sexta-feira, setembro 29, 2006

LOST

Só comecei a acompanhar a série nos últimos episódios da 1ª Série, os últimos 2 para ser mais exacto e fiquei logo "agarrado" embora não conhecesse as personagens, as suas histórias e o enquadramento inicial. Daí, segui religiosamente o resto dos episódios até ao fim da 2ª série.

Entretanto e neste hiato de tempo em que não nos chega a 3ª série, fiquei sempre com o amargo de boca de não ter acompanhado convenientemente toda a 1ª série. Na semana passada comprei o DVD na FNAC.

Já vi 20 dos 25 episódios e todos eles me deixaram sem palavras. O hype em volta da série é totalmente justificado. É um verdadeiro breakthrough na história da televisão. Foi directamente para o topo das minhas preferências. Arrisco mesmo dizer que é a melhor série que vi até hoje:

1)O argumento é simplesmente fenomenal, inovador, com uma complexidade incrível, com sub-plots muitíssimo elaborados, embora com muita relutância possa compreender que quem não goste de ficção possa discordar.

2)Os actores, sendo a esmagadora maioria desconhecidos do grande público são excelentes nos papéis que desempenham. Jack, Sawyer, Locke, Hurley e Sayid, só para citar alguns, têm performances extraordinárias. Encarnaram na perfeição as personagens e todos eles têm a sua importância com 1 ou mais episódios dedicados a explicar o seu passado e porque apanharam o mítico vôo entre Sidney-Los Angeles.

3)A carga emocional em toda a série é brutal, nos bons momentos mas principalmente nos maus, e nunca temos aquela sensação de over-acting ou que algo é forçado ou desajustado.

4)Os flashbacks conferem às personagens uma profundidade e complexidade que muito raras vezes terei visto em televisão e ajudam a perceber como as nossas atitudes na vida são condicionadas pelo passado e pela nossa vivência. Para que gosta de ciências do comportamento humano imagino que se babe com esta série.

5)Por fim as questões técnicas. A fotografia que o cenário idílico havaiano nos oferece é excelente, o som é brutal, a montagem e a realização, tudo encaixa perfeitamente.

Por variadas vezes esta semana após uns breves segundos de silêncio introspectivo depois de cada episódio, pensei para comigo: "Fodaaaaaaa-se", num misto de estupefacção, incredubilidade e admiração.

Resumindo, temos tudo o que o cinema tem de melhor, com a vantagem de poder desenvolver o argumento com o tempo disponível que uma série nos permite.
A 3ª série estreia nos Estados Unidos na ABC no dia 4 de Outubro. Deve chegar cá lá para Novembro/Dezembro.

Imperdível.


MNM

P.S. A Kate é absolutamente deliciosa.

segunda-feira, setembro 25, 2006

MY FAVORITE NEOCON

Vejam tudo para perceber a "piada".

ps) Se eu soubesse, punha aquela caixa bonita que o JQ pôs em baixo.

Nunes A

quinta-feira, setembro 21, 2006

PUSSYFOOTING

O que eu gosot do texto abaixo é do uso de pussyfooting, um verbo que me é querido e que o Henry Miller usa muitas vezes. Apesar do tom suave e da alusão a uma certa parte anatómica hospedeira, top pussyfoot é uma coisa má. Em português seria algo como enconado, mas soa muito melhor:

"...This readiness to take offence is not yet terrorism: but it is a sign of the deep-down insecurity of the Muslim psyche in the modern world. In the presence of Islam, we all feel, you have to tread carefully, as though humouring a dangerous animal. The Koran must never be questioned; Islam must be described as a religion of peace – isn’t that the meaning of the word? – and jokes about the Prophet are an absolute no-no. If religion comes up in conversation, best to slip quietly away, accompanying your departure with abject apologies for the Crusades. And in Europe this pussyfooting is now being transcribed into law, with ‘Islamophobia’ already a crime in Belgium and movements across the continent to censor everything at which a Muslim might take offence, including articles like this one...."Roger Scruton

Nunes A

UM CHEIRINHO DE PROPAGANDA NUNCA FEZ MAL A NINGUEM


JQ

terça-feira, setembro 19, 2006

BRILHANTE

Que eu enterre um pé todo até ao pescoço num balde cheio de merda se isto não foi o melhor momento de televisão que eu vi nos últimos tempos. Acabou agorinha mesmo na rtp1 um documentário da Claudia Varejão (és grande) em que 70 pessoas, de extractos sociais, idades, credos e outras coisas diferentes respondem a uma pergunta: o que lhe faz falta? Durante meia hora, anónimos e figuras públicas da nossa praça escreveram as mais diversas respostas num quadro de ardósia. Um momento à altura dos saudosos Portugalmente e Zaping. É o serviço público.
JQ

PODIAS TER SIDO GRANDE, RONNY.

A maior parte das pessoas tem criticado com bastante veemência o facto de o árbitro não ter anulado o golo ao Paços de Ferreira. Eu opto por outra vertente. O único e exclusivo culpado desta situação é o jogador. O árbitro limitou-se a não ver o que se tinha passado. Além disto, acho piada ao facto das reacções ostensivas por parte dos dirigentes em relação a erros grosseiros de arbitragem, pois quando são beneficiados acham que são situações normais de jogo. Os sportinguistas, que tanto vociferaram contra o árbitro neste fim-de-semana, parece que já se esqueceram que o Ricardo, muito recentemente, defendeu uma bola meio metro para lá da linha de golo. Eu também não me esqueço que fui a uma final da Taça dos Campeões Europeus com um golo com a mão.

Ronny errou ao meter ostensivamente a mão à bola e ao não o reconhecer, quer perante o árbitro, quer perante todos os que assistiram à flash-interview, onde a sua primeira palavra à pergunta do jornalista sobre se tinha marcado o golo com a mão foi um rotundo não. Podias ter sido grande, Ronny, bastava teres feito isto:

http://www.youtube.com/watch?v=pPvu_o8TQfU

MNM

segunda-feira, setembro 18, 2006

ZAPATERO TSK TSK (com jihad)

E a Espanha, sobre o governo de Zapatero continua a caminhar para sabe-se lá onde. Seja qual for o destino, as liberdades individuais são cada vez menos. Além da proibição do tabaco everywhere e de outras coisas assim, agora, em nome da luta pela anorexia, várias modelos são proibidas de desfilar por possuirem corpos que não passam numa "fórmula". Oiçam, à partida não tenho nada contra medidas que aumentem o tamanho médio das mamas nas passereles, but this is ridiculous. Que vão fazer a seguir? Proibir os gordos de apresentar telejornais para combater a obesidade? Proibir as redes televisivas de passarem séries com personagens adúlteras para combater o adultério? E porque aplicar a fórmula apenas a modelos nas passereles? Porque não nos campos de futebol? Tenho dúvidas que o Liedson pudesse jogar.
Entretanto seria bom que os católicos parassem de se indignar de forma violenta apedrejando mesquitas, ameaçando cléricos muçulmanos, que os embaixadores dos países católicos deixassem de exercer pressões junto dos governos de países muçulmanos, que se parasse de fazer ameaças de aniquilação aos povos muçulmanos apenas porque se queimaram figuras do Papa. De facto estes católicos são muito sensíveis. Toda a gente sabe que na religião deles o Papa é o representante de Deus na terra e queimar a sua figura um gesto muito ofensivo, mas têm que perceber que as ameaças de morte feitas ao Papa, o assassínio de freiras e a ameaça de atentados no Vaticano e em igrejas católicas estão a ser tiradas do contexto.
Nunes A

quinta-feira, setembro 14, 2006

UM DISCO QUE EU GOSTAVA DE VER NA LISTA DE MELHORES DO ANO DO MEU QUERIDO NUNES A

TV ON THE RADIO- RETURN TO THE COOKIE MOUNTAIN

JQ

1 PONTO

1 - Se eu fosse Presidente do Benfica, o Fernando Santos já não embarcava no avião como treinador do Benfica. Venham-me falar de limitações do plantel, do futebol moderno e não sei quê, mas um treinador que vai jogar com a equipa mais fraca do grupo e não só não tem a ambição de ganhar (como se vê via substituições), mas até fica a defender o resultado (0-0, diga-se), não pode treinar o Benfica.
AMC

quarta-feira, setembro 13, 2006

3 PONTOS

1- Gostava de pendurar o gajo responsavel pelo plano 7 (para todos so que só andam de carro o plano 7 é destinado a infernizar a vida de quem anda de autocarro)pelos testículos num candeeiro muito alto.
2- Quero que o benfica ganhe. A manutenção de Fernando Santos é importante para todos.
3- Para quem ainda não percebeu, este post é sobre o jogo de ontem. Atentem no título.
Nunes A

segunda-feira, setembro 11, 2006

VANESSA FERNANDES IS MY MAN


JQ

SCHUMACHER

Ontem Michael Schumacher venceu 0 seu 90º GP. E anunciou o seu abandono da F1. Algum dia tinha que ser.
Já acompanho a F1 há bastantes anos e tive o previlégio de acompanhar quase integralmente a carreira de Schumacher na F1. Embora nunca tenha sido um grande admirador do alemão, foi sem dúvida o melhor e o mais completo piloto que eu vi competir. Exemplarmente profissional, raramente cometeu erros de condução e foi dos primeiros a elevar a preparação física dos pilotos como um factor primordial. Terá sempre a manchar-lhe o currículo o abalroamento a Hill em 1994 que lhe valeu o 1º título, bem como igual manobra a Villeneuve em 1997, embora aí tenha sido desqualificado. A discussão sobre qual foi o melhor piloto de todos os tempos entre os fãs de Senna e Schumacher será eterna. Foram ambos brilhantes e polémicos, mas nunca Schumacher terá o carisma de Senna.
É com pena que vejo a maior figura da actual F1 abandonar. No entanto estou bastante optimista com o futuro próximo da F1. Além das figuras maiores Raikonnen e Alonso, existe uma nova fornada de pilotos todos eles de grande qualidade onde destaco Kubica(BMW), Heiki Kovalainen(Renault), Nico Rosberg (Williams), Lewis Hamilton (campeão de GP2, irá provavelmente para a McLaren), Nelson Piquet Jr. (ainda sem equipa) e Vettel (Piloto de testes BMW e nova sensação da F1).
Com a vitória deste fim de semana em Monza, Schumacher encontra-se somente a 2 pontos de Alonso no campeonato. Teremos disputa até ao fim e é provável que tudo só se decida na última corrida. Pena que a McLaren não tenha tido este ano um carro à altura do piloto que tem, pois teria sido bonito de ver Raikonnen, que tal como o espanhol e o alemão é um fora-de-série, disputar o título de pilotos.
MNM

sexta-feira, setembro 08, 2006

OBRA DE ARTE

...o golo do Kaká contra a Argentina

http://www.youtube.com/watch?v=_K244CD_Y9w

MNM

terça-feira, setembro 05, 2006

ONTEM TAMBEM FOI ASSIM


JQ