quinta-feira, março 31, 2005

LINK

Aproveitem enquanto podem e passem por aqui que estão lá dois textos interessantes sobre o sempre grande e inenarrável Luís Campos... Salve, futeblog-total!
AMC

quarta-feira, março 30, 2005

LÁ NOS SAFÁMOS

Realmente Sr.Scolari, tirar o Manuel Fernandes, que para muitos foi o melhor em campo no sábado, e manter o Maniche (que ainda não fez nada de jeito esta época), foi uma jogada de génio. Viu-se perfeitamente que faltou ali muito meio-campo. O lateral dos 20 Milhões é bom jogador, mas quando lhe dá para enterrar...Fez um penalty e não fez outro à Chelsea-Barcelona porque o árbitro foi amigo. Quando o jogo lhe começa a correr mal, normalmente este jogador nunca mais se encontra. Ainda se lembram do 1º jogo do Euro 2004??
Mas pronto, lá fizemos um pontinho, com alguma sorte à mistura, e tudo se compõe se ganharmos aos eslovacos cá em Portugal.
MNM

DIPLOMACIA

Como hão-de ter reparado, houve recentemente no sudoeste asiático mais um grande terramoto, na sequência do qual se chegou a pensar que pudesse gerar um novo Tsunami, à semelhança do que aconteceu no fim do ano passado.

Ao contrário do que é normal, desta vez não houve qualquer vítima portuguesa (e hão-de reparar que qualquer que seja o acidente, natural ou não, da Patagónia à Sibéria, há sempre um português lá no meio).

Agora, o interessante nisto é que, com um novo terramoto na zona, onde é que estava o embaixador português na Tailândia? Outra vez de férias (caso não se lembrem, foi aquele que estava de férias por cá e ainda demorou uns dias a voltar)... Por mim tudo bem, não se pode estar sempre a trabalhar, mas é verdade que isto já começa a ser meio esquisito.

Será que o homem está sempre de férias? Ou será que tem um sexto sentido para sair da zona sempre que vem aí um terramoto? Ou são os serviços secretos americanos que o avisam quando activam a nova poderosa arma orgânica que estão a testar na zona?
AMC

segunda-feira, março 28, 2005

MST

Normalmente, até costumo gostar de ler os textos do Miguel Sousa Tavares e até em muitas situações, concordar com ele. Agora, quando o homem escreve sobre futebol, parece que pede momentaneamente grande parte das suas capacidades.

Então quando ele começa o artigo referente ao recente SCP-FCP com a seguinte frase, chega a ser confrangedor: "Quando digo que decidiu, quero dizer exactamente que a anedótica expulsão de McCarthy - a mais inacreditável expulsão que eu vi em quarenta anos a ver futebol"???

Eu, em 20 anos a ver futebol, já vi umas quantas expulsões bem mais ridículas e inacreditáveis... Olha, talvez a expulsão do Ricardo Rocha contra o FCP, em que não toca no Deco. Ou, esta época, a expulsão do Juninho Petrolina nas Antas. Ou, ou, ou....
AMC

terça-feira, março 22, 2005

PAUSA

Vou-me até voltar. Até lá deixo isto entregue nas mãos da esquerdalha lampiã. Espero que quando regressar o Sporting esteja só a 3.....
Nunes A

segunda-feira, março 21, 2005

O COUCEIRO É MALUCO

E os comentários do Frasco foram hilariantes. "Para mim agressão é na cara".... hilariante. Além disso inventou um jogador, o "Enakariris" que eu não percebi bem onde jogava. O Barbosa é o maior. O Rui Jorge fez uma granda joga. O Moutinho é um craque. Aind agora tou a ouvir o Couceiro a falar "o lance decisivo foi a expulsão do Seitaridis", ele queria amarelo. Amarelo?? Pois, talvez se o árbitro partisse o vermelho em dois e desse metade ao Seitaridis e metade ao Enakariris.....
Nunes A

NÃO SEI O QUE

foi mais hilariante. Se o Abrunhosa a explicar o concerto contra a guerra do Iraque (qual guerra? ainda estão em guerra? mas quem contra quem???) e a falar de política dizendo que "alguns dos soldados americanos que morreram não eram culpados", se o Abrunhosa, depois do comovente discurso, tocando e "cantando" ao piano o Aleluia do L. Cohen versão Jeff Buckley....oh, como me ri!!!
Nunes A

SUPERLIGA

Por mim, o campeonato podia acabar já hoje. Só tinha pena de o Luís Campos não ter conseguido fazer descer outra vez duas equipas na mesma época por apenas um ponto... Mas vá lá, ainda faltam 8 jornadas para conseguir...
AMC

quinta-feira, março 17, 2005

MASOQUISMO?

José Peseiro reiterou hoje a confiança em Hugo, anunciando que o central vai manter a titularidade amanhã, na recepção aos ingleses do Middlesbrough, na segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA.

"Acho injusta a forma como se referiram ao Hugo. Não é por solidariedade, porque a responsabilidade de perder os jogos é do treinador e não dos jogadores. Acho injusta a forma como o Hugo foi tratado, por isso anuncio a sua titularidade", justificou Peseiro.

No comments, digo eu...
AMC

quarta-feira, março 16, 2005

INDIE PLAYLIST

The Dears- No Cities Left
The Arcade Fire- Funeral
Patrick Wolf- Wind in the Wires
M83- Before the dawn heals us
Pavemente- Crooked Rain Crooked Rain

E nenhum está à venda na Fnac do Chiado o que demonstra o quão afastados do que é bom andamos nós, e o quão fundamental é a internet para qualquer melómano Indie que se preze.

PS) A falta de atenção da Fnac a discos bons pode dever-se a serem todos uma esquerdalha sem vergonha, facto facilmente comprovável pelos livros sempre em destaque na secção "política" que incluem a obra completa de Michael Moore, muitos do Noam Chomsky, do Negri, do Freitas, os livros daquele Francês que diz que não caiu avião nenhum no pentágono etc....e onde até já esteve em destaque um livro que anunciava que Bush tinha capturado já Bin Laden e só antes das eleições o ia revelar para as ganhar de forma desleal, o que, aliás, se veio a comprovar ser verdadeiro, e muito curioso estou do que foi feito desses livros e se serão vendidos em feiras da ladra para daqui a alguns anos serem lidos como se tivessem dito a verdade e nada mais do que a verdade, como documentos históricos que são
Nunes A

terça-feira, março 15, 2005

PORQUE É QUE EU DIGO QUE ESTE GAJO NÃO MERECE, COMO SPORTINGUISTA, QUE O BENFICA SEJA.....

No A causa foi modificada

Primeiro porque a populaça é de esquerda, o que os imunizou contra o desejo de hierarquizar as pessoas: para eles um gajo com o IMC de 23 ou 24 tem o mesmo valor que um gordo de merda. Parece que para o pessoal de esquerda só existem dois tipos de pessoas: as de esquerda e os vermes raivosos de direita que só querem é tornar o ricos mais ricos e pontapear na cara os pobres que rastejam pelo chão. É frustrante saber que não dá mais pontos andar com o London Review of Books debaixo do braço do que com o Público ou um livro sobre os problemas horriveis que estão a assolar este mundo decrépito que através da globalização e do capitalismo selvagem está a permitir a deslocalização da produção industrial para a China implicando a ascensão à classe média (vindos da mais completa pobreza) de dezenas ou centenas de milhões de chineses, causando desemprego em países na mais completa penúria de recursos como a Alemanha ou a França e aumentando os problemas ecológicos do planeta.
Nunes A

ASSOCIAÇÃO LIVRE

Os árbitros não gostam do Mourinho. O bom do Mourinho é conseguir gostar muito dele mesmo (ou será ele próprio) quando muita gente o odeia. Diria mesmo que o ódio dos outros aumenta a sua auto-estima. Afinal, o que é um árbitro, que pessoa no seu inteiro juízo decide ser árbitro?? Conhecem algum árbitro? Alguma vez na vossa vida pensaram em ser árbitros?? Quando é que um gajo decide ser árbitro? Como é que se pode considerar a arbitragem uma coisa "linda"? Para mim a arbitragem é o tipo de profissões "que alguém tem que fazer", que "também tem importância", que "é necessária"...apesar de tudo. Devo também acrescentar que se certas pessoas me odiassem tal seria um bom indicador de que estava a viver bem. Por exemplo, o ódio do Francisco Louçã ou do seu acólito Daniel Oliveira (não, não tenho o link, que tenho mais que fazer porra!) iria encher-me de auto-estima. O Mourinho sabe que é odiado por parte da imprensa inglesa, pelos árbitros, por muitos portugueses...tudo gente odiável! O homem deve estar a fazer algo bem! O que era mesmo...ah ganhar, é isso! Numa europa de esquerda preza-se o falhado, o que devia ganhar mas não ganha por causa das forças capitalistas, o que perde por se manter fiel às suas ideologias. O clube da esquerda devia ser o Atlético de Bilbau. Não é, é o benfica. Por causa do povo. O povo que se foda. Não há expressão mais infeliz que esta....povo. Não porque eu seja elitista. Mas porque a única imagem que consigo conjurar quando falam de povo é a de um gajo com grande e oleoso bigode a comer bifanas numa roulote. Para mim isso é o povo, e como tal, não é o "povo" de que falam os jornais e tvs. Não é o povo que ganha eleições. É uma minoria, um conjunto de poucos milhares de gajos aborrecidos e chatos com tendência para a lamechice aquando bêbados. Esse sim é o povo. Por isso, não quero que o povo esteja comigo. Quero que me odeie. Quero que os árbitros me odeiem. E que todo o BE me odeie. E o Padre Serras Pereira. E os gajos de bigode a comer bifanas. E as gajas que não fazem o buço. Quero que a ordem de advogados me odeie. Quero ser detestado pelo Tal e Qual. Quero que numa sondagem da TVI 90% dos telespectadores votem pela minha expulsão imediata do país. Quero que o PSL (que nunca nunca nunca nunca devia ter voltado à Câmara) me odeie. Mas, apesar desse ódio todo, não ficava mal se a Angelina Jolie gostasse de mim. Será que ela gosta do Mourinho???
Nunes A

segunda-feira, março 14, 2005

A CASA DOS PUNHAIS VOADORES

Para quem gosta de cores. Para quem gosta de bailado. Para quem gosta de artes marciais. Para quem gosta da decoração dos restaurantes chineses. Para quem gosta de música. Para quem gosta de épicos. Para quem gosta de exageros. Para quem gosta de filmes hiper-românticos. Para quem gosta do Tigre e do Dragão. Para quem gosta da Zhang Ziyi. Para quem gosta de triângulos amorosos. Para quem gosta de sangue na neve. Para quem gosta de cinema.
Nunes A

PARECE QUE...

Parece que o Barcelona vai ser campeão de Espanha. Parece que o benfica vai ser campeão de Portugal. Não vejo sinal mais claro da diferença entre os dois países, e de que o pais já muito evoluido continua a evoluir e o outro retrógado continua em marcha a ré.

P.S.- O Hugo fez juz ao post que lhe escrevi outro dia. Quando ainda havia uma hipótese de o sporting dar a volta ele "escorregou" e depois não conseguiu sequer agarrar a bola ou o adversário (o que teria a vantagem de causar uma expulsão impedindo-o de jogar contra o Porto).
Nunes A

SPOOOOORTIIING!

Na próxima 2ª feira vamos ser uns 9 milhões de sportinguistas, se bem que primeiro temos que "limpar" o Setúbal.
P.S.- Foi bonito de ver o nosso novo 1º Ministro, a correr ao lado do "povo", e sem seguranças à volta, algo impensável para Santana Lopes e Paulo Portas.
P.S.2 - Verdadeiramente escandaloso se se verificar o regresso de PSL à Câmara de Lisboa, se bem que da parte dele, compreendo que tendo umas 3 ou 4 pensões de alimentos dos filhos para pagar, tem que fazer pela vida, coitado, que nem casa própria tem. Realmente, o que vão fazer ao Carmona Rodrigues tresanda a injustiça.
MNM

sábado, março 12, 2005

Eh pá...

Não se arranja por aí nenhuma proposta para sócio do Nacional?
AMC

sexta-feira, março 11, 2005

BONS VELHOS TEMPOS

E há quanto tempo é que já não se ouvia o Rui Tovar a comentar futebol na televisão?

Eh pá, fiquei o tempo todo à espera que o homem começasse a confundir o Sá Pinto com o Marlon Brandão, o Ricardo com o Meszaros ou até o Liedson com o Ralph Meade, mas o máximo que se conseguiu foi relembrar a saudosa derrota do SCP com o Espanhol de Barcelona, nos idos de 66....
AMC

quinta-feira, março 10, 2005

UM ANO DEPOIS...

...e isto aqui ainda continua a mexer (mas pouco). E o que é que aconteceu neste ano? É uma das coisas que tem piada, ver algumas das notícias mais antigas de que por aqui falámos (e começámos logo em grande com o atentado de Madrid e as eleições espanholas).

Entretanto, já mudaram os comentadores, já mudou o template, já mudou a password, já mudou o governo - duas vezes (mas o ditador do blog mantém-se) e o SLB arrisca-se a ser campeão...

Quanto a estatísticas, há que assumir que o sôr Nunes A tem quase 40% dos posts (e que já vão em quase 600) deste blog, que o JQ, fala fala, fala fala, mas postar é que está quieto ah e tal e o camandro...

De visitas, estamos mal... Há dois blogues do Burkina-Faso que têm menos visitas que nós, mas é só porque não são actualizados há ano e meio... Vamos com 11043 visitas, com 15943 Page Views. Se calhar devíamos divulgar isto mais... Como é que o Padre Serras Pereira fez?
AMC

quarta-feira, março 09, 2005

FRANZ FERDINAND EM CONCERTO

Dia 14 de Agosto em Alvalade.
Antes: Keane. Depois: U2, apesar de tudo, a melhor banda do mundo.
Tudo por 53 € euricos. Não me parece mal.
JQ

FODA-SE...

Amanhã esta chafarica (ou blog) faz anos. Um anus...perdão, um ano. Quem diria, quem diria...a malta devia escrever sobre~o melhor e o pior post e essas merdas. O AMC devia colocar as estatísticas sobre visitas e blá blá blá. Deviam ser feitos elogios e insultos. Devia......
Nunes A

NATIONAL GEOGRAPHIC- OS PUBLICITÁRIOS

Os publicitários são uma tribo peculiar. Aqui ficam algumas conclusões de um estudo do famoso etnólogo Siemens (1999):
Origem:
Brasil e América do Norte

Aparência:
Apesar de muito bem pagos costumam usar quase sempre calções e t-shirts gastas. Têm tendência para o gordinho, o que é surpreendente pois vivem à base de sushi, café e cigarros. Alguns são vegetarianos esporádicos.

Cultura e Religião
Seguem a religião do “conceito”. De acordo com esta religião, por detrás de qualquer anúncio está um “conceito”. O “conceito” é a emanação divina do génio publicitário sendo inapreensível para o homem comum. O conceito justifica tudo e por ele jovens publicitários estão dispostos a amarrar um cinto de explosivos e fazer-se explodir no Lux. O culto da religião do conceito faz-se através do ritual, bizarro na perspectiva do homem comum, do brainstorming. O brainstorming consiste numa maratona de piadas, sugestões idiotas e conversas de café onde se debatem diferentes formas de publicitar pensos higiénicos procurando atingir um “conceito”. Quando este surge, com a pureza cristalina que o caracteriza, o publicitário celebra-o com outro dos seus hábitos peculiares, a “directa”.
“Olá eu sou o teu período” é o exemplo de um conceito posto em prática, um conceito gerado provavelmente após meses seguidos de brainstorming. Tal como os místicos que só recebiam as visões divinas depois de meses à fome e à sede no deserto, também aos publicitários apenas desce a inspiração às quatro da manhã, depois de dezoito cafés três directas e uma extensa discussão sobre os anúncios de água com gás.

Hábitos
Quando estão fora do seu habitat natural os publicitários gostam de se passear por lojas de discos, de design e restaurantes de sushi. Vestem roupas coloridas e óculos de massa. Comentam todo e qualquer anúncio com que se cruzem. Gostam de ir a sítios onde se encontram outros publicitários, ou, quanto muito, jornalistas.

Orientação Política
Apesar de serem de esquerda e de possuírem um discurso anti-globalização, trabalham para o grande Capital e admiram os anúncios da Nike como se fossem realizados pelo Kubrick.

Hábitos reprodutores
Sobre a reprodução dos publicitários pouco se sabe. É verdade que a sexualidade abunda no trabalho da tribo, mas estes, curiosamente, possuem um aspecto geralmente assexuado. Sabe-se que alguns possuem filhos pois telefonam-lhes frequentemente a dizer que chegarão atrasados.

Habitat natural
Costumam habitar estúdios ou lofts com posters na parede, alguma arte moderna e recuerdos de viagens à Índia. Possuem alguns livros, mas, mais que tudo, é a colecção de revistas trend-setters o mais que tudo do habitat publicitário.

Filosofia de vida
Criar slogans fingindo que são uma filosofia de vida (vide: just do it).
Nunes A

EU JÁ VI, PROVAVELMENT, MAIS DE

Mil jogos de futebol, e no entanto, nunca vi ninguém marcar um golo como o que o Ronaldinho marcou ontem.
Ainda bem que o Chelsea ganhou. Precisou também de alguma sorte. Aí é que está, é que quase sempre que o Mourinho precisa de alguma sorte, ela aparece. Pacto com o Diabo? Magia negra? Magia branca? Zanginga? Professor Karamba?...alguma coisa tem de ser, alguma coisa...
Nunes A

terça-feira, março 08, 2005

SIMPLESMENTE INESQUECÍVEL!

MNM

segunda-feira, março 07, 2005

O JOGO DO ANO

Terça Feira, 8 de Março, 19:45, Stamford Bridge em Londres. Chelsea Vs Barcelona.
Uma grande equipa de futebol com boas individualidades contra uma boa equipa de futebol com grandes individualidades. É interessante verificar que o Barcelona é muito mais dependente de jogadas geniais para fazer a diferença do que os ingleses. Na equipa de Mourinho é tudo mais trabalhado, sistemático e mecânico. O Chelsea precisa de ganhar pelo menos com um golo de diferença.
Embora sejam as duas equipas que mais aprecio sem contar com o glorioso, obviamente, vou puxar sem dúvidas pelo Chelsea. Por isso, fiquei extremamente contente ao saber que existe a possibilidade do Robben (lesionado há +- um mês) recuperar para este jogo. O talento deste holandês é a cereja em cima do bolo para que estejam reunidos todos os condimentos para ser um grande espectáculo. Dado que o Drogba não pode jogar por estar castigado, vamos ver se Mourinho aposta em Kezman ou Gudjohnsen. Embora o Kezman seja um grande jogador, a sua adaptação não tem sido fácil, mas tem vindo a melhorar muito ultimamente e caso jogue, penso que vai fazer um grande jogo. De resto penso que os duelos interessantes de seguir vão ser as marcações do Makelele e Tiago ao Deco e ao Ronaldinho. E também até que ponto é que o Ricardo Carvalho consegue secar o Eto'o. Penso que vai ser no resultado destas disputas individuais que se vai decidir o jogo. A não perder.
MNM

ELOGIO DO HUGO

O Hugo é um prodígio. Porque, ao contrário do que pode parecer, ele tem qualidades futebolísticas. É aí que reside o perigo. Se ele falhasse todas as bolas a que vai, ou fosse demasiado lento, ou não soubesse cabecear ou realizar um alívio, não haveria problema. Mas há. O problema é ele conseguir fazer essas coisas a maior parte do tempo. O problema é que quando ele falha, não é uma falha normal dum central, sendo antecipado, ultrapassado, esquecendo-se de marcar. O Hugo não costuma falhar dessa maneira, e é por isso que ainda está no Sporting e é por isso que ele é perigoso. Quando ele falha é de forma inovadora, é criando uma ruptura no tecido lógico do futebol, é inventando um novo tipo de erro. É um criador ao contrário, um Zidane na negativa. Há uma semana atrás, frente ao estoril, simulou que ia à bola para a deixar passar, isolando o avançado....da equipa contrária. Ontem foi melhor, acompanhou o lance do golo do Belém, uma bola mais lenta que um engarrafamento do túnel do marquês, sem nunca tocar na bola, chegando mesmo a simular um corte com a anca. O maravilhoso desta jogada não é o não ter aliviado uma bola. É banal no futebol um central posicionar-se mal e ver uma bola destas passar sem nada fazer. O zidanesco da coisa é ele estar bem colocado é ele parecer, a qualquer momento, que pode cortar a bola ( com a cabeça, a coxa ou qualquer dos pés...dava para tudo.), mas não o fazer. O Hugo surpreende. Dum fernando Aguiar, dum Argel já a gente sabe o que esperar, mas do Hugo....não. Até porque ele não falha em todos os jogos, truque que lhe permite jogar em vez do Roupeiro Paulinho. O Hugo é pois um monumento do futebol português, um tesouro nacional e o maior seguro do benfica e do porto contra o campeonato leonino. Daqui a muitos e bons anos ainda exclamarei perante um qualquer jogo "Epá este gajo fez um Hugo!" ou "Que Hugo que este gajo é!".
O Barbosa ontem fez uma joga daquelas com remates à meia volta, dribles curtos, passes rasgados regates cortados....mas, de quem toda a gente fala, é do Hugo. É esse o verdadeiro génio criativo do Sporting.
Nunes A

domingo, março 06, 2005

JÁ REPARARAM NOS OUTDOORS DA INTIMISSI

Pois................suspiro.
Nunes A