segunda-feira, fevereiro 27, 2006

NAO FAÇO PUTO DE IDEIA DO QUE E ESTA MERDA:

CHIBARIA

O intrujo aprendeu a fazer links. Parabéns. Mas cagou no pelicano.
JQ

domingo, fevereiro 26, 2006

NAO HA CARNAVAL COMO O NOSSO

Gente com sentido de humor é aquela malta que agora no Carnaval se mascara de cadáver e se deita pelas estradas do nosso querido Portugal. Até a esta hora a GNR já contabilizou 4 destes foliões.
JQ

sábado, fevereiro 25, 2006

AI AI AI A DEMAGOGIAZINHA

O post anterior do meu colega JQ é por demais demagógico. O Mendesinho não pretendia negar o subsídio, apenas afirmar que o pesadelo burocrático que o governo coloca para que os idosos o recebam é desnecessário. E se JQ pergunta se eles se importam, pois eu digo-lhe que sim, se importam, e, desta vez, sei do que estou a falar. Além disso a questão mais importante ficou por referir. A questão dos "filhos ricos". É absolutamente errado e imoral que o subsídio de um idoso fique condicionado aos rendimentos dos filhos. Para este governo todas as famílias são perfeitas e os filhos estão sempre dispostos a ajudar os pais. Lamentavelmente a realidade está muito muito muito longe de ser esta. A verdade é que muitos filhos, pura e simplesmente, ignoram os pais idosos. Telefonam-lhes no Natal , quando muito, e se se dignam a ir "passeá-los" aos domingos, já a "doação" de dinheiro aos pais lhes soará a roubo. Não só esta medida é, na prática, estúpida, como é imoral. Pressupõe que os idosos estejam ao cuidado dos filhos. Assim, infatiliza-os, nega-lhes individualidade e sujeita-os muitas vezes a uma tirania imposta, a meias, pelo estado hiper buroctrático e pelos filhos "ricos" ou não.
Nunes A

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

OH, DR MARQUES MENDES, DIGA-ME LA UMA COISA:

Acha mesmo que um idoso que viva na pobreza se importa que a candidatura que lhe permite vir a ter uma ajuda financeira seja feita através de 7 formulários? Ou acha que ele prefere não preencher nenhum e continuar a viver sem esse complemento de reforma como no tempo dos governos de v. exa? Quando não se tem nada para dizer mais vale estar calado...
JQ

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

FUTEBOL

O bonito do futebol é que o clube que acaba de perder com o V. Guimarães pode ganhar ao clube que acaba de ganhar ao Manchester e Arsenal
AMC

terça-feira, fevereiro 21, 2006

SE REALMENTE A ALMA NÃO FOR PEQUENA...

...espero ansiosamente que no referido blog apareça um post a remeter para o polifonias.
MNM

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

POST DEDICADO AO COLEGA JQ

"A prefeitura do Rio de Janeiro está a investir cerca de 1,68 milhões de reais na organização de um concerto gratuito da banda britânica Rolling Stones, no próximo dia 18 de Fevereiro, para o qual são esperadas mais de um milhão de pessoas."
Fonte: Presstur

MNM

VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA

www.ointrujo.blogspot.com

A ESQUERDA E MOURINHO

O Guardian é de esquerda e depois é um jornal. A ordem é importante. Esquerda é a palavra chave. Não interessam os factos, interessa se servem a esquerda. Não interessa a análise interessa se é de esquerda. Mas não deixa de ser um bom jornal na parte da cultura e do futebol. Se na primeira as intromissões políticas já são irritantes, no segundo são surpreendentes. Não é que este fim de semana veio um ensaio que compara o Mourinho a Hitler, Mussolini e Salazar?!?!?! Aparentemente ser de direita é quase o mesmo que ser Nazi. Mas, mais hilariante ainda, é tornarem a competitividade, o espírito vencedor e o orgulho nos resultados em características quasi-nazis. É hilariante. Mas, se calhar, é por causa deste tipo de pensamento, que abomina qualquer demonstração de superioridade qualquer vontade de triunfo, que temos que esconder cartoonistas.
Nunes A

PS) Não consigo encontrar o artigo no site. Já o li há dois dias. Talvez não esteja mais disponivel. Procurem vocês.

domingo, fevereiro 19, 2006

O SER PORTUGUES

Não há dúvida que a mentalidade da cunha impera no modo de ser do povo português. Nem no campo da fé é diferente. Durante as cerimónias da transladação do corpo da Irmã Lúcia, a repórter perguntava a uma peregrina o que diria à vidente se tivesse oportunidade de falar com ela. A resposta não se fez esperar: “Ahh... Isto está tão mau... Se eu falasse com ela, pedia-lhe para pedir à Nossa Senhora, que pedisse a Deus que ajudasse os desempregados...”
JQ

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

JEFF BUCKLEY

Quanto mais ouço, mais gosto. A profundidade da música e das letras é quase inclassificável.
MNM

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

WALK THE LINE

Não é um filme brilhante. Tem demasiados lugares comuns para o ser . “O meu pai tinha razão. Devia ter sido eu em vez do meu irmão, a morrer naquela serra.” é uma fala de levar ao desespero. Mas gostei. Bom, eu sou suspeito. Na verdade eu gosto de qualquer filme neste formato de biopic musical. Confesso que até vibro com o mítico La Bamba. Mas adiante. Walk The Line vale essencialmente, na minha opinião, por Joaquin Pheonix (continuo a torcer por ele para o óscar, embora possa vir a mudar de opinião depois de Capote) e Reese Witherspoon(uma grande e bela surpresa). Não lixem o 24 Horas pá. Não está certo.
JQ
ps- fiquei sem a minha sport tv pirata...

terça-feira, fevereiro 14, 2006

BEST SITE EVER, DUDE!!!!

www.pandora.com

Os detalhes estão no ointrujo. Mas qualquer um devia ir ver isto. É absolutamente fantástico. A melhor coisa da internet, desde que uns gajos começaram com o file sharing...
Nunes A

AS PALAVRAS SÁBIAS DO LAGARTINHO DO MONTIJO

Ontem, na apresentação dos equipamentos da nossa selecção, o Ricardinho proferiu as seguintes palavras: “ Um europeu é um europeu, um mundial é um mundial... Num europeu estão as melhores selecções da europa, num Mundial estão as melhores do mundo...”
E não é que tem mesmo razão?
JQ

20.000

E é hoje, 23 meses depois de ter nascido, que o polifonias chega às 20.000 visitas. Estamos de parabéns ou nem por isso?
AMC

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

OPA

Relativamente à OPA lançada pela SONAE sobre a PT na semana passada, começo desde já por dizer que, do ponto de vista estratégico para o Eng.º Azevedo, acho que é das melhores jogadas que se viu alguma vez em Portugal e que é preciso ter uns tomates do tamanho do Continente de Alfragide para lançar uma operação destas.

Agora, o que me parece mais extraordinário é a unanimidade que a mesma tem gerado. Calculo que ainda esteja tudo mais ou menos estupefacto e surpreendido, para não tecer algumas considerações

- O facto de em vez de termos dois grandes grupos portugueses com músculo e capacidade de internacionalização, passamos a ter um único grupo, brutalmente endividado a um banco espanhol.

- A Sonae, que já de si era um grupo que se referia nos últimos anos estar endividado para além do que devia, aumenta a sua dívida, com um serviço de dívida que li no outro dia seria de cerca de 800 a 900 milhões de Euros/ano. Assim, não é difícil de prever que a partir do momento em que as coisas não corram particularmente bem, facilmente o controlo do mercado das telecomunicações em Portugal passará para as mãos da France Telecom ou até mesmo da Telefónica.

- Além do mais, todos parecem congratular-se com a intervenção da Sonae na gestão da PT e que tal poderá vir a criar valor para os accionistas. Não vou estar a defender a actual gestão da PT, mas também não me parece que o facto de ser o Paulo Azevedo a gerir o que restar do actual grupo PT venha melhorar muito a situação. Basta ver a actuação da Novis (em 6 anos no mercado, nem chegou perto dos 10% de quota de mercado), do Clix (a quantidade de acessos de Banda Larga é quase ridícula) ou até da Optimus (em que chegou relativamente rápido aos 20% de quota de mercado, para estagnar/decrescer nos últimos 4 anos) para ver que não é assim um percurso extraordinário.

- E mesmo noutras áreas em que a Sonae tentou intervir, grande parte das experiências não correram particularmente bem, desde o investimento no seu core business no Brasil (de onde acabaram por sair passados 7 anos),à Sonae Indústria, que durante muitos anos a também por aí andou nas ruas da amargura e a acumular prejuízos, as tentativas de controlo do Totta, BPA, da Portucel, da TVI também não avançaram, etc.

- Mais ainda, a nível de concorrência, coloca-se sempre a questão de a tmn se fundir com a Optimus, passando o mercado das comunicações móveis a um duopólio. Assim, a única área das telecomunicações em Portugal em há mercado competitivo e concorrencial, provavelmente deixará de haver.

- Por outro lado ainda, há toda uma série de questões que não foram esclarecidas e que lançam algumas dúvidas sobre todo este negócio, desde a quem é que será vendida a rede fixa ou a rede de cabo da PT, o que é que acontece a toda uma série de empresas instrumentais do grupo PT (desde a PT-SI, à PT Pro, passando pela PT Compras, etc.), as questões do fundo de pensões (e do peso financeiro que esta tem) e por aí fora…

Vamos ver o que é que acontece...
AMC

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

FOI ONTEM. DEPECHE MODE

E nem uma palavra sobre a OPA...
JQ

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

VER O OUTRO LADO....

"I feel offended.

Zealots are nailing veils onto the faces of my sisters in Afghanistan and Pakistan and are busy hanging women, homosexuals, adulterers and non-believers.

But human rights, women's rights and the right to liberty are the most exalted in the history of humanity; this is the tradition in which I was raised. Values that make the world better and more peaceful.

I demand that the governments of Saudi Arabia, Palestine, Indonesia and Egypt apologise to me. Otherwise I am unfortunately forced to threaten, beat up, kidnap or behead their citizens. Because I am somewhat sensitive about my cultural identity.

I feel offended.

Fanatics are blowing up the Buddhas of Bamiyan, marvellous cultural monuments.

But art is an expression of universal beauty and innocence to me. It is a value that makes the world better and more peaceful.; this is the tradition in which I was raised.

I demand that Hamas, the spokesman of the French Muslims and the Director of the Al-Azhar-University apologise to me. Otherwise I will never spend a holiday at the Taj Mahal, I will call for a boycott of Palestinian fruit and I will set the embassies of Tunisia, Qatar and Bangladesh on fire."


Sonia Mikich (clicar para ler o artigo todo)

Nunes A

INSENSÍVEIS

E com tantos pedidos, não houve ninguém que ficasse sensibilizado e se dispusesse a criar um link para aqui?

Mas tudo bem. O importante é que já ali está...
AMC

É HOJE. DEPECHE MODE

A ver se eles fazem algum comentário à OPA...
JQ

terça-feira, fevereiro 07, 2006

QUE SE LIXE A OPA, ISTO SIM É IMPORTANTE



Nunes A

ENTRE O IRAO E A OPA

Bravo para Brokeback Mountain. O filme que conta a história de dois cowboys paneleiros é, pois claro, muito mais que isso. O filme leva-nos ao lugar comum que é dizer que antes de serem homossexuais eles são dois homens, e que têm sentimentos como qualquer um de nós. Esse lugar comum que fica sempre tão distante, lá bem escondido atrás do preconceito e por isso tão poucas vezes alcançado na nossa sociedade. Como alguém disse algures “este não é um filme para ir ver em grupo, mas também não é para se ir ver sozinho ou as pessoas vão pensar que somos esquisitos”. É interessante fazer um exercício ao longo do filme, nesta ou naquela cena: trocar qualquer um dos protagonistas por uma mulher. Seria a mesma história? Seria o filme tão bom? Ang Lee (grande) teria filmado da mesma forma? Heath Ledger está muito bem. O namorado também. Arrisco assim à maluca, sem ter visto todos os filmes nomeados, o óscar para o primeiro (ainda que, mesmo sem ter visto Walk the Line, torça à partida por Joaquin Phoenix).
JQ

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

PLAY OF THE DAY

Sem dúvida a OPA hostil feita pela Sonae à PT. A complexidade do negócio é proporcional à dimensão da Telecom.

Para termos uma ideia, para conseguir mais de 50% do capital, a Sonae (ou então não) terá de desembolsar entre de 5,3 a 10.7 mil milhões de Euros, números redondos, entre 1000 e 2000 milhões de contos na moeda antiga, cerca de 12% a 25% da fortuna pessoal de Bill Gates para verem a magnitude de dinheiro que estamos a falar.
Pessoalmente, e posso perfeitamente estar enganado, penso que a France Telecom poderá estar por detrás disto, pela simples razão que me parece demasiado dinheiro para o Belmiro, pelo que nenhum banco avalizaria um financiamento destes com base nos activos da Sonae e no nome de B. de Azevedo. Claro que a partir de agora, o leilão foi oficialmente aberto e claro que principalmente a Telefonica, a Deutsche Telekom ou mesmo alguns fundos de investimentos globais poderão estar interessados numa contra-OPA.

Outra questão incontornável será a posição do Estado através das Golden Shares que se mantêm numa névoa de ilegalidade face à legislação de Bruxelas. A comissão Europeia tem pressionado o Estado a desfazer-se dessas 500 "douradas" acções. Dado que o free-float (quantidade de acções no mercado) é de cerca de 54%, a partir da altura em que o Estado renunciasse ao poder das 500 magníficas, a PT seria imediatamente alvo de investidores estrangeiros. Ora, claro que não lhes interessa que a "menina dos seus olhos" fosse parar a mãos estrangeiras.

Isto vai dar pano para mangas e o mais certo é que os títulos da PT e Sonae sejam suspensos da negociação já amanhã de manhã. Isto vai mas é ser a "play of the year"

MNM

HÁ UNS ANOS...

...seria impensável marcar um penalty ao FCP, em casa, e aos 89 minutos.
MNM

NÃO SEI PORQUÊ...

...mas parece-me que este ano muito menos miúdos se vão mascarar de cowboy no Carnaval.
MNM

domingo, fevereiro 05, 2006

EU NAO GOSTO DO ROBBEN

Eu acho uma graça. Quando aparece uma banda portuguesa cujo vocalista parece o David Byrne a cantar, dizem logo:”Está a imitar o David Byrne”, “Tem de se distanciar do David Byrne”, “Deixei a panela ao lume”.
Se por outro lado, a banda for estrangeira, a coisa já é vista de outra forma: “O vocalista tem David Byrne na voz”, “Por vezes evoca David Byrne”, “Vai beber a David Byrne”, “Esta micose não me larga o escroto.”
JQ

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

PRIORIDADES

Na Gândara, uma aldeia do nosso querido Portugal, uma série de gente fez uma sociedade gigante para ganhar o Euromilhões. Em directo para a RTP, uma jornalista pergunta a uma velhota o que fazia se lhe saísse o prémio. “Primeira coisa: era para o jardim zoológico. Mandava pôr lá aquecedores para os animais todos. Segunda coisa: era para ajudar os desalojados, esses coitadinhos que vivem na rua.”
JQ

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É

Já dizia o nosso amigo intrujo e tinha razão: “atenção aos Clap Your Hands Say Yeah”. É que ele lê publicaçõe estrangeiras e sabe do que fala. Assim de repente o álbum destes senhores dá 5-0 aos Artic Monkeys, que não são maus mas ainda têm que fazer mais qualquer coisinha para provar o hype. Um concerto chegará? A ver vamos. Para semana é Depeche. Vai ser top. A seu tempo falaremos disso. Entretanto o álbum dos Strokes convenceu-me.
O Irão não é? O Irão...
E o nosso Belém? Aquilo é que é. Domingo, sport tv. Não se esqueçam. Match Point? Grande filme. Os últimos 5 minutos são Woody Allen. Algumas tiradas são Woody Allen. E a Scarllet também é Woody Allen. Hoje é dia de orgulho e preconceito. E os Óscares? A colheita parece ser boa. Estou mortinho p ver os biopic de Capote e Cash. E o Irão? O Irão...
Vão ao intrujo. E ao pelicano que também é bom.
JQ

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

RUI VELOSO OU TOM JONES??

MNM

WHAT'S NEXT??!!!!

Depois da neve, dos golos do Beto, dos very-lights do Adriaanse e da tentativa do primeiro casamento lésbico numa Conservatória é caso para perguntar: o que mais vai acontecer??
Ou como diria Artur Jorge: "São situações perfeitamente normais..."

Ao menos serviu para não se falar mais do derby.

MNM

DEPOIS

Do massacre do benfica pelos pés de Liedson e da neve em Lisboa temos os oscares. Deles falo no ointrujo. Aqui queria perguntar se os benfiquistas não se sentem envergonhados quando episódios como o do sogro do simão e do site têm a repercurssão que têm. Acho muito tristes estas coisas. Por outro lado o Irão e o Hamas são remetidos para a segunda meia hora dos telejornais. O sogro do Simão é bem mais perigoso do que uma bomba atómica nas mãos de fundamentalistas islâmicos. Claro que é. O Simão, por outro lado, é inofensivo, como se viu sábado.
Nunes A