" não têm qualidade para envergar a camisola do glorioso. Tirando o Dos Santos, o Carlitos e potencialmente o Alcides (ainda não o vimos jogar). Quanto ao Mantorras, espero que seja desta que nos volte a dar muitas alegrias, só precisa de ter um pouco de mais sorte, porque a qualidade está lá. Se nos reforçarmos com 2 ou 3 jogadores com qualidade e tivermos mais sorte com as lesões, acho que temos hipóteses. Se não for assim, não tenho ilusões.
MNM

COINCIDÊNCIA???

Que significa S.P.A.? Em Portugal significa quer Sociadade Portuguesa de Autores quer Sociedade Protecção de Animais. Penso que esta confusão entre os direitos dos "autores" portugueses e os direitos dos animais não é coincidência.
Nunes A

TERRAMOTO

Imagino que o pessoal que aproveitou o pós-almoço para ir dar uma voltinha ao motel com aquela colega boazona ficou bem visto durante algumas horas: "Ui, até senti a terra a tremer!"...
AMC

segunda-feira, dezembro 13, 2004

OLÉÉÉÉ


JQ

PERGUNTA DO DIA

Sentiste?
JQ

TERRAMOTO

Parece que há uns minutos atrás se registou um terramoto em Portugal.

Muitos ficaram surpresos. Mas eu pergunto: Depois do Sampaio convocar eleições, o Governo apresentar a sua demissão o Pedro Reis ter saído da Quinta e o Benfica apanhar 4 em Belém, estavam à espera do quê?


Super Pop

CLAQUES

Eu não tenho muito a dizer a favor das claques de futebol, apesar de achar que são uma peça relativamente importante no apoio às equipas. Também é verdade que não tenho muito a dizer contra, apesar de por vezes prejudicarem a imagem do clube, causarem desacatos, etc.

Mas no fundo, isto até pode ser perdoável pelo apoio e amor que por vezes demonstram pelos clubes que apoiam.

E é por isso que eu não percebo: porque raios é que uma das claques do SCP se pôs a gritar "Pinilla, Pinilla, ..." a meio do jogo com o Sp. Braga? Será que eram portistas e benfiquistas undercover?
AMC

domingo, dezembro 12, 2004

PROFECIA

Se ainda existe gosto estará toda a gente, daqui a uns tempos a falar dos The Dears. Fui o primeiro. Toca a downloadar. E a comprar se houver por aí à venda. Este é daqueles que merece ser comprado. São americanos, mas soam a brotpop, especialmente aos smiths. Ainda nem ouvi tudo. Pode ser que seja o melhor álbum de 2004 , pode ser....
Nunes A

AI É?

Dissolveste-me o governo não foi?
Então agora demito-me!
Vou ali brincar com os meus Playmobil e já venho!
JQ

sábado, dezembro 11, 2004

E AGORA?

Nunes A

quinta-feira, dezembro 09, 2004

SABOTARAM ISTO

Ah pois foi...
Nunes A

terça-feira, dezembro 07, 2004

AS MERDAS DO COSTUME

Flash interview com com Simão Sabrosa:"não vi a expulsão do Manel mas pareceu-me injusta". É bem, miúdo! Não acho que o penaltie seja mal assinalado, a falta está lá, parece que o Karadas é impedido de chegar à bola, o salto é teatro, mas se ele não caísse daquela maneira de certeza que a falta não era assinalada. Foram 110 minutos de Benfica a sofrer, Estoril em cima deles, Moreira a salvar. É como diz o MNM (e meio mundo) o plantel é fraquito e não dá para mais. Ainda bem que ganharam para irem ao Restelo (sem Miguel, sem Manel, sem Petit, sem Luisão?) cheios de confiança e levarem com o remédio de Antchouet. Quanto aos lagartos, opá, continuam a fazer rir. Não fazem 3 seguidas. Consistência MNM? Não me lixes. Eu ainda não percebi se este equilíbrio da superliga é fruto da maior qualidade das equipas pequenas ou do baixo nível dos 3 grandes, mas estou mais balançado para a segunda hipótese. Ah, neste belogue não se fala de política.
JQ

O ÓBVIO, O GOVERNO DO MAL E O ALEXANDRE DOS MAMILOS

Fazer referendos dá nisto. Os resultados não são vinculativos. Vou portanto, escrever sobre tudo a que me propus escrever, e sobre nada disso. É óbvio que o Colin Farrel parecer por vezes o Deco na sua fase das madeixas loiras não ajuda o filme. É lógico que duas horas de diálogos pseudo-profundos sobre o poder, triângulos edipianos e as agruras de se ser um imperador bissexual não ajudam. È óbvio que se a esquerdalha não tivesse a cabeça tão enfiada nas colunas de opinião, que se a esquerdalha não andasse com as grandes cabeças do pais enfiadas pelo cu acima (hei, atenção à literalidade, isto era uma metáfora), é óbvio que se não lessem os Carrilhos e os Pachecos e se não ouvissem os Sousas Tavares e os Marcelos e se não vissem os Mários e os Freitas, nunca se lembrariam de ver na demissão de um ministro do desporto ou num comentário precipitado dum ministro secundário sobre um comentador televisivo os graves motivos para a ainda mais grave dissolução do parlamento (que curiosamente ainda não foi explicada pelo PR, puro exemplo da sua mediocridade política e do terceiro mundismo aqui do burgo). Já agora, além de ser liderado por um playboy apaixonado pelos media, que existia de tão horrível neste governo, em que consistia o pesadelo como aqui à pouco escreveu AMC apelando ao voto maciço nos sobreviventes doe guterrismo? Digam-me, A por B, que medidas tão desatrosas tomou este governo? Foi a de aumentar o poder de compra da classe média baixa? Aumento exigido em tempos bem piores por toda a oposição? Foi a de fazer a lei das rendas, que independentemente de alguns defeitos (inevitáveis em coisas desta magnitude), qualquer calhau com meia sinapse percebe ser fundamental para o paleolítico mundo imobiliário em que vivemos? Terá sido por retirar os benefícios fiscais às contas poupança habitação e contas poupança reforma, que só beneficiavam quem à partida tem dinheiro para isso? Esse sim, o grande crime do governo, o que virou os lobbys (sim, existem lobbys senhores, e não é o PSD que os controla a todos…) dos bancos contra este governo? Claro que houve regabofe, claro que houve situações caricatas, mas, por amor de Deus de Marx do Mário Soares, é isso motivo para se demitir um governo com maioria absoluta no parlamento?? O que se passou foi simples. O primeiro ministro era considerado um incompetente antes de ter feito fosse o que fosse. Os jornais elitistas e os canais de televisão generalistas declararam caça aberta. É impossível governar-se com o Expresso, a Sic, o Público, a Capital, a TVI, o tal e Qual e metade do DN contra. É inviável. Porque apesar das pessoas viverem na ilusão simpática de que sabem tudo, na verdade são os media que lhes dizem o que é grave e o que não é. Por exemplo: nos tempos do Guterres temos o Armando Vara, o caso do queijo, o Cravinho, a Arcanjo, O Carrilho, o Fernando Gomes e isto só para citar alguns dos casos. Os media atacaram estas coisas, mas ninguém, nem os mais radicais, viram nestas coisas motivos para dissolução da Assembleia. E porquê? Porque apesar da sua profunda incompetência e total incapacidade de decidir fosse o que fosse, o Guterres era um deles, um intelectual. Um intelectual aceita-se. Agora um playboy no governo, isso é que não… Deixo o desafio, tirando as medidas estúpidas (como as reuniões dos ministros em passeios, a descentralização dos ministérios, as taxas moderadoras, as supostas "pressões" sobre os Media) que são, repetindo-me, mais estúpidas do que graves, e cujo foclore não afecta em nada o funcionamento do pais, que leis, projectos ou medidas ia aprovar este governo que fossem assim tão graves ao ponto de se dissolver a Assembleia? Por favor, digam-me, morro de curiosidade. Esclareçam-me com a vossa iluminação, vós que fostes tocados pelo dom da consciência de esquerda. Vós, os puros e inteligentes, bons demais para ser governados por um homem que foi comentador desportivo e que vai à Kapital? Que foi, de tão grave que este governo fez???
Naturalmente, existe o argumento da legitimidade democrática. Esse devia ter ficado resolvido de vez à quatro meses. Ou este governo tinha legitimidade e era tal e qual como os outros todos, ou não tinha e então ia-se a eleições. Sampaio decidiu pela primeira, mas arrependeu-se, ou, mais grave ainda, como dizem algumas vozes e o próprio MNM insinuou aqui, esperou que o Ps estivesse forte o suficiente, o que seria um dos gestos mais anti-democráticos e manipulatórios de depois do 25 de Abril. A mim quer-me só parecer que Sampaio ficou surpreendido coma veemência das criticas que lhe foram feitas e, assustado com a hipótese de perder os preciosos amigos que, por uma decisão puramente política, com ele cortavam relações, deu o dito pelo não dito, prejudicando de forma obscena o PSD e abrindo um gravíssimo precedente. Entramos definitivamente na República das Bananas. Embora, claro, o Alexandre valha a pena ser visto nem que seja pelos mamilos da Angelina Jolie e pelas kazungas absolutamente tremendas e do full frontal nudity da Rosario Dawson. Não sabem quem é a Rosario Dawnson? Que tristeza, em vez de andarem a ouvir o Ricardo Costa na Sic deviam era investigar quem é esta belissíma senhora. Entrou no a 25 hora, esse grande filme do Spike Lee.
Ahh e a comida Indiana dá gazes, dá pois. E Azia. E, já agora, alguém viu a árvore de natal maior da europa? Eu só vi na tv, mas parece-me atroz. Que opinião tendes?
Nunes A

SUPERLIGUINHA

Se me dissessem no princípio do campeonato que à 13ª jornada existiam 5 pontos a separar os 8 primeiros classificados, obviamente que não acreditava. Este campeonato, derivado de alguns factores, está a ser atipicamente equilibrado. O Benfica lá ganhou com um penalty inventado, mas também me parece que a expulsão de Manuel Fernandes é excessiva e injusta. E digo injusta porque este fantástico jogador (como já tive oportunidade de dizer anteriormente) é um jovem extrememente correcto, nada violento e com apenas 18 anos, além de ter sofrido uma falta duríssima na jogada. Vejam as imagens da SIC e chegam facilmente à conclusão que o Manuel Fernandes dá um leve toque nas chuteiras do adversário e não nas pernas. O árbitro devia ter sido muito mais pedagógico e o cartão amarelo era mais que suficiente. Até então este jogador estava a ser um dos melhores em campo e demonstra de jogo para jogo que é um diamante em lapidação. A menos que o Sr. Scolari esteja a dormir, a primeira convocatória para os AA's deve estar para breve. Mas como ele continua a não convocar o Moreira já não digo nada.
O FCP não apresenta como equipa o potencial do seu excelente plantel. A equipa vive dos rasgos de génio de Diego e Quaresma. Não deixa de ser curioso que uma equipa que tem duas derrotas consecutivas em casa esteja em 1º lugar, mas os adversários directos para o título estão demasiado fracos. Tenho que ser justo para com o Sporting e dizer que depois de uma fase complicada, entrou nos eixos e demonstra ser uma equipa mais consistente neste momento.
Claro que tem alguma graça ver o campeonato tão competitivo, mas esta situação deriva essencialmente de um decréscimo de qualidade das equipas grandes e não de uma subida das médias/pequenas. Faz lembrar o campeonato francês que padece do mesmo mal que o nosso: Tem vendido nos últimos dez anos os melhores jogadores para outros campeonatos. A meu ver, ou o Benfica tem muita sorte com as lesões no resto do campeonato ou não é este ano que chega lá. Embora tenhamos um 11 ideal bastante razoável, o plantel é demasiado curto e não tem opções.
P.S. Parece incrível como é que o Reinaldo Teles ainda não foi detido, mas tenho esperança. Doa a quem doer, temos que limpar de vez o nosso futebol.
MNM

INDIGNAÇÃO

Agora que finalmente nos conseguimos ver livres do Governo-Pesadelo, há que ter cuidado nas próximas eleições.

É que, como dizia um amigo meu ainda hoje, se o PS não tem a maioria absoluta, ainda acabamos a ter de criar um Ministério da Indignação de propósito para o Francisco-à-partida-estou-indignado-Louçã...
AMC

segunda-feira, dezembro 06, 2004

O LEITOR DECIDE

Esta merda deste blog ainda não está morto. Em breve existirão surpresas e brindes de natal. Para já o leitor decide o tema de um post a escrever. São estas as opções:
A) O filme Alexander
B) Sampaio, Santana e Portas
C) A verborreia do costume versando comida indiana, gazes intestinais, os blogs o acto de bloggar o terceiro mundismo luso e etc
Vamos lá votar (na caixa dos comments, claro)
Nunes A

quinta-feira, dezembro 02, 2004

CHAVESGATE

Os cinco candidatos a primeiro ministro em Portugal são: Santana, Sócrates, Porta, Jerónimo de Sousa e Louçã. Pior é quase impossível. Espero daqui a 3 anos já não estar a viver nesta choldra. Emigrai portugueses, emigrai. Afinal o Durão é que tinha razão (e culpa, e culpa.....).
Nunes A