sexta-feira, julho 21, 2006

AINDA SOBRE O ASSUNTO...

... do post anterior, eu reconheço que hoje em dia os clubes portugueses têm de vender os seus melhores jogadores para poderem fazer face aos seus compromissos financeiros, mas não deixo de ter pena porque depois de uma fase conturbada, o SLB conseguiu restabelecer-se, tendo até chegado a ter, não digo a espinha dorsal da selecção, mas pelo menos 6 jogadores na que disputou o Euro 2004 e 4 na que disputou este mundial.

Mas entretanto, saíram o Miguel, o Tiago, o Manuel Fernandes, eventualmente o Simão, que acabam por ser quase sempre substituídos por jogadores estrangeiros (alguns bons, outros nem tanto), e acho que por aí também se perde a tão propalada mística.

Eu compreendo naturalmente que o mundo mudou, e o futebol também mudou bastante, mas tenho saudades dos tempos em que se sabia de cor o onze do Bayern, do Milan, do Real, da Juventus, dos grandes portugueses, durante várias épocas, em que mudava um ou outro jogador, mas eram quase sempre os mesmos.

Hoje em dia, a meio da época já mudou um terço do plantel, e dois anos depois (e se calhar os clubes que referi até acabam por ser dos mais estáveis e em que este exemplo não é tão aplicável), já mudou o onze quase todo.
AMC

quarta-feira, julho 19, 2006

MAIS UM QUE VAI EMBORA

Desta vez é o Manuel Fernandes. Do ponto de vista puramente financeiro não se pode dizer que seja um mau negócio. Fala-se em 8,5 milhões pelos 50% do passe que ainda detínhamos, se bem que estamos a falar de um jogador de 20 anos com uma enorme margem de progressão.

Do ponto de vista desportivo é que as coisas de complicam, pois não estou a ver ninguém no corrente plantel com capacidade para o substituir.

Depois de perdermos o Miguel, Geovanni (este até queria ficar, mas foi corrido), Manuel Fernandes e possivelmente o Simão, se não nos reforçarmos com jogadores de qualidade inquestionável, as coisas vão-se complicar, até porque o Porto deve continuar muito forte, o Sporting deve melhorar e a liga dos Campeões não deve ficar mais fácil.

Do mal o menos, já temos um centro de estágio a funcionar.

MNM

terça-feira, julho 18, 2006

AINDA A PROPÓSITO DO MUNDIAL...

... e agora que já passou mais de uma semana, se há coisa que me irrita, são as dezenas, centenas, eventualmente milhares de artigos em que se escreveu qualquer coisa como " e se Portugal conseguiu o 4º lugar no mundial, porque é que não há-de conseguir em ...." ou "o 4º lugar de Portugal no Mundial é a prova de que com uma equipa bem gerida e blá blá blá, os portugueses também podem chegar longe noutras áreas".

Será que ninguém lhes explicou que isto é um campeonato de futebol? Que a grande maioria das inferências que possam fazer relativamente a estes assuntos se aproxima do ridículo?

Ou será que a equipa da Grécia, tão bem gerida que até ganhou o Euro 2004, deixou de o ser e nem sequer se qualificou para o Mundial? Ou que o Brasil é o país que ganhou mais mundiais por força da sua organização de excelência? Ou que se o Ricardo não tivesse defendido 3 penaltis, tínhamos ficado só nos 8 melhores? Ou que se porventura a Holanda tivesse marcado primeiro, se calhar só tínhamos ficado nos 16 melhores? Ou que, ou que, ou que?
AMC

segunda-feira, julho 10, 2006

O MEU MELHOR ONZE DO MUNDIAL

Aqui fica o melhor onze definitivo:

Gr: Buffon - O melhor guarda-redes do mundo voltou a prová-lo novamente.
Dd: Zambrotta - 7 jogos sempre em alto rendimento, a fazer o corredor todo.
De: Philippe Lahm - Talvez a maior revelação deste mundial.
DC: Fabio Cannavaro - Impressionante a forma como, apesar da sua baixa estatura, consegue "limpar" o seu espaço. Fez um grande mundial.
DC: Liliam Thuram - Aos 34 anos continua a ser um monstro. O principal responsável pela grande segurança defensiva da França.
MC: Andrea Pirlo - O cérebro da selecção italiana. Parece que não sabe jogar mal.
MC: Maniche - Uma objectividade invulgar para um futebolista latino na sua forma de jogar. Sabe defender, passar, rematar de longe e finalizar.
MDir - Ribery - Técnica, raça e velocidade. Não deve ficar no Marselha por muito mais tempo.
MEsq - Robben - Foi eliminado nos oitavos, mas demonstrou que é a grande estrela da selecção holandesa.
AV: Klose: Fez um campenato muito bom. Grande sentido de baliza.
AV: Henry: A Classe em movimento. Não fez um campeonato excepcional, mas tb não era fácil fazê-lo melhor em equipas que jogam em 4-3-3 em que invariavelmente o avançado joga muito longe de todos os outros. Mesmo assim o melhor Av. Centro do mundo merece esta distinção.

Melhor jogador do mundial: Andrea Pirlo: Grandes exibições ao longo de todo o campeonato, sendo particularmente brilhante frente à Alemanha nas meias finais.

Banco: Ricardo, Ricardo Carvalho (merecia estar no "onze" se não fosse o erro contra a França), Miguel, Senderos, Ashley Cole, Zé Roberto, Patrick Vieira, Grosso, Makelele, Essien, Zidane(o que ele fez é indesculpável), Maxi Rodriguez, Figo, F. Torres e Ronaldo (Brasil).

MNM

ZIDANE THE STUPIDEST THING

A portentosa cabeçada do Zidane no filho dum ex-treinador do Sporting foi a coisa mais espectacular deste mundial. Depois, se tiver tempo, explico.
Nunes A

Ahhhhh....

A boa notícia deste fim de mundial, é que parece que o Pauleta decidiu abandonar a selecção. Claro que há quem venha dizer que é o jogador com mais golos por Portugal e por aí fora, mas para além de eu não gostar particularmente de o ver a jogar e de não o achar grande coisa, o facto é que tendo sido titular quase absoluto, quer no Euro 2004, quer neste Mundial (ou seja, uns 10 ou 11 jogos), acabou por marcar apenas 1 golo.

Bastava o Pauleta ter jogado os primeiros 5 minutos do Mundial, que realmente depois não fez mais nada (e mesmo esse, foi um golo em que quase nem precisava de fazer nada, que o Figo fez quase tudo). A partir do jogo com o Irão (até porque quando foi o jogo com Angola, estava em Amsterdão), comecei a reparar numa coisa que se verificou em todos os jogos até ao fim. Quase sempre que se ouvia o nome Pauleta num comentário, era seguido de um "Ahhhhhh".

No contexto - "aí vai, xxxx passa a bola a Pauleta.... [Pausa] Ahhhh...". A seguir ao Ahhhh vinha um "não conseguiu dominar a bola", "estava fora de jogo", "perdeu o lance", "trocou os pés", "falhou o remate", "fez falta" e por aí fora...
AMC

quinta-feira, julho 06, 2006

EPÁ, NINGUÉM DIZ NADA...

Este mundial foi uma merda. bom para Portugal, para o Zidane e mau para quase tudo o resto. Lembro que, por exemplo, em 94, jogaram, no auge das suas carreiras (e a jogar bem), os seguintes jogadores:

Romário
R. Baggio
T. Brolin
G. Hagi
H. Stoichkov
K. Balakov
D. Bergkamp
K. Anderson
J. Klinsman

E isto só para referir alguns.
Nunes A